Radiohead: Creep é um plágio?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ivan da Luz, Fonte: Fanpage Memórias do Rock
Enviar correções  |  Ver Acessos

Certa vez, Thom York declarou que a letra de "Creep" fala sobre como é difícil ser um homem de verdade nos anos 90, desprovido de machismo, homofobia e outros comportamentos que os homens sempre mantiveram. Outra vez, declarou que é sobre estar apaixonado por alguém e não se sentir bem com isso. Uma outra vez ele disse que são os pensamentos de um pretenso suicida que perdeu o interesse pela vida.

Slayer: fãs hardcore dão (literalmente) o sangue pela bandaChurch of Satan: "A maioria dos músicos de Black Metal são cristãos"

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas o guitarrista e tecladista Johnny Greenwood defende que é uma canção feliz sobre a importância de reconhecer quem você é. O livro biográfico mais famosos da banda diz que Thom York se inspirou na história de um amigo da faculdade que estava apaixonado obsessivamente por uma moça, mas como não tinha coragem de falar com ela, resolveu beber um pouco e sua abordagem acabou por afastá-la.

O que há de verdade é que Thom compôs a letra e melodia em 1987, na época da faculdade, mas só foi lançada no primeiro álbum porque o produtor lembrou que tinha ouvido a banda tocá-la num ensaio e insistiu que fosse gravada.

Curiosamente, a canção não fez sucesso no Reino Unido, obrigando a gravadora a lançá-la nos EUA e de lá ganhou fama para o mundo, sendo relançada um ano e meio depois na Inglaterra- lá acabou considerada uma das músicas mais depressivas já lançada naquele país.

Porém, "Creeo" foi apontada como plágio.

A banda The Hollies foi formada na Inglaterra em 1962 Contratados no ano seguinte pela mesma gravadora do The Beatles, fizeram parte da chamada invasão britânica e, por isso, passaram um tempo excursionando pelos EUA.

A saudade de casa e dos familiares, inspiraram a banda a compor e gravar "The Air That I Breath", cuja letra conta a história de um homem que só se apaixona por uma mulher devido ao vazio que ele sente por estar tão longe de casa.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Os compositores da música, que foi lançada em 1972, acusaram o Radiohead de utilizar uma progressão de acordes e a melodia para criar "Creep". Thom Yotk teria admitido sem problemas a inspiração e, pela honestidade não foi processado, mas divide os direitos autorais com a dupla de compositores desde então- Albert Hammond e Mike Hazlewood.

Assista outras curiosidades sobre outras canções do Rock no recém criado Canal Memórias do Rock.

Ivan Da Luz, com Jayro Teles, é criador do canal Memórias do Rock e editor da fanpage deste canal.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Radiohead"Todas as matérias sobre "Hollies"


Capas de disco: como seriam se fossem gifs animadosCapas de disco
Como seriam se fossem gifs animados

Gigantes do Rock e Metal: alguns músicos muito, muito altosGigantes do Rock e Metal
Alguns músicos muito, muito altos


Slayer: fãs hardcore dão (literalmente) o sangue pela bandaSlayer
Fãs hardcore dão (literalmente) o sangue pela banda

Church of Satan: A maioria dos músicos de Black Metal são cristãosChurch of Satan
"A maioria dos músicos de Black Metal são cristãos"


Sobre Ivan da Luz

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280