Resenha - Cradle Of Filth - Nymphetamine - Nova Edição Dupla
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 15 de maio de 2005
Nota: 5 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Sobre o Cradle Of Filth podemos ter certeza de duas coisas: primeiro, a banda é merecidamente uma das maiores referências do moderno black metal sinfônico. A segunda constatação é que também são um bando de grandes sacanas. Muuuuuito sacanas mesmo.
Cradle Of Filth - Mais Novidades
Essa sacanagem vem do fato de estar se tornando uma tendência o Cradle Of Filth lançar um novo álbum de estúdio para, logo depois, colocar no mercado uma nova versão deste mesmo disco com algum tipo de incremento. Com certeza não pensam no fã, que adquire uma primeira edição sem saber que terá que arcar com novos e desnecessários custos se quiser adquirir algumas novas canções da banda. "Compra quem quiser", foi basicamente a resposta cheia de razão de um dos integrantes da banda sobre este assunto.
A versão original de "Nymphetamine" saiu em 2004 e foi um dos grandes discos do ano, trazendo um resgate do Heavy Metal tradicional e do thrash oitentista, que foram incorporados com extremo bom gosto ao seu já característico black metal. Peso, tendências sinfônicas e góticas, a inconfundível voz de Dani cheia de distorções, tudo estava lá, porém de maneira mais direta, em parte pelo fato dos teclados estarem um pouco mais discretos. Em suma, um excelente registro.
E agora, meses depois de seu lançamento, os "amigões" aí trazem nova versão do mesmo "Nymphetamine", agora com o acréscimo de um segundo CD com seis faixas, sendo duas inéditas, três covers, uma nova versão para a faixa "Nymphetamine" e um vídeo-clip para esta mesma faixa-título. Tudo no elevado padrão gráfico que é uma constante em seus trabalhos, numa capa digi-pack impressa em tinta especial elaborada por quem entende do assunto.
Independente de ser esta uma maneira errada (e não retiro esta minha afirmação) de se colocar um disco no mercado, a banda não deixa de ser competente, isso é inegável. O primeiro disco, como já foi dito, é o mesmo lançado por aqui no ano passado. Já o segundo, é um mini-CD com seus quase 28 minutos e as novas composições são a gótica "Soft White Throat" que, mesmo com um bom desempenho de todos os membros, soa apenas razoável. "Prey" muda de rumo, com velocidade e agressão se intercalando com uma faceta mais melancólica, mantendo várias das características do Cradle Of Filth e conseguindo empolgar.
A nova versão para a canção "Nymphetamine", apresenta como única diferença a bonita voz de Jezebel Deva e ficou inferior à versão original, que trazia Liv Kristine dividindo as vozes com Dani Filth. Os covers vão para "Devil Woman", canção pop de T. Britten, que ganhou bastante distorção, se tornando mais gótica e mantendo certa dose de acessibilidade, além de ter a participação especial de King Diamond. Ficou excelente e é uma das melhores deste disco. Outro cover ficou para "Bestial Lust", do bom e velho Bathory. Obviamente a banda colocou seu estilo, modificando-a com muita classe e tendo ótimo resultado. Já a versão para "Mr. Crowley" de Ozzy ficou interessante, soando em alguns momentos mais doom, porém obviamente a original com mais de 20 anos é perfeita e imbatível.
Agora, é adquirir este registro quem estiver realmente a fim... A atitude execrável da banda em relação a colocar desta maneira uma nova versão de "Nymphetamine" no mercado influenciou em muito a avaliação final deste disco, que poderia ser um simples EP. Enfim...
CRADLE OF FILTH – Nymphetamine (nova edição dupla)
(2005 – Roadrunner Records – importado)
disco 1:
01. Satyriasis
02. Gilded Cunt
03. Nemesis
04. Gabrielle
05. Absinthe With Faust
06. Nymphetamine (Overdose)
07. Painting Flowers White Never Suited My Palette
08. Medusa And Hemlock
09. Coffin Fodder
10. English Fire
11. Filthy Little Secret
12. Swansong For A Raven
13. Mother Of Abominations
Disco 2:
01. Devil Woman
02. Soft White Throat
03. Bestial Lust (Bitch)
04. Prey
05. Nymphetamine (com Jezebel Deva)
06. Mr. Crowley
07. Nymphetamine (vídeo-clipe)
Homepage: www.cradleoffilth.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O álbum do U2 que para Bono não tem nenhuma música fraca, mas também é difícil de ouvir
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
"Não soa como Megadeth", diz David Ellefson sobre novo álbum de sua antiga banda
O dia que Kiko Loureiro respondeu a quem o acusou de tocar errado clássico do Megadeth
Andreas Kisser participa de novo álbum do Bruce Dickinson - sem tocar guitarra
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
Veja Post Malone cantando "War Pigs" em homenagem a Ozzy no Grammy 2026 com Slash e Chad Smith
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
O exato momento em que Mike Portnoy soube que voltaria ao Dream Theater
Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
Velvet Revolver: Slash diz que falecido Scott Weiland era "irrecuperável"
Neil Peart sobre o baterista que ele queria ser aos 15 anos: "Elevou o patamar do rock"
Todos os discos do Judas Priest, do pior ao melhor, em lista do Loudwire

Nicholas Barker luta contra falência renal e aguarda transplante este ano
Dani Filth já tretou com Lemmy Kilmister por conta de socialite
Ex-integrantes do Cradle of Filth levam Dani Filth aos tribunais
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



