Resenha - After the Fire - Pharaoh
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 15 de outubro de 2003
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Se Tim Aymar ficou mundialmente conhecido por trabalhar ao lado de Chuck Schuldiner (Death) na banda Control Denied, Mas poucos conheciam muito a fundo a carreira de vocalista do Sr. Aymar, tanto que era quase desconhecida esta sua outra banda, pelo qual o vocalista já estava presente desde 1998. O Pharaoh pouco se parece com o Control Denied, isso por seguir em uma linha mais extrema do metal, mas sim por encaminhar-se entre o heavy tradicional e o power metal americano oitentista.

"After the Fire" é o primeiro disco do Pharaoh, banda esta formada por Matt Johnsen (guitarra), Chris Kerps (baixo) e Chris Black, além de, é claro, Tim Aymar (vocal). Pode parecer que o tempo entre 1998 e 2003 seja um grande espaço para uma banda lançar o seu ‘debut’, mas devemos ressaltar que no caso do Pharaoh o disco estava pronto para sair em 2000, mas por problemas de sua antiga gravadora (a Icarus – da Argentina), o disco acabou saindo muito tempo depois pela estreante e italiana Cruz Del Sur Music, e aqui pelo Brasil, pela também estreante Zenor Recordz Brasil (www.zenorecordz.hpg.com.br). Falando propriamente do material, o disco acaba não se sobressaindo muito, infelizmente o estilo de cantar do Tim Aymar não é muito certeiro para um heavy que flerta o melódico como no caso do Pharaoh. Mas posso dizer que se o problema é o estilo de cantar do Tim Aymar em algumas músicas, o restante da banda manda realmente muito bem, com grande destaque ao baterista Chris Black e a dupla de guitarristas, que variam com perfeição melodias mais "soladas" e bases extremamente pesadas.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
O disco abre com a música que deve mais agradar o ouvinte que conferir o disco, a faixa título "After the Fire". Nesta música, nota-se claramente que a melodia de voz de Tim Aymar está muito bem encaixada no instrumental mais pesado do Pharaoh, o que acaba se tornando o "estilo" em que a banda mais demonstra qualidades. Já "Forever Free" é uma música com maiores melodias, e mesmo não tendo um encaixe 100% entre instrumental e vocal, acaba de destacando como uma composição bem forte e magistralmente executada. Se o vocalista Tim Aymar seguisse o seu estilo de cantar como no começo de "Heart of the Enemy", certamente teríamos em mãos um dos melhores lançamentos de 2003! De certa forma "Solar Flight" segue numa linha parecida de "After the Fire", e também sendo por este motivo, um dos carros-chefe do disco. Fechando bem o material, "Never, Not Again" chama muito a atenção por ser uma música mais cadenciada e muito bem feita. Já a última, "Slaves", é novamente algo mais rápido e pesado, propriamente power metal – inclusive com coros no refrão. Outro bom momento musicalmente no CD.
Num balanço geral, fico achando que somente Tim Aymar é um ponto a melhorar dentro da banda. Se for para ele seguir em um estilo mais "agressivo" ao cantar, o interessante seria investir em músicas mais rápidas e pesadas. Já se em um próximo disco o seu vocal andar por um lado mais melodioso, as músicas devem ser melodiosas igualmente, para não haver nenhum deslize nesta carreira que está começando a ser formada pelo Pharaoh. Por último, parabéns à Zenor Recordz por trazer ao Brasil mais um bom lançamento nacional.
Line-up:
Tim Aymar (vocal);
Matt Johnsen (guitarra);
Chris Kerps (baixo);
Chris Black (bateria).
Track-list:
01. Unum (Intro)
02. After the Fire
03. Flash of the Dark
04. Forever Free
05. Heart of the Enemy
06. Solar Flight
07. Now Is the Time
08. Never, Not Again
09. Slaves
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
O maior guitarrista da história para Bruce Springsteen; "um gigante para todos os tempos"
Regis Tadeu revela por que Guns N' Roses tocou no Maranhão
Ricardo Confessori compara Angra e Shaman: "A gente nunca tinha visto entrar dinheiro assim"
Baterista do Megadeth ouve Raimundos pela primeira vez e toca "Eu Quero Ver o Oco"
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
A banda de craques que Steven Tyler mais gostaria de ter integrado fora do Aerosmith
Derrick Green diz que Eloy Casagrande não avisou ao Sepultura sobre teste no Slipknot
A música que resume o que é o Red Hot Chili Peppers, de acordo com Flea
A redação de Kiko Loureiro que fez mãe chorar e escola achar que ele precisava de psicólogo
Turnê sul-americana do Drowning Pool é cancelada por conta da baixa venda de ingressos
A dura carta do Mägo de Oz ao México após política fazer homenagem a Hernán Cortés
Motörhead anuncia relançamento expandido do álbum "Kiss of Death"
Alirio Netto prestigia show do Dream Theater e tira fotos com integrantes da banda
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Bill Hudson diz que tatuagem pode ter sido entrave para entrar no Megadeth
A música preferida de Andre Matos que ele nunca cantou com o Angra
A fortuna que Robert Trujillo recebeu só para se juntar ao Metallica

Biohazard fez a espera de treze anos valer a pena ao retornar com "Divided We Fall"
Stryper celebra o natal e suas quatro décadas com "The Greatest Gift of All"
Kreator - triunfo e lealdade inabalável ao Metal
"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
