Resenha - Another Pleasant Evening - Anno Zero
Por Sílvio Costa
Postado em 23 de julho de 2004
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É realmente muito bom ouvir uma banda de tamanha qualidade, que se propõe a fazer um som tido como 'difícil' pelo mercado, apesar do crescimento do cenário doom/gothic nos últimos cinco ou seis anos. O Anno Zero surge como legítimo sucessor do maravilhoso Monasterium, que encerrou suas atividades há mais ou menos três anos. O quarteto piauiense tem tudo para se tornar uma das maiores referências no país em termos de gothic metal/darkwave e conquistar não apenas o público brasileiro como também a grande cena gótica européia, que está atravessando por momentos de saturação e precisa de novas idéias. O Anno Zero está repleto delas e generosamente as apresenta neste seu primeiro CD.

O Anno Zero é uma banda que mistura com perfeição os timbres de guitarras do Paradise Lost, com alguns toques mais viajantes de Evereve, a ousadia do Moonspell e outros baluartes do gênero. Além disso, é possível perceber alguns lampejos de pós-punk, especialmente em faixas como "Inside my Head" e "Hear", mesmo que isto não signifique o abandono da pegada metálica do grupo. Trata-se de um trabalho feito com tanto cuidado que chega nos limites da perfeição, feito com muita competência e talento.
O disco abre com "Fool". É uma faixa cheia de variações, com uma espécie de clímax que chega a lembrar os bons tempos do Gothic, do Paradise Lost (visivelmente a maior influência da banda). A levada bem reta de bateria e as guitarras afiadas contribuem ainda mais para tornar essa uma das melhores faixas do disco. Na seqüência, o peso de "Why Only Me?", que tem uma letra sumamente interessante. A alternância de timbres guturais e limpos do guitarrista e vocalista Fyb C. é um dos maiores trunfos da banda. Isso acaba contribuindo para criar uma sonoridade única. "Relief", composta com Josh S. do Monasterium, é uma das melhores do disco (a minha favorita). É a faixa em que a participação da vocalista Elayne Leonel aparece com mais destaque. Não dá vontade de parar de ouvir coisas maravilhosamente belas como "Addicted" (a mais Paradise Lost do disco). O único problema no disco inteiro está na faixa "Radio Edit". Apesar de ser bastante interessante, ela destoa do resto do disco. É um som mais pancada, com riffs velozes, que acabou soando deslocado, quebrando um pouco o clima melancólico do disco. Mas, de modo algum, diminui o trabalho do Anno Zero.
Fugindo da saturação vivenciada pelo estilo, o Anno Zero não centra suas forças nos elementos mais recorrentes do estilo. Apesar da presença dos vocais femininos, eles não são utilizados sem critério, a exemplo do que fazem alguns dos grupos de gothic metal espalhados pelo mundo, muitas vezes levando o ouvinte a perder a paciência com tantas "vozes angelicais". Aqui a voz de Elayne Leonel serve de contraponto, contribuindo para dar ainda mais beleza e qualidade ao trabalho da banda. A produção limpa também ajuda na hora de transmitir as idéias da banda. Mesmo com algumas faixas soando mais "podronas", em nenhum momento a banda perde o controle das músicas ou deixa cair a qualidade sonora. Equilíbrio e bom gosto na escolha de timbres, composições inventivas, sem fugir dos padrões impostos pelo estilo escolhido e grande talento dos músicos tornam Another Pleasant Evening um disco viciante.
Para concluir, há no disco uma faixa multimídia em que a banda toca algumas canções em formato acústico. Infelizmente, por causa de um problema no promo que recebi, não foi possível reproduzir o vídeo. São versões acústicas de algumas faixas, que ficaram com um clima diferente, mas não perderam a potência soturna que a banda imprime a cada uma de suas canções.
Line-up:
Fyb C. - Voz e guitarra
André Melo - Guitarra
Eduardo Zee - Baixo
Chris Gomes - Bateria
Site oficial:
http://www.annozero.com.br
Material cedido por:
Superoil Records:
Caixa Postal 2343 - Ag. Piçarra - CEP 64014-973 - Teresina - PI - Brasil
[email protected]
http://www.superoilrecords.cjb.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O membro do Iron Maiden que "não aguenta mais e quer sair", segundo Regis Tadeu
A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"
Bruce Dickinson quer novo disco do Iron Maiden, Steve Harris não sabe, diz Nicko McBrain
Dez guitarristas que David Gilmour, do Pink Floyd, elogiou ao longo dos anos
Manager de Tony Iommi considerou letras de Jorn Lande "muito sombrias"
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
Fabio Lione publica desabafo irônico que supostamente mira sua ex-banda, o Angra
Jairo Guedz conta o que ouviu de Andreas Kisser sobre sua saída do Sepultura
Jairo Guedz sobre as regravações dos Cavalera: "A magia, para mim, está no original"
Pearl Jam segue à procura de novo baterista, revela Jeff Ament
Regis Tadeu aponta problema no show do Iron Maiden e explica atitude do atual baterista
O que pode ter arruinado passagem de Dio pelo Black Sabbath, segundo Geezer Butler
Por que o Iron Maiden é tão venerado pelos seus fãs?
Chuck Billy, do Testament, corta os cabelos compridos e mostra novo visual
O guitarrista que Neil Young considera praticamente infalível; "Ele é muito bom"
Eloy Casagrande comenta genialidade e falta de técnica que cobrou um preço de Bill Ward
O integrante do Nightwish que deveria ser menos utilizado, segundo Floor Jansen
Bruce Dickinson revela algo que sempre o incomodou nas letras de Steve Harris

Lost Society conclui sua transformação em "Hell Is a State of Mind"
A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
Gladenfold aposta no Power Metal em "Soulbound"
Raimundos - há 26 anos, o "MTV Ao Vivo" registrava uma das fases mais intensas da banda
Lorna Shore cria obra que desafia os limites do ouvinte
Wings of Steel novamente acerta com "Winds of Time"
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
Corrosion of Conformity encara perdas e mudanças em "Good God / Baad Man"
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Voivod - Música mutante para um futuro mutante
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



