Resenha - Boxset - Kiss
Por Rafael Carnovale
Postado em 04 de fevereiro de 2002
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
94 faixas, 30 inéditas, takes ao vivo, 5 cd’s, um livreto de 120 páginas com fotos, caderno de merchandise oficial, comentários sobre cada faixa, line-ups de cada faixa comentados, fotos nunca dantes divulgadas, embalagem em veludo ou em forma de case de guitarra... UFA!!!! ISSO É KISS!!! KISS!!! Como tudo que cerca a banda, com luxo pompa e circunstância. Para o KISS não existe coisa pequena. Tudo tem que ser grandioso, luxo total.
Kiss - Mais Novidades
Esta caixa estava prometida desde a Reunion Tour em 1996, e várias especulações foram feitas ao seu respeito. Primeiro seria apenas uma caixa com faixas inéditas, que não entraram nos álbuns da banda, incluindo o CD Carnival Of Souls, que acabaria sendo lançado oficialmente logo depois, cortesia da agilidade dos piratas de plantão. Depois informou-se que a mesma seria uma ampla caixa para comemorar os 30 anos da banda..... afinal, eis que em novembro de 2001 sai o prometido BOX SET. Na verdade, um grande apanhado da carreira do KISS, com algumas faixas inéditas, poucos takes ao vivo, e uma, apenas uma música do finado ( será ? ) ALIVE 4. A qualidade do produto é inquestionável, assim como a força da música do KISS, mas será que é necessário um exagero tão grande? Os 5 cd’s abrangem as várias fases da carreira do KISS, abaixo segue um comentário sobre cada cd com seus destaques:
CD1 – de 1966 a 1975 – o primeiro cd abrange desde a época das primeiras bandas de Gene Simmons e Paul Stanley, até o cd Dressed to Kill. É muito interessante ouvir LEETA, uma música que GENE gravou antes do Wicked Lester, um rock tipo beatles, diretamente inspirado por estes, assim como é muito legal ouvir músicas do KISS tocadas pelo Wicked Lester, que tinha uma pegada mais rock anos 60, como SHE e LOVE HER ALL I CAN. O resto do cd se resume a um best of dessa época, com músicas dos 3 primeiros discos do Kiss. Sinceramente, esperava-se mais desse primeiro cd, afinal, poderia dar-se uma ênfase maior ao período pré Kiss de todos os integrantes, assim como apresentar mais material inédito.
CD2 – de 1975 a 1977 – o período de Rock and Roll all Lover até Love Gun, passando pelo super clássico ALIVE I. O grande destaque desse cd é a demo de God of Thunder, cantada por Paul , num ritmo mais rock do que a obscura e agressiva versão original, causando até um certo choque. Como a música era diferente. No mais, demos interessantes como MAD DOG e MR SPEED, mas esse cd ainda fica devendo, pois peca no mesmo erro do primeiro cd. Porque trazer faixas do ALIVE? Poderiam muito bem ser incluídas faixas não aproveitadas nesse cd.
CD3 – de 1976 a 1982 – desde o clássico e mágico Destroyer até o ultra pesado CREATURES OF THE NIGHT. Esse cd marca também uma fase tumultuada no Kiss, que culminaria com as saídas de Ace Frehley e Peter Criss, fatos comentados no livro de maneira bem contida por Paul Stanley. Grandes momentos são ouvidos nesse cd, apesar de tudo. A demo de Radioactive, do disco solo de Gene, a mágica You’re all that i want, You’re all that i need, o take ao vivo de TALK TO ME, uma das melhores músicas do Unmasked, e duas grandes músicas do injustiçado THE ELDER: THE OATH ( uma das mais fortes músicas daquele álbum ) e a emotiva WORLD WITHOUT HEROES. Um fato interessante são os comentários do livro. Afinal, quem imaginaria que o sucesso SHANDI só teve Paul Stanley do Kiss na gravação. Um bom cd, mas com mais material inédito ficaria nota 10!
CD4 – de 1983 a 1989 – a grande injustiça do BOX SET. Um período muito interessante do KISS, sem maquiagem , foi documentado apenas com 16 músicas.... de LICK IT UP até HOT IN THE SHADE. E apenas 2 inéditas. A demo de TIME TRAVELER, e AIN’T THAT PECULIAR, cantada por Eric Carr, que acabaria se transformando em LITTLE CEASAR, do cd Hot In the Shade. Destaques? As obrigatórias LICK IT UP, HEAVENS ON FIRE, TEARS ARE FALLING, CRAZY CRAZY NIGHTS, HIDE YOUR HEART, e o supersucesso FOREVER…… como foram injustos ao deixar de lado tanto material inédito ou takes ao vivo. Muito mal aproveitado esse cd, embora contenha grandes músicas.
CD5 – de 1992 a 1999 – Um bom cd, tentando compensar a falta cometida no anterior. Abre com a já clássica GOD GAVE ROCK AND ROLL TO YOU II, último registro de Eric Carr com a banda. Traz 3 faixas do ultra pesadíssimo Revenge, como UNHOLY ( a melhor música que GENE escreveu nesse período ). Peca apenas pelo exagero de faixas do Unplugged MTV, porque colocar 5 faixas? Poderiam ser colocadas mais demos de Revenge, já que na época se comentava que foram gravadas apenas 40 faixas para esse cd. O multi-pirateado CARNIVAL OF SOULS aparece com 2 faixas, I WILL BE THERE e CHILDHOOD’S END. Então chegamos à fase da Reunion Tour e nenhum TAKE AO VIVO FOI INCLUíDO!!! Incrível, mas pelo menos boas músicas de Psycho Circus foram colocadas, como A Faixa título e WITHIN. Além do grande destaque do CD, a mágica IT’S MY LIFE, que jamais poderia ter ficado de fora de Psycho Circus. Com uma pegada rock anos 80 e vocais divididos entre Gene e Ace, seria uma música a fazer sucesso se fosse lançada na época. Um cd nota 7, mas falta coisa nova... cadê as músicas não gravadas de PSYCHO CIRCUS????
Em resumo: um bom apanhado de tudo o que o KISS fez, mas porém, fica a sensação de mais um produto para fazer dinheiro, já que a banda optou por se garantir com o feijão de arroz de sempre ao inovar, podendo mostrar coisas obscuras, que quem sabe um dia veremos.... quem é fã vai adorar e se deliciar com os comentários do livreto, e quem não é fã.... se estiver a fim de desembolsar uma graninha, terá bastante material para ouvir. Se bem que o DOUBLE PLATINUM é bem mais barato......... mas vale conferir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
5 hits de 2001 que ainda serão ouvidos 100 anos depois, segundo a Far Out
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
5 músicas de metal com refrãos feitos na medida para você pular sem parar
Richie Sambora faz show com seu substituto no Bon Jovi, Phil X
O rival que Eddie Van Halen achava sem feeling: "Será que é assim que me enxergam?"
O rockstar que puxou uma faca para Malcolm Young nos anos setenta
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
O álbum do Judas Priest que não fez sucesso no lançamento, mas virou um clássico
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
Wacken Open Air confirma 50 primeiras atrações para 2027
Austrália: da terra do AC/DC, 3 bandas que você precisa ouvir
Serj Tankian diz que John Dolmayan não é mais um apoiador de Trump
Fernando Anitelli, do Teatro Mágico, é anunciado como convidado de Edu Falaschi em São Paulo
Metallica: a regressão técnica de Lars Ulrich
Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
David Bowie: conheça 60 fatos da vida do camaleão



A tragédia real por trás de "Detroit Rock City" não aconteceu em Detroit
A maior música de hard rock da história, conforme Gene Simmons
O guitarrista que Paul Stanley colocou entre as melhores "mãos direitas" da música
A música do Kiss que fez (muito) mais sucesso na Europa do que nos EUA
13 bandas que sobreviveram por mais de 40 anos sem separar, segundo a Loudwire
10 álbuns dos anos 70 abriram caminho para o heavy metal nos anos 80
O hit que Gene Simmons considera o auge do hard rock: "Não existe nada melhor"
A música do Van Halen que Gene Simmons coloca acima até de "Eruption"
A música de Paul Stanley que Bonnie Tyler gravou antes do Kiss
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



