Resenha - A Tribute to ABBA - Vários Artistas
Por Debora Ribeiro
Postado em 17 de fevereiro de 2002
Nota: 9
Amem ou odeiem, mas a verdade é que o ABBA é uma grande influência para muitas bandas de rock e metal. Mesmo aquelas que não sofreram influência direta, possuem integrantes que são grandes fãs do grupo. Este disco apresenta diversas bandas de metal prestando sua homenagem de uma forma bastante inusitada, tocando suas versões para as músicas enquadrando-as dentro do seu próprio estilo. Não é somente divertido ouvir essas composições setentistas tocadas de uma forma tão diferente como é também é um disco muito bem tocado (algumas bandas fizeram arranjos maravilhosos!) .
Pra quem está perdido na história toda, ou é muito novo pra ter ouvido falar nesse grupo que fez estrondoso sucesso nos anos 70 e 80, o ABBA é de origem sueca e iniciou oficialmente sua carreira em 1974 com o hit "Waterloo" virando logo uma mania européia e explodindo para o resto do planeta. Não é de se estranhar, portanto, que muita gente até hoje seja fã desse grupo e, é claro, muita gente dentro do heavy metal!! Quem garante que a "alegria" do ABBA não inspirou muita banda alegrinha por aí? :)
De qualquer forma, esse disco lançado pela Nuclear Blast com bandas do seu cast e de gravadoras associadas não desaponta. Apesar do fato de que muitas bandas fora desse círculo poderiam ter feito um bom trabalho também, de uma forma geral o pessoal da NB deu conta do recado.
O álbum começa com o Therion tocando "Summer Night City" em uma versão bem curiosa, com teclados e coros bem típicos da banda além dos vocais líricos. Em seguida é a vez do Metalium mostrar sua versão "Thank You For The Music" iniciando com um piano bem discreto para logo em seguida a banda entrar com tudo. O Sinergy traz uma versão muito boa de "Gimme! Gimme! Gimme!" também com muitos teclados e vocais femininos bem encaixados na melodia.
Em seguida os descarados fãs do ABBA, At Vance, com "Money, Money, Money" um cover vindo diretamente do seu álbum "No Escape". O Morgana Lefay fez uma versão bem pesada do "Voulez Vous" com um resultado muito interessante. A versão de "S.O.S." feita pela banda Paradox não ficou lá aquelas coisas ... punk demais. Sei que gosto é gosto mas de uma forma ou de outra destoou um pouco do restante do disco. Mas pode ser uma pedida divertida pro pessoal que curte o estilo. O Rough Silk escolheu "Take A Chance On Me" com uma levada mais leve, vocal rasgado, sons eletrônicos e guitarras distorcidas deram um toque a mais na versão.
Mas o melhor do disco começa agora: "Chiquitita" pelo Spiral Tower ficou, no mínimo, muito engraçado! É que na verdade não existe muito o que fazer com essa música já que ela tem um estilo, digamos, mais "sertanejo". Rende muitas risadas principalmente quando entram as guitarras no refrão. O Sargant Fury transformou "Eagle" em um autêntico hit do metal. Acreditem ou não, ouvindo essa música é totalmente possível imaginar que seja a composição de uma banda qualquer de metal tradicional. Mas é do ABBA! :)
"One Of Us" pelo Flowing Tears é uma balada pra dar uma quebrada em toda a empolgação do disco, vem em boa hora pois dá um fôlego a mais pra próxima que é, ao meu ver, a estrela do disco: "Waterloo" tocada pelo Nation ficou extraordinária. Ah, se 30 anos atrás o ABBA soubesse ... Me diga se ao menos você não ficou batendo o pézinho ao ouvir essa versão! Ouça um trecho da música no link abaixo ao terminar de ler esse review.
O disco estaria ótimo se terminasse agora, mas ainda segue com "Super Trooper" e mais empolgação nessa excelente versão um pouco mais "hard rock" do Custard. "Knowing Me Knowing You" também ficou ótima tocada pelo Tad Morse seguindo a mesma linha da anterior.
A única que me decepcionou foi a última faixa "Dancing Queen" feita pelo Glow. Destoa totalmente do restante do disco com excessos de toques eletrônicos que não se encaixa nada com as faixas anteriores. É uma pena pois uma versão metal dessa música realmente fecharia com chave de ouro. Ainda assim pode agradar muita gente!
No geral, é um excelente disco tributo, com músicas e performances igualmente boas. Algumas bandas tenderam a ser fiéis às composições originais, outras acrescentaram bastante de seu próprio estilo. Altamente recomendável!
Track list:
1. Therion - "Summer Night City"
2. Metalium - "Thank You For The Music"
3. Sinergy- "Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight)"
4. At Vance - "Money, Money, Money"
5. Morgana Lefay - "Voulez–Vouz"
6. Paradox - "S.O.S."
7. Rough Silk - "Take A Chance On Me"
8. Spiral Tower - "Chiquitita"
9. Sargent Fury - "Eagle"
10. Flowing Tears - "One Of Us"
11. Nation - "Waterloo"
12. Custard - "Super Trouper"
13. Tad Morose - "Knowing Me, Knowing You"
14. Glow - "Dancing Queen"
Tempo total: 56:51
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps