Resenha - Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band - Beatles
Por Beto Guzzo
Postado em 19 de maio de 2005
Eles iniciaram como The Quarry Men. Eles tentaram como Johnny and the Moondogs. Eles se apresentaram como Silver Beetles. Mas Paul McCartney, Ringo Star, George Harrison e John Lennon foram reconhecidos mundialmente como The Beatles, o maior fenômeno musical do século.
Já faziam quase 4 anos desde a histórica apresentação no Cavern Club e a banda já não era tão ingênua, nem suas canções eram tão "alegrinhas". Aliás, era o ano de 67 e tanto Londres quanto São Francisco viviam o auge da psicodelia e do amor livre. Foi neste contexto que os Beatles lançaram em 06/67, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band.
O álbum já começava diferente pela capa, uma montagem de fotos de personagens que iam de Aleister Crowley (mágico e místico, morava em um castelo onde hoje mora Jimmy Page) a Stuart Sutcliffe (tocou baixo com a banda no comecinho) a Bob Dylan (quem lhes ofereceu o primeiro baseado). Outro detalhe marcante do disco é a produção de George Martin, o quinto Beatle... o álbum todo tem a digital dele.
Vários clássicos estão no álbum, como a faixa título (e sua reprise) e Lucy in the Sky with Diamonds. Também vale destacar Getting Better (rola uma regravação da música nos atuais comercias da Philips), a circense Being for the Benefit of Mr. Kite e a música cantada por Ringo, With a Little Help From my Friends. O trabalho é fechado com a balada A Day in the Life, também presente em qualquer coletânea que se preze.
Nada pesado como Hendrix, mas retrata bem o período de amadurecimento da banda. Nota 10!
Curiosidades:
Durante a gravação de Sgt. Pepper nos estúdios Abbey Road, uma banda nova gravava seu primeiro álbum, fazendo um som bem experimentalista (maluco mesmo), característica da época... o play viria a se chamar Piper at the Gates of Dawn. O líder da banda, Syd Barret. E a banda, Pink Floyd.
Dizem por aí que Brian Wilson (líder dos Beach Boys) ouviu Rubber Soul e ficou maluco com o som tirado pelos Beatles. Combinando o som dessa obra com a influência das produções do Phil Spector, Brian e banda se trancaram no estúdio e lançaram Pet Sounds. Aí, Paul McCartney ouviu Pet Sounds e ficou doidão. Entrou no estúdio com um tal de Lennon e mais dois (três, tinha o George Martin) e fizeram Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Em resumo: Rubber Soul "inspirou" Pet Sounds, que "inspirou" Sgt. Pepper's.
O ambiente dentro da banda na época de gravação de Sgt. Pepper não era dos melhores... já não mais compunham juntos, apenas mostravam as canções feitas um para o outro no estúdio. É impressionante o estrago que a (argh) dublê de cantora e artista plástica frustrada Yoko Ono fez com a banda.
Long Live Rock’n’Roll
Outras resenhas de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band - Beatles
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
O artista que Bob Dylan e Neil Young concordam ter escrito as melhores canções
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
O clássico do Guns N' Roses que Regis Tadeu detesta: "Muito legal, nota três"
O álbum do AC/DC que era o preferido de Malcolm Young, e também de Phil Rudd
Como Eric Clapton inspirou Steve Morse a se reinventar após perdas pessoais e limites físicos
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Guns N' Roses confirma local do show em Porto Alegre ano que vem
A música dos Beatles que tanto Elvis quanto Sinatra trataram como obra-prima
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Após aposentadoria, David Coverdale anuncia saída das redes sociais
Nile confirma retorno ao Brasil em março de 2026 com três apresentações
As músicas de 10 bandas brasileiras que mais foram tocadas no Spotify
Quem é o maior baterista do mundo? Ringo Starr não tem dúvidas sobre a resposta
Como eram os problemas financeiros que Renato Russo passou, segundo o próprio



A música que Paul McCartney temeu ser o momento mais constrangedor da carreira
Jornalista aponta a "pior letra que os Beatles já escreveram" - e o alvo é Ringo Starr
Pollstar divulga lista dos 25 artistas que mais venderam ingressos no século atual
O álbum dos anos 80 que George Harrison disse estar acima dos outros; "boa música bem tocada"
A banda que fez George Martin desistir do heavy metal; "um choque de culturas"
O álbum que é uma obra-prima tanto para Jimi Hendrix quanto para Kate Bush
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
4 bandas com pelo menos 3 vocalistas incríveis, segundo a American Songwriter
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



