Resenha - Fourth Dimension - Stratovarius
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 28 de setembro de 2002
Nota: 9
Ao longo destes últimos treze anos, o heavy metal mundial recebeu mais uma grande banda, em um estilo que esteve tomando forma até o seu auge. O Stratovarius, banda finlandesa de metal melódico, lançou entre 1989 e 1994 três álbuns que serviram para a banda ganhar uma consolidação na cena européia, e foi em 1995 que Timo Tolkki (guitarrista, e maior compositor das músicas do grupo), Antti Ikonen (teclado), Jarí Kainulainen (baixo) e Tumo Lassila (bateria) recruturam o vocalista Timo Kotipelto, que estreou no álbum "Fourth Dimension", e graças a ele, o trabalho do Stratovarius ficou conhecido internacionalmente. Como se pode perceber, "Fourth Dimension" é sim um dos principais trabalho da banda, juntamente com "Episode" (de 1996) e "Destiny" (de 1998).
"Fourth Dimension" é caracterizado pela forte influência do power metal à lá Helloween – da fase Michael Kiske – juntamente com alguns momentos remetidos aos primeiros álbuns do Yngwie Malmsteen’s Rising Force. As influências de Malmsteen estão presentes nas duas músicas instrumentais do álbum, principalmente na faixa "Stratovarius", onde são encontradas ótimas melodias compostas por Tolkki, e também, grandiosos solos. Como não poderia deixar de acontecer em bandas de metal melódico, as músicas mais rápidas são aquelas que melhor representam o disco em um todo. "Against the Wind" é a faixa que abre o CD, é bem rápida e apresenta um refrão contagiante para os shows da banda. Na mesma linha há também "Lord of Wasteland", que mesmo tendo momentos "quebrados" na guitarra torna-se grandiosa pela belíssima interpretação de Kotipelto. Outras músicas sem tanta velocidade também merecem destaque, tanto pela originalidade, quanto pela ótima desenvoltura do Stratovarius: "Distant Skies" (aqui temos um ótimo refrão novamente, e poucos riffs rápidos e em seqüência); "Galaxies" (uma faixa bem diferente, onde o teclado mais aparece e possui um andamento mais concentrado no baixo) e por fim a balada "Nightfall" (onde quem realmente "detona" é o vocalista). Finalizando o álbum, temos novamente outra faixa que merece destaque, é "Twlight Symphony"; onde aparece violinos, teclados, um ótimo solo de guitarra e possui uma característica muito mais progressiva do que melódica.
Sem sombra de dúvidas, este "Forth Dimenson" é um álbum altamente indicado para os fãs da banda, pois se trata de um trabalho do mais alto gabarito. Não só para os fãs do Stratovarius, mas para todos os amantes do heavy metal (principalmente da vertente power/melódica), já que temas nesta linha aqui não faltam, ainda com esta boa produção que ficou a cargo do próprio Timo Tolkki... Comprem! Afinal, "Forth Dimension" já pode ser encontrado em versão nacional aqui no Brasil, lançado pela Century Media.
Músicas:
01. "Against the Wind" (3:48)
02. "Distant Skies" (4:10)
03. "Galaxies" (5:01)
04. "Winter" (6:32)
05. "Stratovarius" (6:22)
06. "Lord of the Wasteland" (6:10)
07. "030366" (5:47)
08. "Nightfall" (5:09)
09. "We Hold the Key" (7:53)
10. "Twilight Symphony" (7:00)
11. "Call of the Wilderness" (1:30)
Line-up:
Timo Kotipelto (vocal);
Timo Tolkki (guitarra);
Jari Kainulainen (baixo);
Tumo Lassila (bateria).
Material cedido por:
Century Media Records Brasil
http://www.centurymedia.com.br
Caixa Postal 1340 – CEP: 01059-970
São Paulo – SP
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps