Resenha - Live - Blind Guardian
Por Diego Nieto
Postado em 04 de julho de 2003
Era a hora de um lançamento ao vivo do Blind Guardian. Há muito esperávamos por isso. Surpresas? Nenhuma: o Blind é uma banda matadora ao vivo. Possui um estilo que é deles: um vocalista que tem uma voz inconfundível; guitarras na medida e únicas em composições e timbres; um baterista que difere de todos os outros; cria grooves que não se parecem com as bandas do estilo e fogem do comum.
Blind Guardian - Mais Novidades
Sabe o melhor? Por mais que alguns reclamem das execuções das músicas ao vivo, por não reproduzirem 100% o som e as notas dos discos, e ainda pela voz de Kursch, que não atinge e não reproduz o que faz nos álbuns, acredito que aí reside o que é legal nessa banda: eles não reproduzem notas, mas sim fazem um show, no sentido literal do têrmo. Eles interpretam, e isso varia com os sentimentos de cada músico naquele dia. Por isso algumas bandas são especiais quando sobem no palco. Principalmente quando interpretam, e não reproduzem, como maquininhas, as músicas. Não entendam mal, não estou criticando essas bandas, cada um na sua. Porém, o que se espera do Blind, rotulado de Heavy Metal, é essa reprodução. E nisso o Blind é também original. É uma banda de Rock, com toda a simplicidade que o termo exige, com toda a energia que um show pede. Com todo amor pela música, que faz com que cada show seja único. E não uma seqüência igual de notas...
E quem esteve nos shows do Brasil, pôde perceber isso, tanto em 1998, quanto em 2002. Energia pura. E transparecendo a diversão que os músicos sentiam naquele momento no palco. Isso é Rock´n´Roll! Ainda que os shows do Brasil de 2002 tenham sido um pouco prejudicados pela ausência de Thomen nas baquetas, não perderam a energia esperada.
O impressionante dos shows desses alemães é a capacidade que as músicas tem de fazer uma interação com o público. Ou é o público que interage com elas? É tudo! São os melhores backings que uma banda poderia ter. E durante o show todo... Seria perda de tempo comentar música por música. O repertório fala por si: Nightfall, The Script for my Requiem, Valhala, The Bard´s song, Mirror Mirror, Imaginations from the Otherside, além das músicas do último álbum, complexas em estúdio e que ganharam grandes versões ao vivo. Sem perderem uma vírgula de sua qualidade, seja pela interpretação de Kursch, seja pela falta que uma orquestra faria. Bom, o resto do repertório é bem escolhido. Claro que sempre vai ter aquela música que vamos sentir falta, mas é impossível escolher entre tantas obras primas ao longo da constante e sólida carreira da banda, algo que agrade a todos.
Aposto com quem está me lendo nesse momento - todos os que ouvirão o disco, e principalmente aqueles que presenciaram os shows no Brasil, cantarão com toda emoção The Bard Song, e balançarão a cabeça ao ouvir, por exemplo, Mirror Mirror. Isso é rock. É o que ficou da emoção do show na nossa memória. E não, como muitos fazem ao lembrar de um show: viu como "ele" errou aquele solo? Argh! Ainda bem que o Blind ajudou nossa memória. Podemos lembrar mais do show a partir desse lançamento. Feche os olhos e veja o show.
Em tempo: o título não poderia ser mais apropriado para um show como o deles. Simples. Direto. E no mínimo empolgante: Blind Guardian Live!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
A lenda do metal que é arrogante, mala e antiprofissional, segundo Regis Tadeu
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A frase surpreendente de Lars Ulrich ao vocalista do Lamb of God no último show do Sabbath
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
O álbum dos Beatles que John Lennon curtia "porque era muito estranho"
O método usado por guitarrista para tirar 17 músicas em 20 dias para tocar com Edu Falaschi
A canção que Ronnie James Dio mais se orgulhava de ter feito


Blind Guardian trabalha em novo álbum e versão acústica do disco "Nightfall in Middle-Earth"
Guitarrista do Blind Guardian comemora ao receber seu "CPF"
5 discos lançados em 1998 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



