Resenha - Music Remains The Same: A Led Zeppelin Tribute - Led Zeppelin
Por Tiago Lucas Garcia
Postado em 29 de março de 2003
Aposto que antes de você clicar no atalho para ler esse review você pensou: "Lá vem outro tributo caça-níqueis". Porám, dessa vez não se trata daqueles tributos bizarros que se encontra no supermercado (aqueles tributos orquestrados de qualidade para lá de duvidosa) e muito menos de um mega investimento de uma grande gravadora. A intenção desse aqui é colocar bandas de metal para reescrever os clássicos do Led. Entre essas bandas de metal podemos ouvir nesse play: Grave Digger, Primal Fear, Blaze, Doro, Angra entre outros. O estranho é que mesmo contando com a presença de um representante brasileiro e de bandas consagradas por aqui, muita gente nunca ouviu falar desse tributo...

Bem, como cada faixa de um tributo é tocada por uma banda diferente ou vou fazer uma analise "track-by-track"... sigam-me:
Angra, Kashmir: Logo no começo dá para perceber que o intuito do Angra foi colocar a própria cara no clássico. Umas percussões a lá "Holy Land" e o estilo guitarristico da dupla Kiko/Rafael são bem evidentes em toda a faixa. Vale destacar também o vocal de Eduardo Falaschi que ficou muito apropriado ao estilo "épico oriental" da música.
Blaze, Dazed and Confused: O ex-vocalista do Maiden manda bem numa versão quase doom (na verdade se trata de uma versão bem pesada de um blues, mas para ouvidos metálicos se trata de "doom") do som do primeiro álbum do quarteto Inglês.
Primal Fear, The Rover: Confesso que não ouvi muitas vezes esse som (do álbum Physichal Graffiti), mas essa versão do Primal Fear soa "100% Primal Fear". Talvez se fosse colocado no meio de um dos álbuns dos alemães eu nem iria perceber que se tratava de um cover. É para esse tipo de versão que serve um tributo.
Doro, Babe I´m Gonna Leave You: Doro aproveita os "crescendos" e "diminuendos" desse som para mostrar seus dotes vocálicos. A musica se adequou muito bem ao seu estilo.
Elegy, Rock ´n´ Roll: Os holandeses do Elegy ficaram com a incumbência de gravar um dos maiores clássicos do Led, e se deram bem. Colocaram umas notas a mais aqui e acolá, umas mudanças de tempo e o reciclaram de forma digna.
Tierra Santa, Communication Breakdown: Os espanhóis do Tierra Santa fizeram uma versão "frenética" para Communication Breakdown. Ficou parecida com algo do Judas Priest.
Grave Digger, No Quarter: O Grave Digger reescreveu de forma excelente a "viajante" No Quarter. Era de se esperar que o Grave Digger escolhesse uma musica mais pesada, mas a escolha dessa faixa se mostrou perfeita. Soa como uma das antigas baladas dos alemães, como "Yesterday".
Masterplan, Black Dog: O recém formado Masterplan ficou com o clássico "cachorro preto". Destaque para Jorn Lande que mais uma vez mostra que sabe coverizar muito bem vocalistas dos anos 70.
Consortium Project: O projeto do guitarrista francês Patrick Rondat e do vocalista Ian Perry gravou de forma adequada à faixa de abertura do Led Zeppelin III.
Mago de Öz, Whole Lotta Love: Os "madrileños" do Mago de Oz desfiguraram inverteram e remexeram inteiramente a musica do Led. Assim como em suas músicas colocaram uma passagem com whistle (flauta irlandesa) e violinos. Incluíram também passagens mais épicas. No final o resultado ficou interessante.
Axxis, Good Times Bad Times: O Axxis fez uma versão legal, porem não muito inovadora da faixa do primeiro álbum do Led.
White Skull, Stairway To Heaven: E o "gran finale" ficou com o White Skull que gravou "aquela musica" que todo o humano que não é surdo já ouviu. De novo só a já esperada(em se tratando de uma banda de metal tradicional) pisada no acelerador no final da musica.
Considerações Finais... O mais legal de um "cover" é quando a banda se apropria da essência da musica coverizada para criar uma nova musica, incorporando características próprias. Por isso é bem interessante quando ocorre de bandas de um determinado estilo fazerem covers de músicas de outros estilos(mesmo que seja de hard rock para metal). Aí reside a maior qualidade desse tributo. Que mais tributos nessa linha possam freqüentar nossos cd-players, quem sabe tributos metálicos ao Uriah Heep, Rainbow...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bruce Dickinson classifica jam com Billie Joe Armstrong (Green Day) como "terrível"
Tony Iommi conta como "recrutou" Jorn Lande para cantar em seu novo disco
Tony Iommi explica por que odeia tocar violão e não gosta de gravar clipes
Blaze Bayley, KK's Priest e W.E.T. são anunciados como atrações do Bangers Open Air 2027
Tony Iommi conheceu baterista que tocou em seu novo disco enquanto passeava na praia
Steve Hackett aceitaria se reunir com o Genesis caso convite surgisse
O álbum de Metal que Dave Grohl considera um dos discos mais perfeitos da história
Os 20 melhores álbuns de rock e heavy metal lançados em 1987, segundo a Louder
As duas bandas que Ozzy não queria que o Black Sabbath passasse a imitar
Brian May participou de "From the Dark", novo álbum de Tony Iommi
Polêmico novo EP do Avenged Sevenfold ainda possui duas músicas inéditas
Quem é Karl Brazil, novo membro da banda de Tony Iommi
Masters of Voices (Auditório Araújo Vianna, Porto Alegre, 13/07/2026)
O dia que Ronnie James Dio fez lenda do metal extremo chorar
Stjepan Juras desabafa sobre atual irresponsabilidade financeira de Paul Di'Anno
Filho de George Harrison recorda como descobriu que seu pai era um beatle

A canção do Led Zeppelin que Robert Plant disse ser "rock progressivo enlouquecido"
O cantor que Robert Plant definiu como único, eterno e maravilhoso
As músicas mais progressivas de 5 bandas que não são de rock progressivo
A música "terrível" que ajudou Jimmy Page a criar algo que se tornaria marca do Led Zeppelin
O baterista que Lars Ulrich coloca acima de Neil Peart na história do rock
O gigante do rock que Angus Young disse ser uma imitação pobre do The Who
A música do Led Zeppelin que Robert Plant tentou banir por achar "pomposa"
A banda clássica que Robert Plant queria imitar antes do Led Zeppelin
O dia em que Robert Plant desembolsou R$ 50 mil por causa de "Stairway to Heaven"
Os 10 maiores álbuns de heavy metal da história, segundo Ozzy Osbourne
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



