Elvis Presley: Conheça a dimensão da obra do Rei do Rock

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Julio Cesar Zandomenighi, Fonte: Wikipedia
Enviar correções  |  Ver Acessos

Mundialmente denominado como o Rei do Rock, Elvis Presley foi um dos pioneiros do Rock N Roll. Quarenta e três anos após sua morte, Presley ainda é um dos artistas com maior número de hits nas paradas mundiais, sendo também o artista solo mais vendido na história da música, com 1 Bilhão de álbuns vendidos em todo o mundo. Elvis Presley foi um artista popular, um homem - desde sempre - a frente do seu tempo. A década de 70 prefigurou para Elvis um alcance vocal incomparável, tido pela crítica mundial como a voz mais bela de todos os tempos, tornou-se um dos maiores ícones da cultura popular mundial do século XX. Foi efetivamente em julho de 1954 que Elvis iniciou sua carreira profissional, no dia 5 de julho de 1954, considerado o marco zero do Rock. Alguns dos discos de maiores sucessos do artista são:

Glenn Danzig: álbum com covers de Elvis Presley será lançado em abrilHeavy Metal: nove ótimas músicas suaves do gênero

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Elvis Presley (1956), esse foi o seu álbum de estreia que impulsionou a sua carreira e imortalizou sua voz em canções populares da época, as músicas: Blue Suede Shoes, Counting On You, Just Because e Blue Moon são alguns dos destaques que levaram o disco ao número 1 nas paradas musicais.

Elvis (também conhecido como Elvis N°2), lançado em Outubro de 1956, o álbum passou quatro semanas na primeira posição na Billboard. Presley foi o primeiro artista a conseguir o feito de dois álbuns alcançarem o número 1 no mesmo ano. O disco passaria cinco semanas no primeiro lugar total contando com os sucessos: Love Me, Long Tall Sally, Paralyzed e Do You Think I Fell.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Elvis Is Back!(1960), liderou a parada de álbuns do Reino Unido (Elvis Presley serviu o exército de 24 de Março de 1958 a 2 de Março de 1960), a revista Billboard disse: "Elvis está de volta e cantando melhor do que nunca no estilo Rock N Roll que ele tornou famoso". As canções: Fever, I Will Be Home Again, The Girl Of My Best Friend e It Feels So Right se tornaram sucessos garantidos.

How Great Thou Art(1967), esse disco surpreendeu o mundo, gradativamente, transformou-se em um grande sucesso de crítica e público; sendo premiado com um honroso Grammy, o Oscar da música.

On Stage(1970), pela primeira vez no mundo, um artista prescindia de seu nome na capa - no original.

Today(1975) e Promised Land(1975), dois dos melhores discos de Elvis na década de 70.

No ano de 1956, Elvis tornou-se uma sensação internacional. Com um som e estilo que, uníssonos, sintetizavam suas diversas influências, ameaçavam a sociedade conservadora e repressiva da época e desafiava os preconceitos múltiplos daqueles idos. Elvis fundou uma nova era e estética em música e cultura populares, consideradas, hoje, "Cults" e primordiais, mundialmente. Suas canções e álbuns transformaram-se em enormes sucessos e alavancaram vendas e recordes em todo o mundo. Elvis tornou-se o primeiro Mega-Star da música popular, inclusive em termos de marketing.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Muitos postulam que essa revolução chamada Rock da qual Elvis foi emblemático, teria sido a última grande revolução cultural do século XX; já que, as bandas, cantores e compositores que surgiram nas décadas seguintes fazendo muito sucesso, foram influenciados, de alguma maneira, direta ou indiretamente por Elvis, o que pode ser considerado verdade. Muitos de seus admiradores postulam que somente o seu talento e perseverança o mantiveram "vivo" até os dias atuais. Suas apresentações televisivas quebraram todos os recordes de audiência, além das inevitáveis polêmicas geradas por suas performances explosivas.

Em 1970 foi lançado o álbum e documentário That's The Way It Is, um documentário que retrata os espetáculos, ensaios e bastidores de Elvis Presley no festival de verão em Las Vegas no ano de 1970 e um dos momentos mais emblemáticos da carreira do cantor. Foi o primeiro filme não dramático de Elvis desde o início de sua carreira em 1956 e marcou o retorno dele aos palcos após anos trabalhando apenas no cinema.

No ano de 1972 é lançado o segundo documentário de Elvis Presley, Elvis On Tour, o documentário recebeu um Globo de Ouro. Ainda no ano de 1972 Elvis apresentou quatro mega espetáculos em New York no lendário Madison Square Garden. Novos recordes foram quebrados, de público e arrecadação. Grandes celebridades estiveram presentes aos shows, nomes como: Eric Clapton, John Lennon e David Bowie marcaram presença.

Em 14 de janeiro de 1973, apesar de estar mergulhado em problemas pessoais e de saúde, mas no auge como artista, Elvis Presley realizou o primeiro show via satélite do mundo, transmitido ao vivo, para muitos países e, posteriormente para quase todo o planeta. O especial Aloha From Hawaii, foi assistido por aproximadamente 1 Bilhão de telespectadores em todo o mundo. Nos EUA, sucesso estrondoso, foi ao ar em Abril de 1973, tendo recebido o seguinte comentário do jornal The New York Times: "Elvis superou sua própria lenda!".

Em 1974 realizou shows históricos em Los Angeles sendo prestigiado por artistas e bandas das novas gerações, então no auge, como um eufórico e entusiasmando Led Zeppelin.

No dia 26 de junho de 1977 Elvis fez seu último show, em Indianapolis. A morte de Elvis Aaron Presley no dia 16 de agosto de 1977, causada por colapso fulminante associado à disfunção cardíaca, surpreendeu o mundo, provocando comoção como poucas vezes fora vista em nossa cultura.

Em 1986, Elvis entrou para o Hall da Fama do Rock, na categoria Sócio - Fundador, nas décadas seguintes ainda entrou para o Hall da Fama do Rockabilly, do Country e da Música Britânica. No ano de 2006, inicialmente pensado para dezembro, o programa especial Elvis In Concert foi levado ao ar em Outubro e registrou uma das maiores audiências da história da rede americana CBS, emocionou um mundo saudoso e agradecido.

Elvis, ao contrário de nomes como Beatles e Michael Jackson nunca dispôs da companhia de grandes produtores musicais, os produtores de Elvis são avaliados como regulares e em alguns momentos como de bom nível, mas nada comparado aos mega produtores que auxiliaram intensamente a carreira de nomes como Beatles e Michael Jackson. Elvis é reputado como um instrumentista virtuoso.

Algumas músicas e regravações de muito sucesso do artista são: Jailhouse Rock, Hound Dog, That's All Right, Burning Love, It's Now Or Never, Something, Suspicious Minds, Can't Help Falling In Love, Always On My Mind, My Way e Unchained Melody.

"Quando criança, eu era um sonhador. Lia revistas em quadrinhos e era o herói dos quadrinhos. Assistia a filmes e era o herói dos filmes. Então todos os meus sonhos viraram realidade mil vezes"




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Elvis Presley"


Glenn Danzig: álbum com covers de Elvis Presley será lançado em abril

Elvis Presley: O que ele tem em comum com Daniella Cicarelli e Barbra Streisand? (vídeo)Elvis Presley
O que ele tem em comum com Daniella Cicarelli e Barbra Streisand? (vídeo)

Sérgio Reis: falam do Freddie Mercury, mas não existiu cantor como Elvis PresleySérgio Reis
Falam do Freddie Mercury, mas não existiu cantor como Elvis Presley

Grandes covers: cinco versões para a imortal "Suspicious Minds"

Leo Chaves: cantor sertanejo é fã de Elvis Presley, Led Zeppelin e DisturbedLeo Chaves
Cantor sertanejo é fã de Elvis Presley, Led Zeppelin e Disturbed

Sucesso: gráfico em vídeo mostra artistas mais vendidos de 1969 a 2019

Ted Nugent: se Elvis ou Hendrix fossem caçadores ainda estariam vivosTed Nugent
Se Elvis ou Hendrix fossem caçadores ainda estariam vivos

Elvis Presley: Olivia DeJonge fará Priscilla Presley no filme do cantor

Cinema: 5 filmes clássicos do Rock e seus títulos em versão brasileiraCinema
5 filmes clássicos do Rock e seus títulos em "versão brasileira"

Elvis Presley: veja cinco gravações inesquecíveis de "Suspicious Minds"

Gordice: aprenda a fazer sanduíche de US$20.000 de Elvis PresleyGordice
Aprenda a fazer sanduíche de US$20.000 de Elvis Presley

Rock Stars: como se pareceriam alguns se não tivessem morridoRock Stars
Como se pareceriam alguns se não tivessem morrido


Heavy Metal: nove ótimas músicas suaves do gêneroHeavy Metal
Nove ótimas músicas suaves do gênero

Courtney Love: Parei com drogas e transei como um coelhoCourtney Love
"Parei com drogas e transei como um coelho"


Sobre Julio Cesar Zandomenighi

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280