Resenha - Liquid Tension Experiment - Liquid Tension Experiment
Por Carlos Maques
Postado em 02 de setembro de 2003
Enquanto o Dream Theater se arriscava por caminhos não tão proveitosos - o grupo se encontrava no momento de lançamento do CD "Falling Into Infinity" - Mike Portnoy e John Petrucci(baterista e guitarrista do Dream) resolvem gravar esse verdadeiro milagre da música. Acompanhados de Jordan Rudess (que já havia tocado com o Dixie Dregs e que futuramente entraria no Dream) e Tony Levin (ex-King Crimsom), os garotos de Long Island fazem um som impressionante por diversos fatores:
Em primeiro lugar, o virtuosismo técnico dos musicos e a sensibilidade musical dos mesmos empolgam qualquer apaixonado por música. O que dizer dos fantasticos solos de teclado em "Universal Mind" ou do feeling tocante do dueto "State of Grace"?
Em segundo lugar, vemos as condições que eles tiveram para gravar. Todo o cd foi composto, arranjado e gravado em uma única semana! Exatamente, uma semana! E esse é um dos fatores pelos quais a obra ficou com cara de uma reunião divertida de amigos que resolveram tirar um som. As Faixas "The Stretch" e "Chris and Kevin's excelente adventure" têm bem essa cara.
Em terceiro lugar, a faixa a "Three Minute Warning" fecha o cd da melhor maneira possível. A música, com mais de vinte minutos de duração, é pura improvisação. Nenhuma nota ou ritmo foi passado antes de gravarem. O resultado é uma peça emocionante que mostra, principalmente, a qualidade e versatilidade de Portnoy.
Resumindo, esse cd é a materialização do talento desses grandes músicos e a confirmação de que a música progressva (seja rock ou metal) continua criando belos resultados.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps