Resenha - Deep End Vol. 1 - Gov't Mule
Por Marcos A. M. Cruz
Postado em 09 de novembro de 2001
Nota: 8
"There are few songs like that on the record - songs that are leaning in a certain direction a little more than Gov't Mule would have gone in our original format, but that band doesn't exist anymore, so we just roll with things..."
A declaração de Warren Haynes sobre o recém-lançado primeiro volume do "Deep End", de certa forma nos passa uma idéia do que podemos esperar deste trabalho, cuja concepção começou pouco após o falecimento do baixista Allen Woody, ocorrida em agosto do ano passado; inicialmente o projeto era apenas o de realizar um show em sua memória, que de fato aconteceu em 21 de setembro de 2000, e contou com a participação de membros do Allman Brothers, Black Crowes e outros; depois, ainda desorientados com o rumo a ser tomado, surgiu a idéia de gravar um álbum em homenagem a Woody, contando com baixistas convidados; entretanto, a adesão dos músicos foi tão grande, que no fim das contas, Warren & Cia perceberam que seria necessário não apenas um único CD, mas sim dois - tanto que, até o início deste ano, o que se esperava é que este CD seria duplo; porém, após algumas reuniões com empresários e gravadora, decidiu-se que sairiam dois volumes separadamente, com um intervalo de tempo entre os lançamentos.
E desta forma, eis que agora temos em mãos este álbum, bastante aguardando, pois desde que a banda surgiu em meados da década de 90, cometeu trabalhos impecáveis para os fãs do estilo.
Porém, um ponto deve ser levado em consideração: este CD não é um dos velhos trabalhos da banda que conhecemos, mas sim algo que faz parte de uma "fase de transição", que ainda não sabemos no que vai resultar; por outro lado, o fato de contar com uma variedade imensa de músicos, de certa forma tornou este álbum uma verdadeira "colcha de retalhos", sem aquela cumplicidade que havia entre os três integrantes.
Até que as três primeiras faixas ("Fool's Moon", "Life On The Outside" e "Banks Of The Deep End") ainda mantém o velho estilo do Gov't Mule; entretanto, na quarta, "Down And Out In New York City" (gravada originalmente por James Brown na trilha sonora do filme "Black Caesar"), nota-se claramente uma tendência meio "funkeada" devido a participação de Flea (Red Hot Chili Peppers) no baixo.
O CD prossegue com "Effigy", nove minutos de uma levada bem Southern Rock americano, lembrando vagamente "Free Bird" do Lynyrd Skynyrd, pois começa bem devagar e desemboca num comprido solo de guitarra; depois vêm "Maybe I'm A Leo", numa versão parecida com a original - praticamente só os solos de guitarra é que estão diferentes - contando com Roger Glover no baixo; inclusive Haynes deverá participar do próximo solo do baixista do Deep Purple.
Então temos uma das faixas mais controvertidas deste novo trabalho: "Same Price", que conta com o baixista John Entwistle (The Who), e possui uma nítida acentuação comercial, parecendo que foi feita para tocar em rádios AOR americanas! Alguns vão gostar, outros não...
Em seguida, "Soulshine", que talvez soe meio estranha para os fãs que conhecem as versões ao vivo, pois na hora do solo, quem comparece não é Haynes, mas sim Mr.Little Milton, cujo estilo é bem mais "clean"; entretanto, à parte possíveis comparações, trata-se de uma versão bastante sensível.
Depois temos "Sco-Mule", instrumental levemente jazzística, embora sem o peso de "Trane" do álbum de estréia da banda, seguida por "Worried Down With The Blues", bluesão composto por Haynes, Jaworowicz e Woody ainda na época em que estavam no Allman Brothers, mas que nunca foi registrada em estúdio anteriormente.
Após "Beautifully Broken", mais uma "balada govtemuliana" (isto não é uma ironia, mas sim um elogio), outra surpresa: "Tear Me Down", um funk legítimo, com participação de Bootsy Collins e Bernie Worrell.
Para encerrar, "Sin's A Good Man's Brother", cover do Grand Funk com o saudoso Allen Woody no baixo - aí sim ouvimos AQUELE Gov't Mule que estamos acostumados, sem dúvida a melhor faixa do álbum para os fãs ortodoxos do grupo - Woody realmente fará muita falta...
Resultado final: um ótimo trabalho, sem sombra de dúvida, mas ligeiramente diferente do que a banda nos trouxe no passado, e que talvez possa desagradar alguns fãs; por isso, recomendo uma audição antes de adquiri-lo (ainda mais que se trata de um CD importado, portanto o preço é um bocadinho salgado...).
Faixas:
Fool's Moon (com Jack Bruce e Bernie Worrell);
Life on the Outside (com Larry Graham, Audley Freed e Eddie Harsch);
Banks of the Deep End (com Mike Gordon e Danny Louis);
Down and Out in New York City (com Flea, Rob Barraco, Keith Barry, Mike Uhler e Dan Weinstein);
Effigy (com Mike Watt e Jerry Cantrell);
Maybe I'm a Leo (com Roger Glover e Randall Bramblett);
Same Price (com John Entwistle e Page McConnell);
Soulshine (com Willy Weeks, Little Milton e Chuck Leavell);
Sco-Mule (com Chris Wood, John Scofield e Bernie Worrell);
Worried Down With the Blues (com Oteil Burbridge, Derek Trucks e Gregg Allman);
Beautifully Broken (com Stefan Lessard e Danny Louis);
Tear Me Down (com Bootsy Collins e Bernie Worrell);
Sin's A Good Man's Brother (com Allen Woody no baixo).
Há também uma edição limitada contendo um CD-Rom de bônus, intitulado "Hidden Treasure", que contém quatro faixas adicionais: "Blind Man in the Dark", "Fallen Down", "Jesus Left Chicago" (Z.Z.Top) e "Soulshine", além de trechos do "On The Banks", documentário que mostra os bastidores das gravações do álbum, que será editado em DVD e VHS, juntamente com o "The Deep End vol.2", com previsão de lançamento para abril de 2002.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps