Resenha - Busted Stuff - Dave Matthews Band
Por Rodrigo Simas
Postado em 18 de julho de 2002
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em 2001 saía do forno "Everyday", depois de um período de depressões e problemas pessoais para Dave Matthews, culminando no "engavetamento" de um CD que estava praticamente pronto, que iria se tornar as "Lillywhite Sessions".
Dave Matthews Band - Mais Novidades
"Everyday" se mostrava muito mais comercial e acessível do que os outros álbuns da DMB, produzido por Glenn Ballard, conhecidamente POP. Muitos fãs não gostaram do lançamento e se perguntavam por que as sessões gravadas com o produtor Steve Lillywhite tinham sido guardadas, já que pérolas como "Grey Street" e "Raven" estavam no seu set list e eram bastante conhecidas pelos fãs da banda, que vinha tocando essas músicas constantemente nos shows.
O inesperado (ou esperado... ) aconteceu: as agora famosas "Lillywhite Sessions" vazaram na internet e movimentaram os fãs da banda por bastante tempo. Infelizmente elas nunca foram lançadas oficialmente.
2002 chega e a DMB anuncia mais um lançamento: "Busted Stuff". Dessa vez nada de Glenn Ballard ou mesmo Steve Lillywhite, o CD seria produzido pela própria banda junto com o engenheiro de som Steve Harris. Para delírio dos fãs o disco ia conter a grande maioria das músicas das "Lillywhite Sessions" (ficaram de fora somente "JTR", "Monkey Man" e "Sweet Up and Down") e mais duas inéditas.
Compre "Busted Stuff", ponha o CD no seu som e deixe rolar. É a Dave Matthews Band fazendo seu melhor: música. Nada mais, nada menos.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
"Busted Stuff" (que dá nome ao CD) abre o disco bem pra cima, seguida de "Grey Street", que emociona não só pela melodia, mas também pela interpretação de Dave Matthews, sem contar com a letra, que é linda.
"Where Are You Going", o primeiro single, se mostra a mais acessível do CD, mas é com "You Never Know" que a Dave Matthews Band mostra todo seu potencial: quebradas de ritmos, melodias instigantes , uma aula de bateria de Carter Beauford e um esculacho de Stefan Lessard no baixo. Mais uma letra magistral.
"Captain" se mostra em uma versão muito diferente da que foi gravada nas "Lillywhite Sessions", com Dave Matthews tocando guitarra, um ritmo mais suingado, e maravilhosas incursões do saxofone de Leroi Moore. Outro ponto alto do disco.
Quando achamos que já está bom demais e que o nível não deve se manter até o final do CD, "Raven" mostra exatamente o contrário, com letras completamente reescritas, uma parede de som se ergue e desta vez os destaques ficam para o violino de Boyd Tinsley e os vocais de Matthews, que parece se superar a cada CD.
A balada "Grace is Gone" mantém o clima ("one drink to remember and another to forget"... e Dave continua com suas letras...) e abre espaço para "Kit Kat Jam", que na sua versão original tinha vocais, mas nesta versão ficou totalmente instrumental, com diversos solos de violino e sax. A banda é o destaque, mais uma vez Dave Matthews tocando guitarra e Carter Beauford destruindo tudo na bateria.
Talvez a mais depressiva de "Busted Stuff", "Diggin a Ditch", foi escrita por Matthews em uma época não muito feliz de sua vida. "Big Eyed Fish" tem uma letra engraçada, mas que é também bastante depressiva e marca uma das melhores linhas vocais que Dave Matthews já compôs.
Para fechar o CD nada melhor que "Bartender", a música mais épica já escrita pela DMB, que (se você estiver vivo até aqui) vai fazer qualquer pessoa que goste de música se emocionar. Uma obra-prima. Pesada, tensa, com uma letra neurótica e arranjos de dar arrepios.
Este é "Busted Stuff". A volta da Dave Matthews Band para suas raízes, fazendo uma música empolgante, original e sincera.
Site oficial: www.dmband.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Jack Black diz que destruiu o rock por ser grande demais
Black Label Society confirma shows no Brasil e apresentação exclusiva do Zakk Sabbath
3 músicas lendárias do metal nacional que são um convite à nostalgia
Edu Falaschi comenta mudanças em sua voz: "Aquele Edu de 2001 não existe mais"
A única banda que uma criança precisa ouvir para aprender rock, segundo Dave Grohl
A melhor música que Bruce Dickinson escreveu para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Os 20 melhores discos de heavy metal lançados em 1997, segundo a Louder Sound
Angra confirma mais um show da turnê de 30 anos de "Holy Land", agora em Belo Horizonte
Ela é vigária, grava com o Dragonforce e quer o Iron Maiden tocando em sua igreja
O guitarrista "bom demais" para ter hit, segundo Blackmore; "jeito muito especial de tocar"
Álbum perdido do Slipknot ganha data de lançamento oficial
Geddy Lee ficou enojado com bateristas se oferecendo ao Rush após morte de Neil Peart
Ferraris, Jaguars e centenas de guitarras: quando astros do rock transformaram obsessões em estilo
Randy Blythe (Lamb of God) admite que todo mundo tremeu em "Back to the Beginning"
O guitarrista que Jimmy Page apontou como o maior de todos
O álbum do Led Zeppelin que Robert Plant despreza: "Não tive nada a ver com aquilo"
A história de "Changes", uma das músicas mais tristes da história do Heavy Metal
A mágoa de Nasi após André Jung depor contra ele em pedido de interdição
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
Draconian - "In Somnolent Ruin" reafirma seu espaço de referência na música melancólica
Espera de quinze anos vale cada minuto de "Born To Kill", o novo disco do Social Distortion
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR
"Operation Mindcrime III" - Geoff Tate revela a mente por trás do caos
O Ápice de uma Era: Battle Beast e a Forja Implacável de "Steelbound"
"Acústico MTV" do Capital Inicial: o álbum que redefiniu uma carreira e ampliou o alcance do rock
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes
