Ian Anderson revela a única coisa que Tony Iommi fez quando entrou para o Jethro Tull
Por André Garcia
Postado em 18 de fevereiro de 2024
Em 1968 o Black Sabbath (que ainda nem tinha esse nome) tocava em qualquer espelunca que os aceitasse, e parecia ser a banda mais longe de fazer sucesso de Londres. Em dezembro daquele ano, Tony Iommi chegou a, brevemente, trocar sua banda pelo Jethro Tull, que já gozava de uma posição bem mais promissora no cenário musical.
Black Sabbath - Mais Novidades
Em entrevista de 2010 para a Goldmine, Ian Anderson revelou que a participação de Tony Iommi no Jethro Tull foi menor do que muitos imaginam.
"Tony Iommi tocava com qualquer um, e nós meio que conversamos com ele. Ele era um cara muito legal e, quando Mick Abrahams saiu [do Jethro Tull] no final de 68 [Tony] estava entre os quatro ou cinco guitarristas que nós... não quero usar a palavra teste. Tony chegou com alguns outros guitarristas [...] a gente se reuniu por umas horas [...] e tocamos algumas coisas. Apresentei algumas ideias novas a eles para ver como reagiam, mas não foi como uma audição formal. [...] Tony foi um daqueles caras."
"A única vez que ele realmente se envolveu com a banda, profissionalmente falando, foi quando fomos convidados para tocar no [filme] Rolling Stones Rock And Roll Circus. Com estávamos sem guitarrista, Tony acabou ficando na guitarra nem tocou de fato, estava dublando, acompanhando a gravação. Eu cantei e toquei ao vivo, mas os outros dublaram. Aquela foi a única participação de Tony no Jethro Tull."
Por fim, Anderson reconheceu que foi o melhor para ambos os lados que tivessem seguido caminhos diferentes.
"Foi literalmente alguém que conhecemos e era um cara legal, mas que não era adequado para o Jethro Tull. Ele sabia disso e eu sabia disso. A gente tocou junto por [pouquíssimo tempo]. Lembro de estarmos em uma sala de ensaio em algum lugar de Londres, mas passamos uma tarde juntos e só tocamos duas ou três coisas. [...] Tenho certeza de que para Tony a melhor coisa que ele fez foi não ter entrado para o Jethro Tull; se não ele não teria desfrutado da posição que alcançou com o Black Sabbath. De muitas formas, Tony virou o protótipo, o inventor dos riffs de heavy metal."
A passagem de Tony Iommi pelo Jethro Tull
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior vocalista da história, de acordo com a ciência
Ritchie Blackmore sobre o Deep Purple: "Nunca senti que fosse algo extraordinário."
Deep Purple compartilha fotos de reencontro com Ritchie Blackmore
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
Por que Glenn Hughes foi demitido do Black Sabbath, segundo Tony Iommi
Summer Breeze confirma primeiras 63 atrações para 2027
Baterista não sabe até quando conseguirá tocar as músicas do Cannibal Corpse
O músico com quem Eric Clapton subiu várias vezes ao palco, apesar de serem "incompatíveis"
Veja Ritchie Blackmore tocando "Smoke on the Water" com o Deep Purple após 33 anos
A resposta de Regis Tadeu a quem diz que Alex Lifeson é a parte mais fraca do Rush
Fãs criticam suposto uso de inteligência artificial em novo clipe do Mastodon
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore adorava, mas não conseguia tocar ao vivo
O ex-guitarrista de Ozzy que recusou convite para o show de despedida
Membro dos Ramones (quase) teve um caso com a atriz Julia Roberts, segundo livro
10 vezes em que o Iron Maiden deixou metal de lado e mergulhou no prog sem medo

Ian Anderson: "Tony Iommi teria mudado radicalmente a música do Jethro Tull"
Geezer Butler revela o verdadeiro motivo que fez Tony Iommi sair do Jethro Tull

O álbum mais subestimado do Black Sabbath, de acordo com a Metal Hammer
Os 3 maiores riffs de guitarra dos anos 1970, segundo o lendário Eddie Van Halen
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
O álbum do Black Sabbath que a própria banda tentou impedir de ser lançado
Tony Iommi relembra a última mensagem que recebeu de Ozzy Osbourne na véspera de sua morte
A promessa que Ronnie James Dio fez para Bob Daisley e não cumpriu, após proposta irrecusável
5 músicas que conseguem unir os tiozões do metal e a geração enzo
Os melhores riffs de guitarras de todos os tempos, segundo Zakk Wylde


