Anos 90: as duas melhores estreias do rock nacional

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Paulo Faria, Fonte: Paulo Faria
Enviar correções  |  Ver Acessos

Listas, listas, listas!!! Malditas listas! Elas são infelizes por muitas vezes não concordamos com elas ou por nelas terem a visão de quem as descreveu. Mas vamos lá: tentarei ser o mais honesto possível nesta pequena lista baseado nas convicções dos ouvintes de rock que tenho me mantendo atento nestes mais de 20 anos.

Raimundos: Digão diz que situação atual da pandemia é "amostra grátis de comunismo"Rolling Stone: as melhores músicas com mais de sete minutos

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No fim anos 90 li em uma das edições da Rock Brigade por um dos seus editores o seguinte: "os anos 90 foram uma década perdida em se tratando de rock". As palavras não foram exatamente essas, mas, naquela edição que findava os anos 2000, os caras tinham razão comparando os anos 90 com os 80 - independente se fosse rock brasileiro ou heavy metal.

O objeto aqui é avaliar o que diabos foi lançado no Brasil nos 90 que nos salvasse da desgraça total. Tivemos lançamentos de O RAPPA, SKANK, CHARLIE BROWN JR., CHICO SCIENCE and NACÃO ZUMBI, mas assim, depois da ressaca dos anos 80 em que um mínimo de arranjo e letras pareciam ser uma luz no fim do túnel, essas bandas citadas parecem piadas. (Me odeiem, sim. Essas bandas lançaram discos horríveis, e não me importo em discorrer sobre isso. SKANK era louvado no mesmo palco em que a banda BEIJO; CHICO SCIENCE foi alçado à condição de "pensador" quando só fazia "batucada" pra agradar a "mídia especializada". Eu não sou a mídia especializada). Podemos?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A estreia do RAIMUNDOS, foi o que de fato deu uma guinada de 360º no rock brasileiro. Quando tudo parecia perdido (Humberto Gessinger mandou embora seu guitarrista, o Licks; Dinho Ouro-Preto largou o CAPITAL INICIAL e foi dar uma volta; a LEGIÃO URBANA mergulhou numa deprê imensurável; o TITÃS ficou mais perdido que cego em tiroteio; Paulo Ricardo foi cantar música brega para novela mexicana; enfim, a ressaca dos anos 80 batia mais forte que um peso pesado num bêbado de rua). O RAIMUNDOS lançou um disco com letras totalmente politicamente incorretas recheadas por um hardcore vigoroso com inserções de forró nordestino (!!!) que dispensa apresentações: foi o primeiro grande lançamento da década. O tempo provou que o disco é um clássico absoluto e o RAIMUNDOS foi alçado a um dos melhores grupos nacionais (assista à apresentação da banda no Hollywood Rock, em 1996, e tire suas próprias conclusões). Sem mais.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O segundo lançamento: LOS HERMANOS. É consenso entre cada 9 de 10 ouvintes de rock que LOS HERMAOS é chato pra cacete. Mas chato de dar dó! Só universitários metidos a bem engajados levam LOS HERMANOS a sério. Mas esqueçamos isso (por enquanto). LOS HERMANOS lançou seu primeiro disco em 1999 que quebrou paradigmas inimagináveis: quem diria uma banda lançando um disco de hardcore com arranjos de marchinhas de carnaval dos anos 30 (!!!)?

O primeiro disco do LOS HERMANOS empolga, te dá adrenalina como um verdadeiro disco de hardcore tem que ser. É diferente de tudo que fora lançado no Brasil até ali. O primeiro lançamento do grupo caiu até nas graças do headbanger mais fanático.

21 anos depois ainda emociona e causa calafrios, seja pela belíssima capa, pelos arranjos diferentes ou até pelas letras emocionais que não soam piegas por estarem envoltas dentro de um conceito musical que a banda criou. É uma pena que eles decidiram seguir o caminho da "intelectualidade" universitária (rock não tem nada a ver com isso).

Podem odiar LOS HERMANOS, mas façam isso pelos motivos certos. Não se esqueçam que eles produziram um dos melhores discos dos anos 90, salvando a década da mediocridade musical total.

É isso. Dois discos improváveis que no meio de tanta desgraceira salvou o rock Brasil nos anos 90.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Los Hermanos"


Raimundos: Digão diz que situação atual da pandemia é amostra grátis de comunismoRaimundos
Digão diz que situação atual da pandemia é "amostra grátis de comunismo"

Raimundos: Canisso é entrevistado por Gastão Moreira, do KZG (vídeo)Raimundos
Canisso é entrevistado por Gastão Moreira, do KZG (vídeo)

Raimundos: banda fará apresentação esta semana na web

Raimundos: Digão regrava Faroeste Caboclo; veja videoclipeRaimundos
Digão regrava "Faroeste Caboclo"; veja videoclipe

Em 02/04/1994: Raimundos lançava seu disco de estréia

Dinho Ouro Preto: lançado segundo EP de covers, com faixas de Raul, Raimundos e maisDinho Ouro Preto
Lançado segundo EP de covers, com faixas de Raul, Raimundos e mais

Raimundos: Japinha, do CPM 22, fala sobre letras polêmicas dos colegasRaimundos
Japinha, do CPM 22, fala sobre letras polêmicas dos colegas

Raimundos: Digão questiona Joelma após ela usar jaqueta de bandas punkRaimundos
Digão questiona Joelma após ela usar jaqueta de bandas punk

Rock in Rio 2001: boicote de bandas nacionais foi uma bobagem, diz Roberta MedinaRock in Rio 2001
Boicote de bandas nacionais foi uma "bobagem", diz Roberta Medina

Raimundos: álbum de estreia da banda será relançado em vinil

Rock Nacional: Os 15 melhores riffs de guitarraRock Nacional
Os 15 melhores riffs de guitarra

Raimundos: segundo site, Me Lambe apoia e estimula assédio sexualRaimundos
Segundo site, "Me Lambe" apoia e estimula assédio sexual


Rolling Stone: as melhores músicas com mais de sete minutosRolling Stone
As melhores músicas com mais de sete minutos

Massacration: saiba quem é o baterista que tocava de verdadeMassacration
Saiba quem é o baterista que tocava "de verdade"


Sobre Paulo Faria

Paulo Faria tem um montão de anos; é um amante do cinema de horror, literatura e rock 'n' roll. É professor por formação, humorista por conveniência, músico por obsessão e escritor por aspiração.

Mais matérias de Paulo Faria no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280