Resenha - Busca - Sigma 5

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Thiago Sarkis
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Em poucos lugares do mundo o metal é tão difundido quanto no Brasil. As bandas de expressão surgem nos mais variados estilos, e de formas inimaginavelmente diversas. Porém, é até engraçado o metal progressivo não ter uma grande referência dentro do país. Na verdade, não tinha, pois com “Busca” o Sigma 5 começa a traçar um caminho que tem tudo pra dar certo.
5000 acessosJudas Priest: 10 fatos que comprovam que eles são Heavy Metal5000 acessosVeja SP: show do Iron Maiden eleito como "pior de 2009"

O debute do grupo carioca ocorreu em 1998 com “Initium”. Contudo, é até covardia comparar o último citado com este segundo lançamento. Trabalho de arte superior, produção melhor, e composições que categoricamente lançam luzes a uma banda única, absurdamente talentosa e de caráter bem determinado, onde virtuosismo e melodia se encontram e convivem perfeitamente.

“Ao Longe” abre o álbum apresentando mudanças, e não somente pelo novo vocalista Riq Ferreira, como também pelo som coeso e as definições de: linha a ser seguida, timbres, participação de cada integrante, entre outras coisas, cujas demandas de um certo polimento foram recebidas e respondidas competentemente aqui.

A música “Os Quatro Quadros”, dividida nas faixas “Em Preto e Branco”, “Horas”, “Fuga” e “Ponto Zero”, é um destaque por fluir bem ao atravessar as influências de música clássica, Marillion e Dream Theater, e desaguar na unicidade do Sigma 5.

Muitos vão falar que o problema são as letras em português, as quais “não combinam com metal”. Parece esquisito para a maioria? Sim, sem dúvida e com razão. Todavia, ao mesmo tempo, é mister refletir sobre o assunto. O estilo pesado não é naturalmente estranho cantado em português, mas acaba soando assim por uma construção histórica. Sendo essa a questão, a história da humanidade nos ensina também como o ‘constructio’ pode se transformar e ser movido, desde que haja vontade e implicação humana.

Site Oficial – http://www.sigma5.com

Formação:
Riq Ferreira (Vocais)
Mauricio Coelho (Guitarra)
Luiz De Simone (Teclado)
André Coelho (Baixo)
João Saravia (Bateria)

Material cedido por:
Hellion Records – http://www.hellionrecords.com
Rua 24 de Maio, 62 – Lojas 280 / 282 / 308 – Centro.
São Paulo – SP – BRASIL
CEP: 01041-900
Tel: (11) 5083-2727 / 5083-9797 / 5539-7415
Fax: (11) 5549-0083
Email: hellion@uol.com.br

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Sigma 5"

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Sigma 5"

Judas PriestJudas Priest
10 fatos que comprovam que eles são Heavy Metal!

Veja SPVeja SP
Show do Iron Maiden eleito como "pior do ano"

Regis TadeuRegis Tadeu
"Lemmy era tão poderoso que seu corpo não teve coragem de contrariá-lo"

5000 acessosMMA: os lutadores que curtem Rock e Heavy Metal5000 acessosRita Lee: Ela participou de suruba com o Yes e furtou a cobra de Alice Cooper5000 acessosEm 11/05/1981: Bob Marley morre, vítima de um tumor no cérebro4069 acessosGene Simmons: "Tenho inveja de Deus. Eu quero tudo!"5000 acessosGuns N' Roses: como eles eram... e como estão hoje5000 acessosMustaine: Vivemos em uma geração que está pegando as musicas de graça na Internet

Sobre Thiago Sarkis

Thiago Sarkis: Colaborador do Whiplash!, iniciou sua trajetória no Rock ainda novo, convivendo com a explosão da cena nacional. Partiu então para Van Halen, Metallica, Dire Straits, Megadeth. Começou a redigir no próprio Whiplash! e tornou-se, posteriormente, correspondente internacional das revistas RSJ (Índia - foto ao lado), Popular 1 (Espanha), Spark (República Tcheca), PainKiller (China), Rock Hard (Grécia), Rock Express (ex-Iugoslávia), entre outras. Teve seus textos veiculados em 35 países e, no Brasil, escreveu para Comando Rock, Disconnected, [] Zero, Roadie Crew, Valhalla.

Mais matérias de Thiago Sarkis no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online