Resenha - Frank Solari - Frank Solari
Por Ricardo
Postado em 08 de fevereiro de 2004
O primeiro trabalho do mestre brasileiro da guitarra Frank Solari já indica o quão promissora seria sua carreira ao longo dos anos. Esse, na minha opinião, caro leitor, é um dos poucos guitarristas brasileiros que conseguem tocar e inovar sem cair na mesmice. Dono de uma pegada inconfundível, o cara começou a estudar piano em 1978, mas logo mudou para guitarra, e em 1993 já gravava sua primeira demo-tape, entitulada L.A. Times. Mas seu primeiro disco somente viria em 1994, já com a banda com uma certa maturidade. Nesse primeiro trabalho, Frank já deixa explícito, que é um músico versátil.

Ao contrário do que alguns pensam, Frank Solari não faz música somente para guitarristas e músicos loucos por técnica e velocidade. Tanto um músico como uma pessoa comum podem igualmente desfrutar de seu excelente trabalho instrumental. Suas influências vão desde Bob Dylan, Led Zeppelin, Jimi Hendrix e outros monstros do rock até guitarristas como Joe Satriani, Greg Howe, Allan Holdsworth, passeando por vários estilos musicais, mas com uma diferença: Frank é um dos poucos guitarristas, como já falei, que consegue reunir grandes influências em seu som, e mesmo assim criar sua própria linguagem. Realmente uma peça fundamental da música brasileira, infelizmente pouco reconhecida por aqui, devido aos meios de comunicação que abafam a voz de bons artistas em troca do retorno de capital fácil. A banda de Frank é composta ainda por seu irmão, Roger Solari (baixos), Michel Dorfman (teclados), Fernando do Ó (percussão) e Kiko Freitas (bateria).
O disco já abre de forma excelente com "Bulita", mandando um som bem funkeado e cheio de groove, com a guitarra arrasadora de Frank. A seguir temos "Hatchway", que segue o mesmo padrão, de forma excelente, com Frank sempre mandando muito bem. "Lifestyle" tem uma belíssima introdução de Frank, parecendo o que Joe Satriani faz em "Midnight", seguindo com uma belíssima composição. "Next Dream" também é uma ótima e bela composição com rítmo lento e cadenciado, muito bonita.
A seguir, como o próprio nome diz, aí vem "Salsa", enfocando mais a sonoridade latina, com Daniel Sá, participação especial, brilhando no violão acústico e proporcionando um dueto belíssimo com Solari. Aqui também temos outra participação especial, que é a de Ricardo Baumgartem no baixo. A seguir, temos "Texas' Rose" uma das músicas demo, e a primeira composição de Solari que o levou a gravar esse disco, simplesmente muito bonita, começando serena e desembocando numa cadência funkeada muito legal e com um solo excelente. Depois temos "Play That Rock!", onde Frank e o seu power trio Roger e Kiko fazem exatamente o que o título pede!
Uma bela composição, talvez uma das mais belas da carreira de Frank, "Flying Messenger", tra a participação especial de Pedro Figueiredo no sax, proporcionando um instrumental impecável e, ao final, um solo excepcional de Frank. Belíssima música.
"Funk Indiano" é mais uma com formação de power trio, e está tranquilamente na lista das melhores músicas feitas por Frank, um funk rock com uma batida rápida e solos excelentes do autor e do irmão Roger, detonando nos slaps.
"Green Eyes" é mais uma bela composição de Frank mas desta vez só com ele na guitarra acompanhado pelo excelente teclado de Michel Dorfman.
"Power" é um excelente country rock com solos matadores de Frank e Roger, e uma excelente batida. "The Feeling Inside" tem uma excelente e bela intro, desembocando numa bela música com mistura de jazz e rock, com mais participações especiais de Pedro Figueiredo no sax e Cau Netto nos teclados.
O disco acaba com "Voices", que vem continuamente com a anterior, uma trovoada e Frank mostrando como pode fazer sua guitarra não somente tocar, mas sim falar, exprimir sentimentos, e no final, mandar um solo arrasador, parecendo que ele está tocando no meio da chuva. Lindo!
O primeiro disco de Frank mostra realmente como ele viria a ser uma importante figura na música brasileira, bem como nos dá uma idéia de seu poder de fogo. Um músico extremamente versátil, eclético e competente. Para quem curte boa música, seja músico ou não, pode comprar sem medo que não vai se arrepender!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
Jennifer Finch, baixista da L7, diagnosticada com agressivo câncer cerebral
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
Bill Ward sobre Ozzy Osbourne: "Sinto saudades dele todos os dias"
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
As duas faces de Freddie Mercury que até Brian May tinha dificuldade de decifrar
Legião Urbana: O dia em que Renato calou a plateia do Programa Livre
Cinco músicas que parecem ser românticas, mas não são
Pilares: O início do Heavy Metal em 1969

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



