Resenha - Discografia em CD - Pixies

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Saulo Gomes
Enviar correções  |  Ver Acessos


Com quase dez anos de atraso, num clima de antes tarde do que nunca, a banda americana Pixies, um dos ícones do final da década de 80, tem sua discografia lançada em CD no Brasil.

Heavy Metal: 5 músicos que não são metaleiros mas amam o estiloLed Zeppelin: as crianças da capa de "Houses Of The Holy"

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Formada em 86 por Black Francis (vocal e guitarra), Joey Santiago (guitarra), Kim Deal (baixo) e David Lovering (bateria) a banda lançou apenas quatro álbuns, sem contar EPs e compactos, são eles: Surfer Rosa (1988), Doolittle (1989), Bossa Nova (1990) e Trompe Le Monde (1991) sendo que apenas os três primeiros foram lançados no país, ainda no tempo do vinil. O único álbum que já havia ganhado uma versão digital, na época do seu lançamento, fora Bossa Nova. Lançado por aqui pelo falecido selo Stiletto, só que sem encarte e com uma remasterização precária.

No entanto para reparar esse erro, a Roadrunner está relançando no Brasil todos CDs dos Pixies, com encartes e artes originais. É uma oportunidade única para as novas gerações terem contato com uma das melhores bandas de rock alternativo de todos os tempos, e que influenciou meio mundo em sua breve carreira. Inclusive o claudicante rock nacional. A lamentar, além da inexplicável demora no lançamento desses CDs no Brasil, somente a não inclusão neste pacote do EP Come On My Pilgrim (87), que costumava vir de bônus no CD da versão inglesa do Surfer Rosa.

Confira abaixo o comentário de cada CD:

Surfer Rosa - Pixies em força bruta, um álbum fundamental para se entender o rock alternativo americano dos anos 90. Sem contar uma das mais belas capas de todos os tempos. Destaques para Gigantic, única composição de Kim Deal - que na época era creditada como Mrs. John Murphy, gravada pela banda , Where is my Mind e Oh My Golly! entre outras.

Doolittle - Refinamento e perfeição no melhor álbum da banda. Um dos melhores álbuns da década de 80. Difícil destacar uma faixa num álbum recheado de clássicos, como: "Debaser", "Wave of Mutilation", "Here Comes Your Man", "Monkey Gone To Heaven", "Hey" entre outras.

Bossa Nova - Primeiro sinal de que nem tudo eram flores no mundo encantado dos Pixies. Brigas internas entre Black Francis e Kim Deal começavam a minar o futuro da banda. Sendo que as participações vocais de Kim Deal começam a rarear. Destaques para "Dig For Fire" e "Velouria".

Trompe Le Monde - O álbum mais fraco da banda. Permanecia inédito no Brasil em qualquer formato: CD ou vinil. Apesar de ser arroz de festa em qualquer importadora que se prezasse. Ficou claro nesse CD que com a menor participação da baixista Kim Deal nos vocais e composições, a banda perdia grande parte de seu charme. Destaque para a cover de "Head On" do Jesus and Mary Chain, que não, não é da Legião Urbana...




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Pixies"


Rate Your Music: os melhores discos de todos os temposRate Your Music
Os melhores discos de todos os tempos

Q Magazine: os melhores dos anos 80Q Magazine
Os melhores dos anos 80


Heavy Metal: 5 músicos que não são metaleiros mas amam o estiloHeavy Metal
5 músicos que não são metaleiros mas amam o estilo

Led Zeppelin: as crianças da capa de Houses Of The HolyLed Zeppelin
As crianças da capa de "Houses Of The Holy"


Sobre Saulo Gomes

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de Saulo Gomes no Whiplash.Net.

adGoo336