Ian Anderson revela a única coisa que Tony Iommi fez quando entrou para o Jethro Tull
Por André Garcia
Postado em 18 de fevereiro de 2024
Em 1968 o Black Sabbath (que ainda nem tinha esse nome) tocava em qualquer espelunca que os aceitasse, e parecia ser a banda mais longe de fazer sucesso de Londres. Em dezembro daquele ano, Tony Iommi chegou a, brevemente, trocar sua banda pelo Jethro Tull, que já gozava de uma posição bem mais promissora no cenário musical.
Black Sabbath - Mais Novidades
Em entrevista de 2010 para a Goldmine, Ian Anderson revelou que a participação de Tony Iommi no Jethro Tull foi menor do que muitos imaginam.
"Tony Iommi tocava com qualquer um, e nós meio que conversamos com ele. Ele era um cara muito legal e, quando Mick Abrahams saiu [do Jethro Tull] no final de 68 [Tony] estava entre os quatro ou cinco guitarristas que nós... não quero usar a palavra teste. Tony chegou com alguns outros guitarristas [...] a gente se reuniu por umas horas [...] e tocamos algumas coisas. Apresentei algumas ideias novas a eles para ver como reagiam, mas não foi como uma audição formal. [...] Tony foi um daqueles caras."
"A única vez que ele realmente se envolveu com a banda, profissionalmente falando, foi quando fomos convidados para tocar no [filme] Rolling Stones Rock And Roll Circus. Com estávamos sem guitarrista, Tony acabou ficando na guitarra nem tocou de fato, estava dublando, acompanhando a gravação. Eu cantei e toquei ao vivo, mas os outros dublaram. Aquela foi a única participação de Tony no Jethro Tull."
Por fim, Anderson reconheceu que foi o melhor para ambos os lados que tivessem seguido caminhos diferentes.
"Foi literalmente alguém que conhecemos e era um cara legal, mas que não era adequado para o Jethro Tull. Ele sabia disso e eu sabia disso. A gente tocou junto por [pouquíssimo tempo]. Lembro de estarmos em uma sala de ensaio em algum lugar de Londres, mas passamos uma tarde juntos e só tocamos duas ou três coisas. [...] Tenho certeza de que para Tony a melhor coisa que ele fez foi não ter entrado para o Jethro Tull; se não ele não teria desfrutado da posição que alcançou com o Black Sabbath. De muitas formas, Tony virou o protótipo, o inventor dos riffs de heavy metal."
A passagem de Tony Iommi pelo Jethro Tull
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
O disco de metal extremo que é um dos preferidos de Rob Halford
A canção barra pesada demais para as lojas que os Rolling Stones decidiram bancar
Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
Álbum ao vivo de Scott Weiland será lançado no mês de outubro
Molly Hatchet anuncia "Lost Horizon", primeiro álbum de estúdio em uma década e meia
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Bruce Dickinson relembra a luta de Nicko McBrain para tocar com o Iron Maiden após sofrer derrame
Membros do Green Day respondem quem inspirou o clássico "American Idiot"
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
Tears for Fears anuncia reedição deluxe do álbum "The Seeds of Love"
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
As três músicas que resumem as três diferentes fases do Pink Floyd
Ian Anderson: "Tony Iommi teria mudado radicalmente a música do Jethro Tull"
Geezer Butler revela o verdadeiro motivo que fez Tony Iommi sair do Jethro Tull
O disco que resume o que é o Black Sabbath, na opinião de Rob Halford
A razão que levou Brian May a recusar tocar em mais faixas do álbum de Tony Iommi
Tony Iommi confirma que vai remixar um dos álbuns mais criticados do Black Sabbath
A queixa que Tony Iommi ouviu de Ozzy Osbourne na véspera da morte do cantor
5 clássicos do metal que escondem letras bem menos assustadoras do que o som
5 músicas de metal em que o baixo é mais legal do que a guitarra
O álbum de heavy metal preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest


