Lista: 10 álbuns que marcaram o final de grandes formações do rock e do metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 04 de abril de 2021
Desde que o rock e o metal se tornaram fenômenos de popularidade, o fã de música pesada teve o prazer de acompanhar grandes formações, que marcaram época. Quem não se lembra, por exemplo, da formação clássica do BLACK SABBATH, ou então, do time que o IRON MAIDEN teve durante grande parte dos anos 1980?
Pois bem, como tudo na vida, as grandes formações tiveram começo, meio e fim (alguns mais tristes que os outros). Confira a seguir, em mais uma lista que vai mudar o sentido da rotação da Terra, 10 álbuns que marcaram o final de grandes formações. Separe seu lenço, aperte o play e boa viagem.
"Rocket To Russia" (1977) – RAMONES
Gravado por: Joey Ramone (vocal), Johnny Ramone (guitarra), Dee Dee Ramone (baixo) e Tommy Ramone (bateria)
O terceiro álbum de estúdio do RAMONES é considerado por muitos fãs como o melhor trabalho do quarteto. Lançado em novembro de 1977, o play apresenta alguns dos maiores sucessos da banda, como "Cretin Hop", "Rockaway Beach", "Sheena Is A Punk Rocker", "Teenage Lobotomy" e "Ramona".
Por que a formação se desfez: Tommy Ramone abandonou a função de baterista para se tornar produtor. O ótimo Marky Ramone foi escolhido como seu substituto.
"Never Say Die!" (1978) – BLACK SABBATH
Gravado por: Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria)
Não há nenhum time na história do heavy metal que tenha feito tanto quanto os quatro senhores acima fizeram. Em oito anos, o SABBATH lançou oito discos, que sem sombra de dúvidas, estão entre os lançamentos mais importantes da história da música pesada.
Apesar de "Never Say Die!" não ser tão marcante quanto os primeiros discos do grupo, é uma despedida digna para um quarteto que revolucionou para sempre a música.
Por que a formação se desfez: Ozzy Osbourne foi demitido em 1979, cedendo seu lugar para Ronnie James Dio. Alguns anos depois, foi a vez de Bill Ward seguir outros caminhos.
"Master Of Puppets" (1986) – METALLICA
Gravado por: James Hetfield (guitarra e vocal), Kirk Hammett (guitarra), Cliff Burton (baixo) e Lars Ulrich (bateria)
Lançado em março de 1986,"Master Of Puppets" é o ápice do METALLICA e um dos maiores discos da história do metal. O álbum é perfeito do início ao fim e mostra uma banda muito entrosada e com vontade de conquistar o mundo.
Por que a formação se desfez: Cliff Burton faleceu em um trágico acidente automobilístico no dia 27 de setembro de 1986.
"Keeper Of The Seven Keys, Pt 2" (1988) – HELLOWEEN
Gravado por: Michael Kiske (vocal), Kai Hansen (guitarra), Michael Weikath (guitarra), Markus Grosskopf (baixo) e Ingo Schwintenberg (bateria)
Sem sombra de dúvidas, "Keeper Of The Seven Keys, Pt 2" é o disco mais emblemático do power metal e até hoje, continua sendo o "manual de instruções" do estilo. Os grandes destaques do álbum ficam com "Eagle Fly Free", "I Want Out", "Rise And Fall", "Keeper Of The Seven Keys" e "Dr. Stein".
Por que a formação se desfez: Kai Hansen saiu da banda e em 1995, o baterista Ingo Schwintenberg cometeu suicídio.
"Ram It Down" (1988) – JUDAS PRIEST
Gravado por: Rob Halford (vocal), Glenn Tipton (guitarra),K.K. Downing (guitarra), Ian Hill (baixo) e Dave Holland (bateria)
O JUDAS PRIEST teve algumas formações durante sua carreira, porém, nenhuma foi tão produtiva quanto a dos anos 1980. O quinteto lançou discos magníficos, como "British Steel", "Screaming For Vengeance" e "Defenders Of The Faith". "Ram It Down" não é o melhor trabalho da banda, mas tem seus bons momentos, como a faixa-título, "Hard as Iron" e o curioso cover para "Johnny B. Goode".
Por que a formação se desfez: Dave Holland saiu da banda por conta de diferenças musicais. Tempos depois, o baterista foi preso, por conta de assédio sexual.
"Awake" (1994) – DREAM THEATER
Gravado por: James LaBrie (vocal), John Petrucci (guitarra), John Myung (baixo), Mike Portnoy (bateria) e Kevin Moore (teclado)
O terceiro disco do DREAM THEATER é um dos trabalhos mais pesados da banda, que por sinal, estava em ótima fase após o lançamento do revolucionário "Images And Words". Temas como "Caught In A Web", "The Mirror", "Erotomania", "Space-Dye Vest" e "The Silent Man" colocam "Awake" como um dos melhores discos da maior banda de metal progressivo do planeta.
Por que a formação se desfez: Kevin Moore saiu da banda após o lançamento de "Awake". A letra e a melodia da última música do disco, "Space-Dye Vest", foram compostas por ele.
"Cryptic Writings" (1997) – MEGADETH
Gravado por: Dave Mustaine (guitarra e vocal),Marty Friedman (guitarra), David Ellefson (baixo) e Nick Menza (bateria)
A formação clássica do MEGADETH lançou os melhores trabalhos da banda liderada por Dave Mustaine. Em "Cryptic Writings", o quarteto pisou um pouco no freio, mas o álbum apresenta grandes composições, com destaque para "Almost Honest", "She-Wolf", "I´ll Get Even" e "Trust", sendo esta última um dos maiores sucessos do MEGADETH.
Porque a formação se desfez: Nick Menza teve que sair da banda para tratar de um tumor em seu joelho e foi substituído por Jimmy DeGrasso. Não existe a chance de uma reunião, pois Menza faleceu repentinamente em 2016.
"Garage Inc." (1998) – METALLICA
Gravado por: James Hetfield (guitarra e vocal), Kirk Hammett (guitarra), Jason Newsted (baixo) e Lars Ulrich (bateria)
Após a morte de Cliff Burton, o METALLICA decidiu seguir sua trajetória e o escolhido para substituir Cliff foi Jason Newsted. O baixista deu o sangue enquanto fez parte da banda e tinha muita presença de palco. Pouco a pouco, ele foi conquistando os fãs da banda.
O último disco desta formação é "Garage Inc.", um honesto álbum de covers, onde a banda homenageia alguns dos nomes que a influenciaram. Um bom trabalho, que ajudou a limpar a barra após os controversos "Load" e "Reload".
Por que a formação se desfez: após anos de humilhações, Jason Newsted puxou o carro.
"A Sense Of Purpose" (2008) – IN FLAMES
Gravado por: Anders Fridén (vocal), Jesper Strömblad (guitarra), Björn Gelotte (guitarra), Peter Iwers (baixo) e Daniel Svensson (bateria)
O IN FLAMES foi um dos pioneiros do melodic death metal, estilo que mistura a melodia do heavy com a agressividade do metal extremo. Conforme o tempo passou, a banda mudou a sua sonoridade e investindo mais na melodia do que no peso.
"A Sense Of Purpose" é um dos discos mais legais da banda e mostra como essa formação, que também gravou os clássicos "Colony" e "Clayman", era versátil e competente.
Por que a formação se desfez: Jesper Strömblad, que havia fundado o IN FLAMES, saiu do grupo para tratar seus problemas com o álcool. Alguns álbuns depois, foi a vez de Peter Iwers e Daniel Svensson saírem da banda.
"World Painted Blood" (2009) – SLAYER
Gravado por: Tom Araya (baixo e vocal), Kerry King (guitarra), Jeff Hanneman (guitarra) e Dave Lombardo (bateria)
A formação mais letal da música pesada se despediu dos estúdios em 2009, após anos de muito metal. A despedida não é lá aquelas coisas, pois "World Painted Blood" não é um dos discos mais inspirados do SLAYER, apesar de contar com algumas boas músicas, como a faixa que dá nome ao álbum e "Hate Worldwide".
Porém, os caras que lançaram "Show No Mercy", "Hell Awaits", "Reign In Blood", "South Of Heaven" e "Seasons In The Abyss" possuem créditos eternos.
Por que a formação se desfez: Jeff Hanneman se afastou da banda por conta de uma picada de aranha em seu braço. O guitarrista e membro fundador faleceu em maio de 2013 e a banda se aposentou em novembro de 2019.
Luis Alberto Braga Rodrigues | Rogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
Os trabalhos do Guns N' Roses que Slash evita rever; "nem sei o que tem ali"
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
O padrão que une todos os solos da história do Iron Maiden, segundo Adrian Smith
Dave Mustaine não pensou no que fará após o fim do Megadeth
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
Clemente segue no CTI, informa novo boletim médico

John Petrucci destaca influência de Maiden e Metallica na relação do Dream Theater com os fãs
Os clássicos de rock/metal da suposta playlist vazada de Donald Trump
Site diz que riff do Metallica "lembra demais" música do Aerosmith
As 10 turnês de rock mais lucrativas de 2025
Líder do Sweet Savage reconhece que o Metallica salvou sua carreira
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
De Tony Iommi a Jim Martin, os guitarristas que Max Cavalera admira
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett
A música que seria descartada, mas acabou virando um hit imortal do Rock
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso

