Resenha - Space Metal - Star One

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Thiago Sarkis
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9


Sem lugar na Terra para sua incomensurável criatividade, Arjen Anthony Lucassen apelou para a exploração de uma nova galáxia, realizando experimentos noutros planetas. Seu novo projeto, Star One, é de cabo a rabo inspirado em filmes de ficção científica, numa viagem espacial na qual as reais estrelas estão, porém e de fato, no elenco de instrumentistas do álbum.

Raul Seixas: Perguntas e respostas e curiosidades diversasGuitarra: o riff mais popular de todos os tempos

Na companhia do holandês estão: Russell Allen, Damian Wilson, Dan Swanö, Floor Jansen e Robert Soeterboek nos vocais; Jens Johansson, Gary Wehrkamp e Erik Norlander nos teclados; e Ed Warby na bateria. Quer mais? Bem, quem comprar a edição especial que vem com dois CDs, ouvirá também a participação de Dave Brock na faixa "Hawkwind Medley", interpretando músicas de sua própria banda, a setentista Hawkwind.

Arjen comprova sua posição entre os melhores e mais versáteis compositores da atualidade, em adaptações fantásticas aos temas de "Jornada nas Estrelas 2", "O Retorno de Jedi", "Stargate", "2001 - Uma Odisséia no Espaço", entre outros.

O estilo? Bem, é metal de alta qualidade, com vocais suntuosos e refrões inesquecíveis, seguindo nitidamente uma tendência AOR / Hard Rock. Contudo, é inegável também uma certa progressividade, e vários elementos de power.

As guitarras, timbradas magnificamente, trazem riffs de potência inexorável. Cada um mais pesado e bem estruturado que o outro, dando o suporte perfeito para o show de técnica, harmonia e melodia dos vocais, com destaques especiais a Russell Allen - soberbo - e Damian Wilson.

A crítica fica para a utilização de Floor Jansen, cujo potencial se limitou a 60/70% da totalidade que podemos acompanhar no After Forever. Na verdade as intervenções da moça, mesmo assim, são bem positivas. Por isso mesmo deveria ter participado com maior freqüência, já que acresceria, dessa forma, brilhantismo a composições já incríveis, como "Set Your Controls", "Master Of Darkness", "The Eye Of Ra" e "Starchild".

Fechar o texto sem comentar a arte para a capa e o encarte, entregue aos cuidados de Vincent DiFate e Mattias Norén respectivamente, seria um delito grave. Ambos arrebentaram e dificilmente encontrarão concorrência para o trabalho aqui apresentado.

Aí está mais um balaio da seleção imensamente qualificada de Arjen Anthony Lucassen, que parece ter achado uma coleção de fórmulas para faturar um dinheirinho, reunindo, de maneira honrosa, excelentes e renomados músicos, sem perder a qualidade. Grande parte dos incessantes fabricantes de tributos deveria aprender com ele.

Site Oficial - http://www.ayreon.com

Material cedido por:

Hellion Records - http://www.hellionrecords.com
Rua 24 de Maio, 62 - Lojas 280 / 282 / 308 - Centro.
São Paulo - SP - BRASIL
CEP: 01041-900
Tel: (11) 5083-2727 / 5083-9797 / 5539-7415
Fax: (11) 5549-0083
Email: hellion@uol.com.br


Outras resenhas de Space Metal - Star One

Star One: Uma das bandas mais injustiçadas do mundoStar One
Uma das "bandas" mais injustiçadas do mundo




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Star One"


Raul Seixas: Perguntas e respostas e curiosidades diversasRaul Seixas
Perguntas e respostas e curiosidades diversas

Guitarra: o riff mais popular de todos os temposGuitarra
O riff mais popular de todos os tempos

Manowar: A vida real e nada épica dos Reis do Metal?Manowar
A vida real e nada épica dos Reis do Metal?

O Clube dos 27: 17 roqueiros que sucumbiram à idade fatídicaO Clube dos 27
17 roqueiros que sucumbiram à idade fatídica

David Bowie: muito mais assustador que Michael JacksonDavid Bowie
Muito mais assustador que Michael Jackson

Nikki Sixx: Sebastian Bach tem que sair dessa de ex-Skid RowNikki Sixx
"Sebastian Bach tem que sair dessa de ex-Skid Row"

Guns N' Roses: O caminho até o recomeçoGuns N' Roses
O caminho até o recomeço


Sobre Thiago Sarkis

Thiago Sarkis: Colaborador do Whiplash!, iniciou sua trajetória no Rock ainda novo, convivendo com a explosão da cena nacional. Partiu então para Van Halen, Metallica, Dire Straits, Megadeth. Começou a redigir no próprio Whiplash! e tornou-se, posteriormente, correspondente internacional das revistas RSJ (Índia - foto ao lado), Popular 1 (Espanha), Spark (República Tcheca), PainKiller (China), Rock Hard (Grécia), Rock Express (ex-Iugoslávia), entre outras. Teve seus textos veiculados em 35 países e, no Brasil, escreveu para Comando Rock, Disconnected, [] Zero, Roadie Crew, Valhalla.

Mais matérias de Thiago Sarkis no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336