Resenha - Shine - Edenbridge
Por Rafael Carnovale
Postado em 30 de março de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Eis que o Edenbridge lança seu novo cd, alguns meses depois de por no mercado o ao vivo "A Livetime in Eden". Lanvall é definitivamente um compositor compulsivo e, mesmo depois de vários shows promovendo seu predecessor, "Aphelion", a banda rapidamente surge com um novo cd. Como nos anos 80, aonde as bandas lançavam cd´s de dois em dois anos, ou de um em um. A pergunta é, depois de lançar um cd bem sucedido, e se consolidar como uma boa banda de heavy metal com vocais femininos, o que poderíamos esperar desse quinteto alemão?

Curiosamente "Shine" parece ser o começo de uma nova era para a banda. A faixa título inicia os trabalhos com oito minutos de duração e um belíssimo trabalho de teclados, com os "riffs" poderosos de Lanvall e os vocais potentes de Sabine (que agora os brasileiros conhecem bem, já que ela gravou vozes para o mais recente cd do Angra). "Move Along Home" tem em seu começo alguns toques orientais, mas se revela um heavy de respeito, com andamento cadenciado e um ótimo trabalho de bateria. Curiosamente a banda parece experimentar gradativamente a cada faixa. "Centennial Legend" flerta com o hard-pop, enquanto que "What you Leave Behind" nos brinda com um bom trabalho orquestrado.
O heavy metal ainda se faz presente em pauladas como "October Sky" (fortes ecos de Helloween), mas desta feita a banda realmente resolveu trabalhar novos ritmos, como as mudanças de andamente quase "prog-metal" de "The Canterville Ghost" (que também tem um que de gótica) e o hard-pop na bônus "On Sacred Ground". O fato da banda estar experimentando bem mais do que de costume pode ser um indício de transição para uma nova sonoridade. Quem tiver alguma dúvida disso pode comparar este novo cd com o ao vivo, que possui músicas de todas as fases, e observar como o trabalho foi mais cuidadoso, mais detalhado.
Mesmo fugindo um pouco de sua característica a banda nos brinda com um bom cd. Quem é fã tradicional pode estranhar no início, mas confira... estamos diante de uma banda em mutação... quero ver como será o próximo cd!!!!!
Line Up:
Sabine Edelsbacher - Vocais
Lanvall - Guitarras, Teclados
Andreas Eibler - Guitarras
Roland Navratil - Bateria
Mike Koren - Baixo
2004 - Hellion Records
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
Baterista do Matanza Ritual e Torture Squad é dopado e roubado após show do AC/DC
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
A música do Thin Lizzy que sempre deixa James Hetfield de bom humor
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
O melhor guitarrista dos anos 1980, segundo Ritchie Blackmore: "Ele é absurdo"
Cinco dicas úteis para quem vai ao Bangers Open Air 2026
Até 62% de desconto em ofertas de vinis, CDs, smartphones, acessórios e outros na Amazon
Jack Osbourne expõe "banda gigante" que exigiu quantia absurda no último show de Ozzy
Moonspell anuncia título do próximo álbum de estúdio, que sai em julho
As diferenças entre trabalhar com Guns e Shakira, segundo brasileiro que transmitiu RIR
A música do Linkin Park que Mike Shinoda sofreu para criar e escreveu a letra "umas 100 vezes"
Alice in Chains: a triste entrevista final de Layne Staley, ciente de que morreria


Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia
"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Iron Maiden: Em 1992 eles lançavam Fear Of The Dark



