Led Zeppelin: 8 curiosidades sobre os símbolos de Led Zeppelin IV, pela Classic Rock
Por Vagner Mastropaulo
Postado em 11 de novembro de 2021
Na esteira da comemoração das bodas de ouro de Led Zeppelin IV, lançado em novembro/71, a Classic Rock 289 (julho/21) preparou um especial de vinte páginas corridas a respeito da obra, exatamente da 26 à 45, e na 39 o foco residiu nos símbolos dos integrantes. Eis a reprodução desta pequena parte da reportagem, livremente traduzida por nós:
"O título do quarto álbum consiste em quatro símbolos. Os de John Paul Jones e John Bonham foram selecionados de The Book Of Signs (30), de Rudolph Koch. O primeiro é um único círculo interseccionado que representa uma pessoa que possui tanto confiança quanto competência, por ser difícil de desenhar precisamente".
"O de John Bonham, três anéis interligados, representa a tríade mãe-pai-filho. Também era o logotipo da cerveja Ballantine – apropriado, de certo modo, dada a inclinação do falecido baterista às bebidas alcoólicas".
"O design do símbolo de Robert Plant foi dele mesmo, embora também possa ser encontrado num livro chamado The Sacred Symbols Of Mu (33), de James Churchward. A pena num círculo representa a pena de Ma’at, deusa egípcia da justiça e eqüidade, e é o emblema de um escritor".
"Jimmy Page também fez o design de seu próprio símbolo. Freqüentemente referido como "Zoso", houve várias teorias fomentadas em torno de sua origem. Algumas apontam ao remoto uso em 1557 representando Saturno. Também nota-se que é constituído dos símbolos astrológicos de Saturno, Júpiter e talvez Marte ou Mercúrio".
"Os quatro símbolos foram primeiramente apresentados à mídia via uma série de teasers em anúncios de imprensa colocados em jornais de música nas semanas que levaram ao lançamento do quarto álbum do Led Zeppelin – cada um retratando um símbolo em particular junto com uma capa de um álbum prévio da banda".
"Quando saiu inicialmente, o álbum apareceu na imprensa musical sob vários títulos, incluindo: The New Led Zeppelin Album, Led Zeppelin IV, Four Symbols e Runes. Alguns jornais de músicas se esforçaram, de fato, em reproduzir os símbolos reais mesmo nas curtas listas de vendas".
"Os símbolos também duraram como apresentações dos três membros sobreviventes: Jimmy Page e Robert Plant usaram uma mistura de seus símbolos como o logotipo de sua turnê de 1995/96; John Paul Jones incorporou o seu na arte do álbum solo Zooma (99); Robert Plant usou um design da pena num círculo na contracapa do play Band Of Joy (10); e Jimmy Page usou a duradoura imagem de Zoso como capa em alto relevo da edição deluxe do livro Jimmy Page By Jimmy Page (10)".
Pensa que acabou? Há uma quinta insígnia, pouco comentada, brevemente detalhada na página 33 e voltada à participação da convidada em "The Battle Of Evermore":
"Na capa interna do álbum, Sandy Denny é representada por um símbolo adicional de três pirâmides conectadas. Seus vocais são os únicos femininos em qualquer disco do Led Zeppelin".
Infelizmente a matéria não está disponível online, mas clique aqui para conferir uma amostra do conteúdo da revista.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps