Resenha - Evilized - Dream Evil
Por Rafael Carnovale
Postado em 10 de junho de 2003
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Recentemente estava folheando um exemplar da revista japonesa BURNNN! e dei de cara com uma mega-entrevista com o Dream Evil, seguida do review de um show deles realizado na Europa (obs: só vi as figuras e o que estava escrito em inglês, pois não sei nada de japonês). Algo que surpreende é como esta banda alcançou um "status" tão valorizado, tanto na Europa como no Oriente. É claro que o mercado japonês é bem mais acessível a bandas de heavy metal, mas o mérito destes músicos é inegável. Seu primeiro cd "Dragonslayer" mostrou ao mundo uma banda influenciada pelo power metal oitentista e que abria mão de qualquer elemento a mais em sua música, fazendo o que podemos chamar de "True Metal". Menos de um ano após lançar "Dragonslayer", o Dream Evil retorna com este "Evilized", que muitos consideraram como um cd oportunista, aproveitando o sucesso já conquistado. Bem... cada um tem sua opinião... mas vamos ouvir um pouco para podermos analisar o que "Evilized" realmente é.

"Break the Chains" e "By My Side" são músicas que poderiam muito bem figurar no primeiro cd. As guitarras poderosas de Fredrik Nordstom e Gus G. (dois multi-bandas) ditam o ritmo, para os vocais competentes de Niklas Isfeldt e a batera de Snowy Shaw (lembra do Mercyful Fate?). O mesmo acontece com "Fight You Till’ the End" (com belos solos e uma flertada de leve com o hardrock), a também hard noventista (leia-se Harem Scarem, Gotthard...) "Fear of the Night" e a faixa título "Evilized" (que tem belas melodias, uma das melhores).
O Dream Evil de fato em nada inova neste cd, e nem parece interessado nisso: "Invisible" é puro heavy influenciado por Judas Priest, e "Children of the Night" tem uma pegada hard muito cativante, sendo junto com a perfeita "Bad Dreams" os maiores destaques do cd. Por sinal vale mesmo a pena ouvir petardos power como "Live a Lie" (que levada!) e a superpesada "Made of Metal" (que lembra muito o metal "Manowariano"). Para quem reclamaria de falta de melodia e levadas mais calmas, As baladas "Forevermore" e "The End" cumprem bem o papel.
De fato o Dream Evil não traz nada de novo ao cenário heavy metal e se usa de muitos elementos já consagrados para compor suas músicas, mas se o faz, o faz com extrema competência, coisa de quem é fã mesmo de heavy metal. Altamente recomendável para fãs de heavy. Agora, se você curte os originais, também irá gostar deste, que não chega a soar como cópia! "Evilized" nitidamente irá pegar carona no sucesso de "Dragonslayer"(bem superior por sinal), mas é um cd de alto nível.
Line Up:
Fredrik Nordstom – Guitarras, Teclados
Gus. G – Guitarras
Niklas Isfeldt – Vocais
Peter Stalfors – Baixo
Snowy Shaw – Bateria
Outras resenhas de Evilized - Dream Evil
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
Novo boletim de saúde revela o que realmente aconteceu com Clemente
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Boris - casa lotada e público dos mais diversos para ver única apresentação no Brasil
Guitarrista questiona hiato do Sodom; "Acho que isso é um desperdício"
Atualização: 32 dos 34 citados em "Nome aos Bois", do Titãs, morreram
O álbum do rock nacional que Rick Bonadio se recusou a lançar - e até quebrou o CD
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Anthrax grava clipe do primeiro single do novo álbum: "Um grande dia para todos nós"
A música "esquecida" do Dream Theater que fala sobre pilantragem
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
Rodolfo Abrantes lembra cachê de R$ 22 após deixar o Raimundos
O álbum do Pink Floyd que para Roger Waters tem pouca coisa que se salva
A cantora em quem Keith Richards votou como a maior de todos os tempos
Dead Fish: A proposta mais indecente que a banda já recebeu pelo Facebook

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



