Resenha - Discografia em CD - Pixies
Por Saulo Gomes
Postado em 01 de julho de 2000
Com quase dez anos de atraso, num clima de antes tarde do que nunca, a banda americana Pixies, um dos ícones do final da década de 80, tem sua discografia lançada em CD no Brasil.
Formada em 86 por Black Francis (vocal e guitarra), Joey Santiago (guitarra), Kim Deal (baixo) e David Lovering (bateria) a banda lançou apenas quatro álbuns, sem contar EPs e compactos, são eles: Surfer Rosa (1988), Doolittle (1989), Bossa Nova (1990) e Trompe Le Monde (1991) sendo que apenas os três primeiros foram lançados no país, ainda no tempo do vinil. O único álbum que já havia ganhado uma versão digital, na época do seu lançamento, fora Bossa Nova. Lançado por aqui pelo falecido selo Stiletto, só que sem encarte e com uma remasterização precária.
No entanto para reparar esse erro, a Roadrunner está relançando no Brasil todos CDs dos Pixies, com encartes e artes originais. É uma oportunidade única para as novas gerações terem contato com uma das melhores bandas de rock alternativo de todos os tempos, e que influenciou meio mundo em sua breve carreira. Inclusive o claudicante rock nacional. A lamentar, além da inexplicável demora no lançamento desses CDs no Brasil, somente a não inclusão neste pacote do EP Come On My Pilgrim (87), que costumava vir de bônus no CD da versão inglesa do Surfer Rosa.
Confira abaixo o comentário de cada CD:
Surfer Rosa – Pixies em força bruta, um álbum fundamental para se entender o rock alternativo americano dos anos 90. Sem contar uma das mais belas capas de todos os tempos. Destaques para Gigantic, única composição de Kim Deal - que na época era creditada como Mrs. John Murphy, gravada pela banda , Where is my Mind e Oh My Golly! entre outras.
Doolittle – Refinamento e perfeição no melhor álbum da banda. Um dos melhores álbuns da década de 80. Difícil destacar uma faixa num álbum recheado de clássicos, como: "Debaser", "Wave of Mutilation", "Here Comes Your Man", "Monkey Gone To Heaven", "Hey" entre outras.
Bossa Nova – Primeiro sinal de que nem tudo eram flores no mundo encantado dos Pixies. Brigas internas entre Black Francis e Kim Deal começavam a minar o futuro da banda. Sendo que as participações vocais de Kim Deal começam a rarear. Destaques para "Dig For Fire" e "Velouria".
Trompe Le Monde – O álbum mais fraco da banda. Permanecia inédito no Brasil em qualquer formato: CD ou vinil. Apesar de ser arroz de festa em qualquer importadora que se prezasse. Ficou claro nesse CD que com a menor participação da baixista Kim Deal nos vocais e composições, a banda perdia grande parte de seu charme. Destaque para a cover de "Head On" do Jesus and Mary Chain, que não, não é da Legião Urbana...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
Produtor de "Master of Puppets" diz que Kirk não gravou base no disco; "Tudo era o James"
Twisted Sister confirma que fará shows com Sebastian Bach nos vocais
A lenda da banda que foi batizada por suas músicas durarem menos do que 1 minuto
A internet já começou a tretar pelo Twisted Sister sem Dee Snider e com Sebastian Bach
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
Dave Mustaine admite que pode não ter outra chance de falar com James Hetfield e Lars Ulrich
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Com orçamento apertado na atual turnê, Incantation pede comida aos fãs
Dave Mustaine afirma que não há motivos para não ser amigo dos integrantes do Metallica
Edu Falaschi anuncia "Mi'raj", álbum que encerra sua épica trilogia
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Geddy e Lifeson contam o momento em que quase desistiram de Anika Nilles para o Rush
5 bandas de rock que melhoraram após trocar de vocalista, segundo Gastão Moreira
Bootleg lendário do Pink Floyd gravado por Mike Millard será lançado oficialmente em CD no RSD




"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


