O disco que poderia ter causado o fim de grande banda, mas emplacou hit imortal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 13 de fevereiro de 2025
Longevo, influente e bem-sucedido, o Scorpions é um dos nomes mais importantes da história da música pesada. E isso é incontestável. Fundada na década de 1960, a banda alemã vendeu milhões de álbuns e construiu uma sólida base de fãs ao longo de sua brilhante caminhada.
A extensa discografia do Scorpions é composta por grandes trabalhos, sendo que alguns merecem destaque especial, caso de "Crazy World". Lançado em 1990, o décimo primeiro registro de estúdio do grupo germânico alcançou o vigésimo primeiro lugar no top 200 da Billboard em 1991 [wikipedia].

"Crazy World" é um dos principais álbuns do Scorpions e emplacou a empolgante "Tease Me Please Me", "Send Me An Angel" e "Wind of Change", maior hit da carreira do conjunto e um hino do Rock. No entanto, se o trabalho aqui citado tivesse fracassado, a banda poderia ter ido para o vinagre, como o vocalista Klaus Meine contou durante entrevista concedida à Classic Rock em 2007.
"Era o final dos anos 80 quando fizemos ‘Crazy World’. Estávamos à beira de uma grande revolução musical com o grunge e a música alternativa no início dos anos 90. Quase todas as bandas que vieram de onde estávamos nos anos 80 foram mortas. Se esse álbum tivesse sido um fracasso, poderia facilmente ter sido o nosso fim também. O sucesso de ‘Wind of Change’ nos ajudou a sobreviver."
Rudolf Schenker, que também participou da entrevista, falou sobre o sucesso de "Wind of Change". O guitarrista citou que enquanto alguns gostaram da música, outros torceram o nariz.
"‘Wind Of Change’ foi um grande sucesso porque as mães gostavam, as avós gostavam e as crianças gostavam. Porém, muitos fãs de rock disseram: 'Não, essa não é mais a minha banda'. Mas isso nos ajudou a sobreviver para fazer outro álbum. Sou um roqueiro, mas nossas baladas funcionam porque temos um cantor excepcional e ele consegue cantá-las bem. Isso se tornou parte de nós. Gosto do Deep Purple por causa de ‘Child in Time’. Sempre que uma banda de rock compõe uma balada, é algo especial. O problema é que se a balada do álbum se torna muito grande... então há algo errado."
Felizmente, "Crazy World" não fracassou, e o Scorpions seguiu seu caminho. Em grande parte, graças ao sucesso de "Wind of Change", balada que não fala de amor, mas foi parar em coletânea romântica.
Histórias de Músicas - Scorpions
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As únicas quatro músicas próprias que o Guns N' Roses ainda não tocou ao vivo
Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
Os 3 maiores riffs de guitarra dos anos 1970, segundo o lendário Eddie Van Halen
O álbum mais subestimado de Iron Maiden, Metallica e Slayer, de acordo com a Metal Hammer
O álbum mais subestimado do Black Sabbath, de acordo com a Metal Hammer
As 12 melhores músicas do Saxon, segundo Biff Byford
Derrick Green (Sepultura) participa do novo álbum do Black Pantera
Neil Young escolhe os três maiores compositores de todos os tempos
A melhor música do Pantera, segundo a Metal Hammer
As 10 melhores músicas do Kreator, na opinião de Mille Petrozza
O único assassino que ainda tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood
A cantora canadense que não sai dos ouvidos de Fernanda Lira: "Jeito cru e honesto"
O hábito nojento que virou demonstração de respeito nos shows punk dos anos setenta
A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock

De festival na Rússia à mudança na letra, a história de "Wind Of Change", do Scorpions
A balada que agradou crianças e vovós, mas fez truezão torcer nariz; "Não é a minha banda"
A bebedeira que pode ter originado título de álbum clássico dos anos 80

13 bandas que sobreviveram por mais de 40 anos sem separar, segundo a Loudwire
A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro


