Resenha - Rising Moanga - Glory Opera
Por Rafael Carnovale
Postado em 16 de novembro de 2002
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Há alguns meses resenhei o show de abertura do Glory Opera para o Nightwish aqui no Rio de Janeiro. Achei o show mediano, com excesso de virtuosismo e solos individuais. Recebi várias críticas, normal, cada um expressa sua opinião, mas fiquei com a pulga atrás da orelha: será que os caras são tão bons assim? Numa questão de justiça, e para ver se eu tivera apenas uma má impressão, resolvi resenhar o cd da banda, lançado há alguns dias no Rio de Janeiro.

Queimei a língua. "Rising Moanga" é de longe um belíssimo cd. Com uma arte gráfica muito bem trabalhada e um contexto que une heavy metal, prog metal e rítmos brasileiros, e uma parte conceitual, falando sobre a índia "Iara". De cara vemos uma intro muito bem bolada, chamada "Boto", curta e eficiente, que nos prepara para a pancadaria de "Endless Sin", uma faixa que mescla heavy tradicional com prog metal (ouça alguns ecos de RUSH no meio da faixa!) com extrema habilidade. Baterias e baixo dão a abertura da faixa "One Step Behind", dividida em duas partes, uma mais cadenciada e outra mais acústica, aonde o vocal de Humberto Sobrinho se destaca: além de exímio e competente nos tons agudos, demonstra domínio em tons mais baixos.
O grande problema é que todas as faixas seguem uma mesma tônica: um começo tipicamente heavy, com diversas mudanças de andamento, como na faixa "Half of Darkness", aonde flautas e percussão se misturam ao heavy metal, lembrando a fase "Holy Land" do Angra. Ou momentos mais calmos se misturam a pancadaria tipicamente thrash, como na pulsante "Holy Prophecies". Apesar de muito parecidas, as faixas demonstram altíssimo nível.
O grande destaque do cd vai para a parte conceitual, intitulada "Rising Moanga", aonde os ritmos brasileiros se fundem ao heavy metal tradicional com belos resultados. As faixas "Sacred Ground" e "Forest of Dreams" (belíssimos coros indígenas com uma levada super cadenciada), junto com a linda balada "Iara" e a pesadíssima "House of Flutes" garantem o ápice do cd, de longe um show de habilidade.
A grande questão é: as faixas são muito boas, a banda é excelente, a produção de primeira, mas num show de 1 hora e 30 minutos, toda essa produção pode soar um tanto maçante, pois é muito virtuosismo para um show só. Uma ou duas faixas mais diretas, e esse cd levaria um 10 com certeza.
O Glory Opera estréia em altíssimo nível no seleto clube das bandas top do heavy nacional. Alguns shows e um investimento em sons mais pesados, e essa banda estoura de vez. Confira sem medo.
Line Up:
Humberto Sobrinho – Vocal
Jean Rothen – Guitarras
Stanley Vagner – Guitarras
Paulo Rangel – Teclados
Emerson Dácio – Baixo
Hellmut Quacken – Bateria
Lançado no Brasil pela Megahard Records.
Site Oficial: www.gloryopera.mus.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
Produtor de "Master of Puppets" diz que Kirk não gravou base no disco; "Tudo era o James"
Ouça Sebastian Bach cantando "You Can't Stop Rock 'N' Roll" com o Twisted Sister
Paulo Baron revela bastidores da volta do Twisted Sister com Sebastian Bach
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
A opinião de Regis Tadeu sobre teoria de que Mayara Puertas assumiria vocal do Arch Enemy
Emocionado, Sebastian Bach fala pela primeira vez como vocalista do Twisted Sister
Dave Mustaine afirma que não há motivos para não ser amigo dos integrantes do Metallica
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Os discos do Dream Theater que são os preferidos do baterista Mike Portnoy
A pior faixa de encerramento de um disco do Metallica, segundo o Loudwire
A banda a que o Pink Floyd deve sua existência, segundo o baterista Nick Mason
Rock: alguns dos discos mais raros (e caros) do mundo
A comovente homenagem de David Gilmour em forma de música ao filho que foi preso



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



