Resenha - Staining the White Veils of Christiannity - Pactum
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 22 de fevereiro de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Na ativa desde 1995, a banda Pactum, proveniente de Osasco (SP) está chegando ao lançamento do seu segundo CD. A banda de black metal que soltou nos anos de 1996 e 1999 duas demos e em 2001 o seu 'debut', em 2004 via Somber Music lançou este novo álbum, com o "pequeno" título de "Staining the White Veils of Christiannity With the Blood of Decapitated Lamb". Ao todo são sete faixas, em pouco menos de 40 minutos.

A banda formada por Count Abigor (vocal), Azrael (guitarra), Daemon E.D. Inversus (baixo) e Malphas (bateria) executa um black metal muitíssimo extremo, sem a presença de teclado e/ou partes sinfônicas. A banda praticamente executa um death metal brutal, se não fosse pelo encarte e pelas letras da banda, e também pelo uso de 'corpse paint', seria mais justo rotularmos o Pactum como death metal... Mas como a banda faz jus ao rótulo de black metal, é isto mesmo que encontramos aqui neste álbum. De cara, já me senti surpreendido pela produção gráfica que a Somber Music realizou ao lado do grupo: um encarte muito bonito, em um papel diferenciado, além de uma embalagem 'slip', trazendo inclusive uma segunda capa para o disco. Já ao colocarmos o "Staining the White Veils..." para rodar, notamos uma banda bem entrosada, trabalhando com um instrumental bem técnico e repleto de variações e até algumas influências proveniente do heavy tradicional. Musicalmente falando, o vocalista Count Abigor possui uma voz digna para o estilo, Azrael preferiu um timbre mais limpo para a sua guitarra (que ao meu ver não caiu muito bem), e pela produção um pouco abafada, pouco percebemos o baixo de Daemon E.D. Inversus, e por conseqüência, a bateria de Malphas fica escondida na maioria do seu tempo. Todos os quatro membros da Pactum são grandes músicos, sem sombra de dúvidas, mas faltou um pouco para termos aqui uma produção exemplar para tamanho potencial deste quarteto.
"Into the Wandering Flames of Our Damned Empire" é uma longa composição, cheia de mudanças de ritmo (especialmente nos riffs), abre o disco e já merece destaque. "Baptized in Throne of Blasphemy" é aquela composição que as bandas do estilo fazem: climas soturnos, algumas passagens arrastadas e um vocal totalmente "vomitado". Muito ódio e muitas qualidades são visíveis aqui nesta faixa. Um pouco parecida com a faixa que abre o disco está "Satanae Honores Flammis Adolere Infernus", porém sem tantas variações de estilo assim, apenas com leves mudanças na velocidade de sua execução. Para mim, está aqui a melhor música deste CD. Fechando o disco com classe, "The Kingdom of Evil Declares Endless War", na linha extrema absoluta.
Um CD interessante, porém um maior cuidado com a produção foi o que acabou faltando aqui. O Pactum está por aí, sempre esteve, aliás, excursionando pelo Brasil e provando o porquê de tanta repercussão do seu nome aqui no nosso underground. Ainda teremos mais notícias sobre eles, isso sim.
Line-up:
Count Abigor (vocal);
Azrael (guitarra);
Daemon E.D. Inversus (baixo);
Malphas (bateria).
Track-list:
01. Into the Wandering Flames of Our Damned Empire
02. Invocation of Sinister Gods of Darkness
03. Baptized in Throne of Blasphemy
04. Burning the Heaven's Throne
05. Satanae Honores Flammis Adolere Infernus
06. Abyssus... Supremus Regnum Infernalis
07. The Kingdom of Evil Declares Endless War
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses é adicionado a shows especiais do Aerosmith
O significado de "Don't Look Back in Anger", segundo Noel Gallagher
Lollapalooza Brasil 2027 confirma cast oficial de atrações
Para quem foi escrita "Your Song", um dos maiores clássicos de Elton John
Regis Tadeu aponta o grave erro que o Metallica está cometendo em shows recentes
O que Dee Snider acha da escolha de Sebastian Bach para seu lugar no Twisted Sister
Charlie Benante explica o que o tirou dos shows recentes do Anthrax
Quando Brian May mandou uma mensagem para o Metallica; "Isso aquece meu coração"
A música do AC/DC que ensinou Kurt Cobain o suficiente para começar a compor
Aerosmith anuncia dois shows em Hollywood com uma série de convidados
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
As 5 melhores músicas do AC/DC com Bon Scott, segundo Gastão Moreira
Os três álbuns do Pink Floyd que Roger Waters não consegue engolir
A banda que "bateu" tão bem quanto o Nirvana, segundo Dave Grohl
Porque Robert Plant recusou o convite de Iommi para o último show do Black Sabbath
A impagável reação de Carlinhos Brown ao ser convidado para álbum do Sepultura
Matt Sorum: ex-baterista do Guns N' Roses conta porque não deseja voltar à banda


Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
30 anos de "A Tempestade" - o álbum que se tornou a despedida de Renato Russo
Os 40 anos de "Reign in Blood", obra-prima do Slayer e um dos maiores clássicos do thrash metal
Carach Angren - O preço de brincar com a morte em "Franckensteina Strataemontanus"
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Iron Maiden: "Senjutsu" é uma prova de que "The X-Factor" é um discão



