A balada do Scorpions que gerou "baby boom" e ganhou versão de dupla sertaneja brasileira
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de janeiro de 2025
Poucas bandas da história do Rock/Heavy Metal lançaram tantas baladas marcantes quanto o Scorpions. O icônico grupo alemão, que tem impressionantes seis décadas de existência, é responsável por muitas músicas belas e tocantes, dentre as quais está a inesquecível "Still Loving You".
Um dos grandes hits dos anos 1980, "Still Loving You" foi escrita pelo guitarrista Rudolf Schenker, em conjunto com o vocalista Klaus Meine. A música encerra (com chave de ouro) o clássico "Love at First Sting", nono disco de estúdio do Scorpions, lançado em março de 1984.
A balada que originou "baby boom" na França
Rudolf Schenker falou sobre "Still Loving You" durante entrevista concedida ao site Songfacts em 2010. O guitarrista relembrou o processo de composição da obra que se tornou um grande sucesso.
"Eu criei a melodia da composição e tudo mais. Levou cerca de seis anos tentando colocar a música de alguma forma no álbum. Matthias Jabs entrou com a parte da guitarra, e a sensação foi imediatamente correta, e Klaus [Meine] percebeu que era correta. Portanto, ele [Klaus] queria escrever algo muito especial. Ele me contou que um dia foi para o campo, na neve, e foi então que teve a ideia da letra. Ele voltou para casa e as jogou no chão, e aqui estamos nós", disse Rudolf, que também contou qual é a história narrada em "Still Loving You".
"É uma história sobre um caso de amor em que elas [as pessoas envolvidas na relação] reconhecem que pode ter acabado, mas tentam novamente. É a velha história; sempre a velha história. Quero dizer, o que podemos usar? Não podemos reinventar a roda. O que sempre fazemos é dizer algo que já foi dito muitas vezes, à nossa maneira."
Na mesma entrevista, Rudolf contou uma história curiosa. De acordo com o relato do músico, "Still Loving You" foi responsável pelo aumento no número de nascimentos em um país da Europa.
"Houve "Still Loving You", a música de amor, em que criamos um boom de bebês na França. Mas nós também não acreditávamos nisso, sabe? Estávamos em um programa de TV na França (...), e o apresentador, um cara muito famoso que nos entrevista todos os anos, disse: ‘Ei, pessoal, vocês sabem que são responsáveis pelo baby boom de 85’. Nós rimos como loucos! E sim, isso foi medido pelo governo. É inacreditável, eu lhes digo."
Presença obrigatória nos shows do Scorpions
Além de ser uma das composições mais populares do Scorpions, "Still Loving You" é presença obrigatória nos shows do grupo. De acordo com dados publicados que podem ser encontrados no site Setlist.FM, Klaus Meine e seus camaradas executaram "a canção do baby boom" em mais de 1300 apresentações ao vivo.
Versão brasileira: Cleiton & Camargo
"Still Loving You" foi gravada por artistas de diversos estilos. E é claro que essa obra-prima ganhou uma versão brasileira, assinada pela dupla sertaneja Cleiton & Camargo.
Batizada como "O Meu Anjo Azul", a releitura gravada por Cleiton & Camargo ficou bastante melancólica, tanto na melodia quanto na letra. Confira abaixo como ficou a letra da canção, que pode ser ouvida aqui.
"Vai, nunca mais
Eu quero pensar em você
Me deixe em paz
Me deixe paz
Não, hoje não
O amor que um dia eu te dei
Me fez muito mal
Me fez muito mal
Vai, foi demais
Não quero gostar de ninguém
Já sei o final
Eu só me dou mal
Dou, só me dou
Pra quem nunca gosta de mim
Já sei o final
É sempre igual
Nunca é tarde
Pra descobrir um amor
De verdade
Alguém, assim como eu sou
Esse meu amor virá com tanta luz
Quando amanhecer
O Sol vai trazer
O meu anjo azul
Nunca é tarde
Pra descobrir um amor
De verdade
Alguém, assim como eu sou
Esse meu amor virá com tanta luz
Quando amanhecer
O Sol vai trazer
O meu anjo azul"
Quer conferir mais detalhes de clássicos do Rock e do Metal? Acesse a coluna "Histórias de Músicas".
Histórias de Músicas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps