Resenha - Rebuilding - Proloud
Por Thiago Sarkis
Postado em 20 de outubro de 2002
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em Junho de 1999, ao revisar o primeiro CD demo do Proloud, intitulado "Fickle", dentre tantos elogios, destaquei: "Uma ótima estréia e mais uma promissora banda italiana. Fiquem de olho (...)". Pois bem, o tempo passou e nada deles com material novo. Meu agouro caia no vazio. Chegamos a 2002, e finalmente eles ressurgem, com um álbum completo, respondendo e superando a todas as expectativas.

Num ano dourado para o metal progressivo com maravilhosos lançamentos como "Six Degrees Of Inner Turbulence" (Dream Theater), "Snow" (Spock’s Beard) e "Remedy Lane" (Pain Of Salvation), eles conseguem se destacar e chamar atenção mesmo perante os grandes nomes. Facilmente entram como fortíssimos candidatos ao posto de revelação mor deste período.
Pra dar início, há de se apontar o profissionalismo inacreditável do grupo. Os cartões que acompanham o disco, as ilustrações, o formato digipack e todos os mínimos detalhes foram apreciados de maneira assombrosa, dando a impressão de estarmos cara-a-cara a um conjunto consagrado, cheio da grana e acompanhado por milhares de fãs mundo afora.
As já boas demonstrações ficaram ainda melhores nesse som com influências límpidas, mas de resultado abrangente, único e original. Uma convergência perfeita de Shadow Gallery / Dream Theater e Rush, finalizando com passagens de nível técnico alto, oriundas do estranhamento causado, às vezes, por Spastic Ink e Frank Zappa, e caminhando até a melodia cativante e bela do jazz de Allan Holdsworth ou John McLaughlin.
É simplesmente inconcebível a existência de uma composição como "Leave It To Nature". Timbres magníficos em variações brilhantemente executadas. Por outro lado, contudo não obstante, é abissal o resultado de "Fickle", "To Be On Fire" e da instrumental "Gethsemane". Torna-se necessário tomar certo ar no meio de tanto dinamismo, velocidade e complexidade. Daí vêm duas belíssimas baladas, "Shooting Star" e "Rebuilding". Ambas bem estruturadas, com ótimo trabalho de cordas e dedilhados encantadores, em graus semelhantes ao de "The Trees" do Rush. Óbvio que sobram alguns chavões, porém pequenos e irrelevantes.
Vamos torcer para que alguma gravadora traga material deles para o Brasil. Caso contrário, sei que é uma facada na alma, todavia, assim que sua situação aliviar e se o dólar tiver aquela "quedinha", compre importado mesmo, pois vale o dinheiro empregado. Só pelo trabalho gráfico o retorno deles será menor que o investimento feito, mesmo que milhões de cópias sejam vendidas, o que infelizmente, por ora, não vai acontecer.
Site Oficial - http://welcome.to/proloud
Formação:
Giancarlo Mattei (Vocais)
Cristian Zezza (Guitarra)
Marco Donello (Teclados)
Michele Zanni (Baixo)
Emi Pierro (Bateria)
Material cedido por:
Sublime Label – http://www.sublimelabel.com
C.P. 5º
S. Vito Mo
Italy
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
Kirk Hammett implorou para Jason Newsted ficar no Metallica
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
Os 10 discos essenciais do metal sinfônico, segundo a Louder
A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
Com Strokes e Gorillaz, Primavera Sound Brasil divulga programação por dia e venda de ingressos
O apoio de Ozzy Osbourne à comunidade LGBTQ+ em 1989
A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
A música lado B que salvou o AC/DC quando a banda estava perto de desistir
O melhor guitarrista vivo do mundo, segundo o lendário Eric Clapton
O hit que virou hino da Copa sem jabá nem marketing, segundo Regis Tadeu
O músico que Eddie Van Halen tentou levar pro Van Halen, mas ele recusou o convite
O cara que Dave Grohl sempre considerou do Foo Fighters: "Devia estar na banda"
Bruno Sutter: a dica crucial de empreendedorismo que o salvou da falência
Bruce Dickinson: faz dez anos que ele não compra shampoo nem sabonete
O hino do Rock que Max Cavalera odiava e só foi compreender quando ficou velho


"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês



