Ian Anderson revela a única coisa que Tony Iommi fez quando entrou para o Jethro Tull
Por André Garcia
Postado em 18 de fevereiro de 2024
Em 1968 o Black Sabbath (que ainda nem tinha esse nome) tocava em qualquer espelunca que os aceitasse, e parecia ser a banda mais longe de fazer sucesso de Londres. Em dezembro daquele ano, Tony Iommi chegou a, brevemente, trocar sua banda pelo Jethro Tull, que já gozava de uma posição bem mais promissora no cenário musical.
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Em entrevista de 2010 para a Goldmine, Ian Anderson revelou que a participação de Tony Iommi no Jethro Tull foi menor do que muitos imaginam.
"Tony Iommi tocava com qualquer um, e nós meio que conversamos com ele. Ele era um cara muito legal e, quando Mick Abrahams saiu [do Jethro Tull] no final de 68 [Tony] estava entre os quatro ou cinco guitarristas que nós... não quero usar a palavra teste. Tony chegou com alguns outros guitarristas [...] a gente se reuniu por umas horas [...] e tocamos algumas coisas. Apresentei algumas ideias novas a eles para ver como reagiam, mas não foi como uma audição formal. [...] Tony foi um daqueles caras."
"A única vez que ele realmente se envolveu com a banda, profissionalmente falando, foi quando fomos convidados para tocar no [filme] Rolling Stones Rock And Roll Circus. Com estávamos sem guitarrista, Tony acabou ficando na guitarra nem tocou de fato, estava dublando, acompanhando a gravação. Eu cantei e toquei ao vivo, mas os outros dublaram. Aquela foi a única participação de Tony no Jethro Tull."
Por fim, Anderson reconheceu que foi o melhor para ambos os lados que tivessem seguido caminhos diferentes.
"Foi literalmente alguém que conhecemos e era um cara legal, mas que não era adequado para o Jethro Tull. Ele sabia disso e eu sabia disso. A gente tocou junto por [pouquíssimo tempo]. Lembro de estarmos em uma sala de ensaio em algum lugar de Londres, mas passamos uma tarde juntos e só tocamos duas ou três coisas. [...] Tenho certeza de que para Tony a melhor coisa que ele fez foi não ter entrado para o Jethro Tull; se não ele não teria desfrutado da posição que alcançou com o Black Sabbath. De muitas formas, Tony virou o protótipo, o inventor dos riffs de heavy metal."
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