Resenha - Land Of The Free - Gamma Ray
Por Fernando De Santis
Postado em 26 de agosto de 2002
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quase sete anos após ter sido lançado, a Century Media trouxe ao Brasil o clássico "Land Of The Free", do grupo alemão Gamma Ray. Tal disco é um marco na história do Heavy Metal, pois a partir desse álbum, Kai Hansen assumiu o posto de vocalista, deixado por Ralf Scheepers. Além de contar com Kai Hansen nos vocais e na guitarra, a banda na ocasião, ainda contava com Dirk Schlächter na guitarra, Jan Rubach no baixo e Thomas Nack na bateria.
"Land Of The Free" é o típico álbum que podemos chamar de indispensável, pois conseguiu reunir todos os ingredientes necessários para se formar um clássico: uma banda totalmente entrosada (mesmo com a mudança no vocal), composições muito criativas e uma produção impecável do mestre Charlie Bauerfeind (que já produziu Helloween, Freedom Call, Blind Guardian, Angra, Viper, entre outros) ao lado de Hansen e Schlächter. Além disso, a banda ainda contou com participações especiais de ícones do Metal, como Hansi Kürsh (Blind Guardian) e Michael Kiske (ex-Helloween).
O grande desafio para o Gamma Ray, ao lançar o "Land Of The Free", seria fazer um trabalho tão bom quanto os anteriores, porém, desta vez, sem o excelente vocal de Ralf Scheepers... E logo de início, na faixa de abertura, Kai Hansen mostrou que teve êxito ao assumir o microfone do Gamma Ray, mesmo tendo um vocal mais limitado do que o de Ralf.
Todas as composições do disco são de altíssima qualidade, porém, o destaque do álbum fica por conta da faixa de abertura, "Rebellion In Dreamland", que além de ter um refrão marcante, tem passagens muito bem elaboradas, com diversas vozes e solos alucinantes. "Men On A Mission" e "Fairytale", que vêm praticamente emendadas uma a outra, são autênticas obras do power melódico, que deixam qualquer ‘banger’ em estado de choque. A faixa título, "Land Of The Free" é outro momento positivo do disco; Kai Hansen provou de uma vez por todas, ser um dos compositores mais criativos no gênero, ao criar esse clássico.
A belíssima balada "Farewell", composta por Dirk Schlächter, não ficou deslocada no meio de tantas canções pesadas e manteve a tradição do Gamma Ray de sempre ter alguma música "mais leve" em seus álbuns. "Time To Break Free" é sem dúvida uma das músicas que mais agrada aos fãs do velho Helloween, pois tem a participação do vocalista Michael Kiske. A música não chega a soar como o Helloween da época dos Keepers, mas vale pelo simples fato de se ouvir novamente Michi ao lado de Kai.
"Land Of The Free" é daqueles discos que não podem faltar na coleção de quem gosta do bom e velho Heavy Metal. Se você ainda não tem esse álbum na sua prateleira, as suas chances de adquiri-lo ficaram mais fáceis, pois finalmente esse clássico está sendo lançado no Brasil, pela Century Media.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal


Os 25 melhores discos da história do power metal, em lista da Metal Hammer
Cinco músicas de bandas de Heavy Metal que exploram a vastidão do cosmos
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


