A canção que fez Dave Grohl derramar lágrimas ao ouvir; "Chorei como um bebê"
Por Bruce William
Postado em 03 de dezembro de 2025
Dave Grohl costuma ser lembrado pela imagem do cara incansável de palco: ex-baterista do Nirvana, líder do Foo Fighters, acostumado a tocar com a perna quebrada e a gritar refrões em estádios. Não é exatamente o tipo de músico que muita gente associa a baladas suecas cheias de melodia e vozes em harmonia. Mesmo assim, ele não apenas se declara fã de ABBA há anos como admitiu que uma das músicas do retorno do grupo o desmontou na primeira audição.
Durante entrevista à BBC em 2021, Grohl contou que ficou eufórico quando soube que o quarteto voltaria com material inédito. "Meu Deus, eu sou muito fã de ABBA", disse. "Quando vi que eles estavam voltando e tinham um disco, mandei o link para umas 100 pessoas que eu conhecia, depois ouvi a música nova e chorei como um bebê. Eu chorei como um bebê. Cara...".

A antítese entre a figura do frontman de uma banda de rock e o relato de alguém que desaba ouvindo uma canção pop ajudou a viralizar a história. Ao tentar explicar por que aquela faixa o tocou tanto, ele se agarrou aos elementos que reconhece em todos os grandes momentos da banda sueca. "Como acontece com a maioria das grandes músicas do ABBA, tem certos elementos que são muito característicos", afirmou. "Parecia quase que o tempo não tinha passado. E ainda era uma retrospectiva linda, romântica, melancólica, agridoce." No relato, Grohl chega a ficar visivelmente emocionado enquanto tenta descrever o impacto da música, em um entusiasmo que vai além dessa volta específica. Para ele, o grupo mantém um nível raro de consistência criativa: "O ABBA não erra. E eu adoro o fato de que eles não erraram. Eles só esperaram 40 anos para fazer outra música. Cara, é tão bom!"
Não se trata só de nostalgia de infância: é a admiração de um compositor acostumado a buscar refrões grandes, que enxerga em Benny, Björn e companhia um manual de como construir melodias que crescem a cada repetição, a ponto de Grohl topar, em tom de brincadeira, qualquer ocasião para tocar com eles. Quando perguntado se tocaria bateria para o ABBA, ele respondeu sem titubear: "Não estou brincando, cara, eu me levanto e toco bateria até no bar mitzvá do seu primo. É só me sentar e me mostrar uma bateria. Então sim, eu tocaria com o ABBA."
Essa influência nem sempre aparece na superfície, mas está embutida em trabalhos do próprio Foo Fighters. Em 2011, Grohl contou que o álbum "Wasting Light" foi guiado não só por guitarras pesadas, como também por um certo espírito de Bee Gees e ABBA. "Eu gosto de toneladas de rock and roll distorcido, dissonante, completamente maluco", disse. "Mas também amo Bee Gees e ABBA, bandas cujos refrões pop vão ficando cada vez maiores. Eu amo refrão de cantar junto, aquela sensação avassaladora de descarga com a qual você consegue se conectar."
Grohl não revelou qual das músicas novas do retorno do ABBA o fez chorar, mas deixou claro que reconheceu ali tudo o que sempre tentou perseguir nos próprios discos: melodia forte, emoção explícita e aquele tipo de refrão que não sai da cabeça tão cedo. Vindo de alguém que cresceu entre punk e rock pesado, ouvir que uma canção o fez "chorar como um bebê" diz bastante sobre o alcance que essas composições suecas ainda têm sobre quem vive de escrever rock em volume máximo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
O grande erro que Roadie Crew e Rock Brigade cometeram, segundo Regis Tadeu
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
As melhores músicas de todos os tempos, segundo Dave Gahan do Depeche Mode
Por que a voz de Bruce Dickinson irrita o jornalista Sérgio Martins, segundo ele mesmo
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
Ozzy foi avisado pelos médicos que corria risco de morrer se fizesse o último show
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra



10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
Dave Grohl explica decisão de demitir Josh Freese do Foo Fighters
Foo Fighters anuncia novo álbum, "Your Favorite Toy"
Foo Fighters disponibiliza preview de 11 novas faixas em site oficial
O baterista que nos deixou precocemente e que Elton John disser ser um dos maiores
A introdução de rock que Dave Grohl chama de "a maior de todas"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Voz: 10 músicos que cantam tão bem quanto os vocalistas de suas bandas (Parte I)
Chris Cornell: ex-Foo Fighters critica "egoísmo" de quem se suicida


