Resenha - Scenes From A Memory - Dream Theater
Por Luiz Simone
Postado em 02 de novembro de 1999
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A expectativa foi grande, mas felizmente nossos desejos foram realizados e podemos ver o Dream Theater voltar a fazer aquele Prog-Metal que o consagrou como uma das maiores bandas do planeta.
E a grande façanha foi eles terem gravado a tão esperada continuação de Metropolis Part I, um dos grandes clássicos dreamtheaterianos. Eis que chega à nossas mãos "Scenes from a Memory: Metropolis Part II", uma música só que ocupa todo o CD, com mais de 75 minutos de material inteiramente novo dividido em 12 faixas de tirar o fôlego.
E, nesse sentido, Jordan Rudess, o novo membro da banda, vindo a substituir, ou melhor, tomar o lugar, do "polêmico" Derek sherinian (digo polêmico porque os fãs se dividiam quanto ao seu trabalho. A verdade é que ele é um grande músico e muito acrescentou à sonoridade da banda, ainda que nunca tenha sido tâo bem sucedido, criativo e decisivo para para os destinos do grupo como o foi Kevin Moore), teve grande responsabilidade.
Dream Theater - Mais Novidades
Temos o grande privilégio de ver Jordan Rudess, tecladista que gravou os dois incríveis Liquid Tension Experiments com Mike Portnoy, John Petrucci (ambos membros do Dream Theater) e Tony Levin (ex-King Crimsom), em grande performance neste novo álbum do Dream Theater. Seus timbres peculiares, seu toque refinado e sua virtuosidade enlouquecida fazem agora parte da banda. Vemos seu piano atravessar todo o CD, muitas vezes em duo com James LaBrie, seus solos únicos, por vezes dobrando a guitarra em trechos os mais descontroladamente velozes e bem construídos.
Podemos sentir um pouco do gostinho dos Liquid Tension Experiments, um dos melhores trabalhos instrumentais dos últimos tempos, notando que ele de fato ajudou bastante na composição desta master-piece que é Metropolis Part II. Rudess mostrou que sua entrada na banda só teve a acrescentar, como todos previam, e que, de fato, dentre os três tecladistas que se sucederam no Dream Theater, ele certamente é o que toca mais.
A banda vive agora um momento de reascensão muito forte e tem sua vertente progressiva mais aguçada do que nunca. Rudess tem tudo para ser o tecladista perfeito para essa atual fase, que torço para que perdure, mas ainda não tomou o posto do mestre Kevin Moore, que continua sendo o grande fazedor de climas e melodias, criador de músicas e letras incríveis e que marcou a produção do Dream Theater em caráter permanente. Tenho para mim que ele nunca devia ter deixado seu posto, que até hoje é seu por direito e ainda não foi realmente ocupado. Jordan Rudess pode e tende a chegar lá, só precisa de um pouco mais de tempo. :-)
Outras resenhas de Scenes From A Memory - Dream Theater
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Assista o primeiro teaser do filme oficial sobre a história do Judas Priest
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
O cantor que Jack Black chamou de "Pavarotti do heavy metal"
Evan Dando (Lemonheads) é internado para tratar problemas mentais após assédio a fã
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
Heart pretende gravar mais um álbum e dizer adeus em 2027
Chuck Billy diz que vinil "tem um som diferente", mas aponta um detalhe que muda tudo
Alex Skolnick (Testament) lembra audição para o Spin Doctors
A emocionante relação de Elton John com "Shine On You Crazy Diamond", do Pink Floyd
A prática do Chacrinha que o Capital Inicial não aceitou e denunciou para a imprensa
Paul McCartney relembra seu emocionante último encontro com George Harrison

Dream Theater: Duas décadas de uma obra que será eterna
Mike Portnoy lamenta a morte de sua madrasta; "Ela e meu pai Howard finalmente se reuniram"
Substituir Neil Peart é impossível, segundo Mike Portnoy
A música surpreendente que "peitou" o sucesso do grunge no início dos anos 90
O exato momento em que Mike Portnoy soube que voltaria ao Dream Theater
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
O álbum do Dream Theater que foi mais difícil compor as letras, segundo John Petrucci
John Petrucci relembra "You Not Me", música do Dream Theater escrita com Desmond Child
Mike Portnoy lamenta a morte da atriz Catherine O'Hara
Filha de Mike Portnoy detalha sua participação em "Six Degrees of Inner Turbulence"
John Petrucci fala sobre os desafios de apresentar "Parasomnia" na íntegra ao vivo
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



