As três favelas citadas no clássico "Alagados" dos Paralamas do Sucesso
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de fevereiro de 2024
O hit "Alagados" dos Paralamas do Sucesso abre o álbum "Selvagem?" (1986) e traz na sua letra uma dura crítica social ao retratar a realidade das pessoas que vivem em favelas. Ao longo das estrofes a banda cita três dessas localidades: Alagados, Trenchtown e Favela da Maré.
Paralamas Do Sucesso - + Novidades
Alagados (Salvador)
De acordo com o site da Prefeitura de Salvador, a região conhecida como Alagados não é exatamente uma favela e sim uma localidade mais pobre da cidade. "Localizado na Península de Itapagipe e instalado numa região de manguezal, o bairro dos Alagados tornou-se conhecido por suas famosas palafitas (casas de madeira construídas sobre estacas fincadas na água).Hoje, em Alagados, não se tem mais as palafitas, restam apenas algumas estacas fincadas na água perto do paredão que dá acesso à Ilha do Rato. No cartão-postal que há cerca de 70 anos se tornara o Polo Industrial de Salvador e atraiu gente de todos os lados do Recôncavo e da região metropolitana, encontra-se a famosa Paróquia de Nossa Senhora dos Alagados – situada na Arquidiocese de São Salvador da Bahia".
Favela da Maré (Rio de Janeiro)
A Favela da Maré também não é exatamente uma favela e sim uma espécie de bairro com um complexo de comunidades dentro na Zona Norte do Rio. Seu território foi definido pelo Decreto nº 7.980 em 12 de agosto de 1988, e posteriormente, a Lei nº 2.119, datada de 19 de janeiro de 1994, o incorporou administrativamente à região da Maré. Essa área é composta por um conjunto de pequenos bairros, favelas e microbairros, cada um com suas características distintas.
Dentro desse complexo, encontram-se diversas subdivisões que abrigam estabelecimentos comerciais e conjuntos habitacionais. Com uma população de aproximadamente 130.000 habitantes em 2010, a Maré destaca-se como um dos maiores conglomerados de comunidades no Rio de Janeiro. Essa concentração populacional é resultado de índices sociais desfavoráveis que marcam a região, indicando desafios significativos em termos de desenvolvimento social.
Trenchtown (Kingston, Jamaica)
Kingston, capital da Jamaica, é um dos guetos mais célebres do mundo. Essa comunidade, imortalizada por sua rica contribuição para a cena musical jamaicana, viu o nascimento e o desenvolvimento de alguns dos ícones mais proeminentes do reggae, incluindo Bob Marley, Bunny Wailer e Peter Tosh, todos vocalistas da banda de reggae jamaicana The Wailers.
Além do cenário musical, Trenchtown transcende para o mundo das artes visuais, sendo mencionada na renomada revista em quadrinhos adulta "V de Vingança" de Alan Moore e David Lloyd. Essa diversidade de referências reflete a importância cultural e a influência duradoura que Trenchtown exerce globalmente, não apenas como uma localidade geográfica, mas como um símbolo de resiliência, expressão artística e luta por justiça social.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
"Comportamento de um ex-membro" impede Dave Mustaine de promover reunião do Megadeth
Por que Dave Mustaine escolheu regravar "Ride the Lightning" na despedida do Megadeth?
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Max Cavalera tentou se reunir com o Sepultura em 2010, mas planos deram errado
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar


O álbum dos Titãs que Herbert Vianna achou que os Paralamas nunca superariam
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
A banda nacional que Caetano Veloso se empolgou e achou que fosse britânica
Como foi a luta contra compulsão sexual que Renato Russo enfrentou, segundo o próprio
Por que Robert Plant não gosta de cantar "Stairway to Heaven"?


