Resenha - Discografia em CD - Pixies
Por Saulo Gomes
Postado em 01 de julho de 2000
Com quase dez anos de atraso, num clima de antes tarde do que nunca, a banda americana Pixies, um dos ícones do final da década de 80, tem sua discografia lançada em CD no Brasil.
Formada em 86 por Black Francis (vocal e guitarra), Joey Santiago (guitarra), Kim Deal (baixo) e David Lovering (bateria) a banda lançou apenas quatro álbuns, sem contar EPs e compactos, são eles: Surfer Rosa (1988), Doolittle (1989), Bossa Nova (1990) e Trompe Le Monde (1991) sendo que apenas os três primeiros foram lançados no país, ainda no tempo do vinil. O único álbum que já havia ganhado uma versão digital, na época do seu lançamento, fora Bossa Nova. Lançado por aqui pelo falecido selo Stiletto, só que sem encarte e com uma remasterização precária.
No entanto para reparar esse erro, a Roadrunner está relançando no Brasil todos CDs dos Pixies, com encartes e artes originais. É uma oportunidade única para as novas gerações terem contato com uma das melhores bandas de rock alternativo de todos os tempos, e que influenciou meio mundo em sua breve carreira. Inclusive o claudicante rock nacional. A lamentar, além da inexplicável demora no lançamento desses CDs no Brasil, somente a não inclusão neste pacote do EP Come On My Pilgrim (87), que costumava vir de bônus no CD da versão inglesa do Surfer Rosa.
Confira abaixo o comentário de cada CD:
Surfer Rosa – Pixies em força bruta, um álbum fundamental para se entender o rock alternativo americano dos anos 90. Sem contar uma das mais belas capas de todos os tempos. Destaques para Gigantic, única composição de Kim Deal - que na época era creditada como Mrs. John Murphy, gravada pela banda , Where is my Mind e Oh My Golly! entre outras.
Doolittle – Refinamento e perfeição no melhor álbum da banda. Um dos melhores álbuns da década de 80. Difícil destacar uma faixa num álbum recheado de clássicos, como: "Debaser", "Wave of Mutilation", "Here Comes Your Man", "Monkey Gone To Heaven", "Hey" entre outras.
Bossa Nova – Primeiro sinal de que nem tudo eram flores no mundo encantado dos Pixies. Brigas internas entre Black Francis e Kim Deal começavam a minar o futuro da banda. Sendo que as participações vocais de Kim Deal começam a rarear. Destaques para "Dig For Fire" e "Velouria".
Trompe Le Monde – O álbum mais fraco da banda. Permanecia inédito no Brasil em qualquer formato: CD ou vinil. Apesar de ser arroz de festa em qualquer importadora que se prezasse. Ficou claro nesse CD que com a menor participação da baixista Kim Deal nos vocais e composições, a banda perdia grande parte de seu charme. Destaque para a cover de "Head On" do Jesus and Mary Chain, que não, não é da Legião Urbana...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Os 11 melhores álbuns de metal progressivo de 2025, segundo a Loudwire
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"



A banda idolatrada por Kurt Cobain e Bono que, apesar do respeito, nunca saiu do nicho
A melhor banda de rock alternativo de todos os tempos, segundo Chris Cornell
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


