Resenha - Acoustically Challenged - Pendragon
Por Guilherme Vignini
Postado em 10 de janeiro de 2003
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É fascinante como algumas bandas de Rock Progressivo conseguem se manter ativas por décadas, fazendo um trabalho excelente e lançando ótimos discos, e mesmo assim caminhar á margem da mídia. O Pendragon é um exemplo disso.

Os primeiros passos da banda foram dados por volta de 1976, algum tempo depois estavam tocando com gente como o U2 ou Marillion, lançaram ótimos álbuns como "The Jewel", o clássico "The Masquerade Overture" e o último de estúdio "Not of this World", e mesmo assim estão restritos ao público de rock Progressivo, apesar de fazerem uma música bastante acessível.
Esse novo cd ao vivo é uma experiência deles pelo campo acústico. Receberam um convite da Polskie Radio 3 da Polônia, para gravar um cd no formato acústico, e como a banda já tinha algum material nesse formato, mas nunca haviam feito um show exclusivamente acústico, resolveram encarar o desafio. Subiram no palco Nick Barret e Pete Gee nos violões e Clive Nolan nos teclados, sem bateria ou percussão e desfilaram várias músicas do seu repertório de mais de 20 anos.
O álbum tem momentos sublimes, como a versão de "A Man of Nomadic Traits" do álbum "Not of this World". "Alaska", "World’s End" e "Unspoken Words" são outros bons momentos. Algumas músicas estão bastante diferentes da versão original, já que o Pendragon é uma banda que explorou bastante a diversidade de timbres e texturas musicais. Com o formato acústico há uma perda considerável nesse aspecto, mas a banda consegue se adaptar com facilidade ao estilo.
Destaque também para a bonita capa e a faixa multimídia com entrevista, notas e fotos da turnê. Finalizando, o cd é bastante agradável, recomendado para quem gosta de cd’s acústicos, e fãs da banda não irão se decepcionar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Helena Nagagata reassume guitarra da Crypta
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
A música triste que relaciona o fim de um amor fracassado ao adeus da Terra à humanidade
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
Regis Tadeu e Sérgio Martins revelam roqueiros que usam peruca: "Vai dizer que você não sabia?"
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
Os 5 melhores álbuns esquecidos de 1991, segundo André Barcinski
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
As 5 melhores músicas de Peter Townshend de todos os tempos, segundo o próprio
Por que Robert Plant não gosta de cantar "Stairway to Heaven"?
Ozzy Osbourne: os conselhos do Madman sobre masturbação
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



