Resenha - Night of the Stormrider - Iced Earth
Por Alexandre Freitas de Avelar
Postado em 19 de dezembro de 2002
A Century Media não se cansa de lançar os álbuns da discografia do Iced Earth (os CDs da banda devem estar vendendo bem por aqui), e finalmente chegaram ao mercado nacional, nos últimos meses, os três primeiros, remasterizados e com capas diferentes das originais.
Para ser sincero, as músicas deste "Night of the Stormrider" eu só conhecia através das regravações do "Days of Purgatory", e das versões ao vivo do "Alive in Athens".
Conforme eu já havia comentado em relação ao "Tribute to the Gods", não se pode negar que o Iced Earth seja uma das melhores bandas de Heavy Metal surgida nos últimos anos, tendo como líder um grande criador de riffs metálicos, o Jon Schaffer, que pode até ser considerado um legítimo sucessor do talento de Tony Iommi, Glenn Tipton e outros mestres.
No entanto, devido às constantes mudanças de formação, esta banda tem um certo problema de identidade, que, através deste "Night...", bem como pelo álbum homônimo de estréia, pode-se notar que foi agravado por faltar um vocalista com "aquela" voz inconfundível. Basta ver que somente no terceiro álbum o posto de vocalista estabilizou-se com a entrada do Matt Barlow, que, em compensação, não possui um timbre de voz característico, e acaba soando ora como Geoff Tate, ora como Paul Stanley, ora como alguém que você jura que já ouviu em algum lugar, mas não lembra onde nem quando. Para piorar, o peso absoluto que reinava nos três primeiros lançamentos do grupo deu lugar, após o conceitual "Dark Saga", a passagens melancólicas, instrumental cada vez mais técnico e sem personalidade, e variações excessivas de andamento nas músicas, que aproximaram o som do Iced Earth, por um lado, do prog metal, e por outro, do som do Nevermore (nada contra o Nevermore, mas cada um na sua), banda também americana e pertencente à mesma gravadora.
É claro que tudo é uma questão de gosto, mas ouvindo o álbum de estréia, e, principalmente, este excelente "Night of the Stormrider", fica parecendo que o Iced Earth poderia ter se tornado uma banda muito melhor do que é atualmente.
Só pra finalizar: apesar de contarem com vocalistas medianos, "Iced Earth" e "Night of the Stormrider" podem até não serem os melhores do Iced Earth, mas com certeza são os mais pesados. Quem gosta de Heavy Metal pesado, agressivo e vigoroso não pode deixar de conferir.
Outras resenhas de Night of the Stormrider - Iced Earth
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
"I Don't Care", do Megadeth, fala sobre alguém que Dave Mustaine admite ter implicância
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
O que Max Cavalera deveria levar para tratar na terapia, segundo Andreas Kisser
Com dois ex-integrantes do Exciter, Powerrage anuncia primeiro álbum, "Beast"
Metal Church anuncia seu décimo terceiro disco, o primeiro gravado com David Ellefson
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Ao lidar com problemas de saúde, Dee Snider admitiu fazer algo que rejeitou a vida inteira
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X


Os 25 melhores discos da história do power metal, em lista da Metal Hammer
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


