Resenha - Rebuilding - Proloud
Por Thiago Sarkis
Postado em 20 de outubro de 2002
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em Junho de 1999, ao revisar o primeiro CD demo do Proloud, intitulado "Fickle", dentre tantos elogios, destaquei: "Uma ótima estréia e mais uma promissora banda italiana. Fiquem de olho (...)". Pois bem, o tempo passou e nada deles com material novo. Meu agouro caia no vazio. Chegamos a 2002, e finalmente eles ressurgem, com um álbum completo, respondendo e superando a todas as expectativas.

Num ano dourado para o metal progressivo com maravilhosos lançamentos como "Six Degrees Of Inner Turbulence" (Dream Theater), "Snow" (Spock’s Beard) e "Remedy Lane" (Pain Of Salvation), eles conseguem se destacar e chamar atenção mesmo perante os grandes nomes. Facilmente entram como fortíssimos candidatos ao posto de revelação mor deste período.
Pra dar início, há de se apontar o profissionalismo inacreditável do grupo. Os cartões que acompanham o disco, as ilustrações, o formato digipack e todos os mínimos detalhes foram apreciados de maneira assombrosa, dando a impressão de estarmos cara-a-cara a um conjunto consagrado, cheio da grana e acompanhado por milhares de fãs mundo afora.
As já boas demonstrações ficaram ainda melhores nesse som com influências límpidas, mas de resultado abrangente, único e original. Uma convergência perfeita de Shadow Gallery / Dream Theater e Rush, finalizando com passagens de nível técnico alto, oriundas do estranhamento causado, às vezes, por Spastic Ink e Frank Zappa, e caminhando até a melodia cativante e bela do jazz de Allan Holdsworth ou John McLaughlin.
É simplesmente inconcebível a existência de uma composição como "Leave It To Nature". Timbres magníficos em variações brilhantemente executadas. Por outro lado, contudo não obstante, é abissal o resultado de "Fickle", "To Be On Fire" e da instrumental "Gethsemane". Torna-se necessário tomar certo ar no meio de tanto dinamismo, velocidade e complexidade. Daí vêm duas belíssimas baladas, "Shooting Star" e "Rebuilding". Ambas bem estruturadas, com ótimo trabalho de cordas e dedilhados encantadores, em graus semelhantes ao de "The Trees" do Rush. Óbvio que sobram alguns chavões, porém pequenos e irrelevantes.
Vamos torcer para que alguma gravadora traga material deles para o Brasil. Caso contrário, sei que é uma facada na alma, todavia, assim que sua situação aliviar e se o dólar tiver aquela "quedinha", compre importado mesmo, pois vale o dinheiro empregado. Só pelo trabalho gráfico o retorno deles será menor que o investimento feito, mesmo que milhões de cópias sejam vendidas, o que infelizmente, por ora, não vai acontecer.
Site Oficial - http://welcome.to/proloud
Formação:
Giancarlo Mattei (Vocais)
Cristian Zezza (Guitarra)
Marco Donello (Teclados)
Michele Zanni (Baixo)
Emi Pierro (Bateria)
Material cedido por:
Sublime Label – http://www.sublimelabel.com
C.P. 5º
S. Vito Mo
Italy
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tarja descobre fenômeno de "Então é Natal" no Brasil e reage: "Você me deu um desafio"
O álbum clássico do Metallica que não trazia as melhores músicas da banda e sim as únicas
Os três melhores discos do Black Sabbath, de acordo com a Classic Rock
Resurrection Fest anuncia primeiras 72 atrações para edição 2027
Cinco shows imperdíveis que rolarão no Bangers Open Air 2027, por Mateus Ribeiro
De Black Sabbath a Gojira, 10 músicas que começam com riffs de guitarra inesquecíveis
Com 110 atrações já confirmadas, Graspop Metal Meeting atualiza cast para 2027
A música do Guns N' Roses que é híbrido entre Steven Adler e Matt Sorum, segundo Frank Ferrer
Empresário achava que Dio não era o vocalista ideal para o Black Sabbath
O megahit da Legião que a gravadora queria em country: "A gente jogou a toalha"
A banda que deixou Lars Ulrich no paraíso quando o Metallica abriu seus shows
O único ex-colega do Deep Purple que David Coverdale considera um irmão
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Bono (U2) explica recusa a encontro para conversa com Donald Trump
Quem faz o arranjo merece crédito de compositor? Regis Tadeu provoca debate
A música de 1993 que atingiu a nota mais alta da história do rock
A prática ultrapassada da universidade brasileira que Charles Gavin dos Titãs não concorda
O grande hit do rock que o vocalista pensou em descartar por mostrar sua fragilidade


Lost Society conclui sua transformação em "Hell Is a State of Mind"
A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
Gladenfold aposta no Power Metal em "Soulbound"
Raimundos - há 26 anos, o "MTV Ao Vivo" registrava uma das fases mais intensas da banda
Lorna Shore cria obra que desafia os limites do ouvinte
Wings of Steel novamente acerta com "Winds of Time"
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
Corrosion of Conformity encara perdas e mudanças em "Good God / Baad Man"
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Voivod - Música mutante para um futuro mutante
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



