Resenha - Staining the White Veils of Christiannity - Pactum
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 22 de fevereiro de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Na ativa desde 1995, a banda Pactum, proveniente de Osasco (SP) está chegando ao lançamento do seu segundo CD. A banda de black metal que soltou nos anos de 1996 e 1999 duas demos e em 2001 o seu 'debut', em 2004 via Somber Music lançou este novo álbum, com o "pequeno" título de "Staining the White Veils of Christiannity With the Blood of Decapitated Lamb". Ao todo são sete faixas, em pouco menos de 40 minutos.

A banda formada por Count Abigor (vocal), Azrael (guitarra), Daemon E.D. Inversus (baixo) e Malphas (bateria) executa um black metal muitíssimo extremo, sem a presença de teclado e/ou partes sinfônicas. A banda praticamente executa um death metal brutal, se não fosse pelo encarte e pelas letras da banda, e também pelo uso de 'corpse paint', seria mais justo rotularmos o Pactum como death metal... Mas como a banda faz jus ao rótulo de black metal, é isto mesmo que encontramos aqui neste álbum. De cara, já me senti surpreendido pela produção gráfica que a Somber Music realizou ao lado do grupo: um encarte muito bonito, em um papel diferenciado, além de uma embalagem 'slip', trazendo inclusive uma segunda capa para o disco. Já ao colocarmos o "Staining the White Veils..." para rodar, notamos uma banda bem entrosada, trabalhando com um instrumental bem técnico e repleto de variações e até algumas influências proveniente do heavy tradicional. Musicalmente falando, o vocalista Count Abigor possui uma voz digna para o estilo, Azrael preferiu um timbre mais limpo para a sua guitarra (que ao meu ver não caiu muito bem), e pela produção um pouco abafada, pouco percebemos o baixo de Daemon E.D. Inversus, e por conseqüência, a bateria de Malphas fica escondida na maioria do seu tempo. Todos os quatro membros da Pactum são grandes músicos, sem sombra de dúvidas, mas faltou um pouco para termos aqui uma produção exemplar para tamanho potencial deste quarteto.
"Into the Wandering Flames of Our Damned Empire" é uma longa composição, cheia de mudanças de ritmo (especialmente nos riffs), abre o disco e já merece destaque. "Baptized in Throne of Blasphemy" é aquela composição que as bandas do estilo fazem: climas soturnos, algumas passagens arrastadas e um vocal totalmente "vomitado". Muito ódio e muitas qualidades são visíveis aqui nesta faixa. Um pouco parecida com a faixa que abre o disco está "Satanae Honores Flammis Adolere Infernus", porém sem tantas variações de estilo assim, apenas com leves mudanças na velocidade de sua execução. Para mim, está aqui a melhor música deste CD. Fechando o disco com classe, "The Kingdom of Evil Declares Endless War", na linha extrema absoluta.
Um CD interessante, porém um maior cuidado com a produção foi o que acabou faltando aqui. O Pactum está por aí, sempre esteve, aliás, excursionando pelo Brasil e provando o porquê de tanta repercussão do seu nome aqui no nosso underground. Ainda teremos mais notícias sobre eles, isso sim.
Line-up:
Count Abigor (vocal);
Azrael (guitarra);
Daemon E.D. Inversus (baixo);
Malphas (bateria).
Track-list:
01. Into the Wandering Flames of Our Damned Empire
02. Invocation of Sinister Gods of Darkness
03. Baptized in Throne of Blasphemy
04. Burning the Heaven's Throne
05. Satanae Honores Flammis Adolere Infernus
06. Abyssus... Supremus Regnum Infernalis
07. The Kingdom of Evil Declares Endless War
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 82 anos, Keith Richards conta como dribla limitações para seguir tocando
Angela Gossow rebate Kiko Loureiro: "Triste ler isso de alguém que respeitávamos"
A única situação em que Alírio Netto apagaria sua tatuagem do Shaman
Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
Steve Morse revela como Ritchie Blackmore reagiu à sua saída do Deep Purple
A categórica resposta de Alírio Netto sobre como lidar com quem não gosta dele no Angra
Alissa White-Gluz reflete sobre ser injustiçada e simbologia do Blue Medusa
A brincadeira feita durante turnê que custou caro para membros de Anthrax e Slayer
Com brasileiros e lendas do rock, Eric Clapton anuncia cast do Crossroads Guitar Festival 2026
Kiko Loureiro mostra que música do Arch Enemy parece com a sua e Michael Amott responde
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
O disco do Ratos de Porão que João Gordo considera "meio equivocado"
Jimmy Page disponibiliza demo caseira inédita de clássico do Led Zeppelin
A banda de rock brasileira com que Little Richard enxergou conexão e deu a maior moral
O dia que ninguém menos que os Beatles abriram show do fenomenal Ritchie Blackmore
Kiko Loureiro conta como Teemu Mäntysaari foi escolhido para ser guitarrista do Megadeth
A reação de Lemmy do Motörhead após banda brasileira o vencer seguidas vezes no pinball


Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?



