Black Metal: lançamentos do semestre

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ivison Poleto dos Santos
Enviar correções  |  Ver Acessos

Temos recebido uma boa quantidade de lançamentos de bandas novas de black metal. O mais legal é que cada uma procura ter personalidades musicais diferentes e um tantinho até de toques bem diferenciados nas suas músicas. Por essas e outras que gosto de falar que o black metal é a avant garde do Metal.

Michael Kiske: "O Iron Maiden vende a morte às pessoas!"Slipknot: Corey Taylor abandona os palcos se o Guns se reunir

Confira as resenhas originais em
http://metaladdicts.com/site/category/reviews/.

Vamos às bandas:

With the End in Mind - Unraveling; Arising

Essa banda escolheu trabalhar com dualidades musicais bem pronunciadas entre o black metal tradicional e o art rock. É possível? Sim, da forma com que a banda trabalha funciona muito bem. Há passagens bem diferenciadas nas suas músicas: as passagens black metal e as art rock.

Magoth - Anti Terrestial Black Metal

Na verdade, este lançamento é de 2017, mas só chegou agora até mim. O Magoth é uma banda que tornou possível conciliar black metal com refrões de cantar junto. Você vai se deixar pelas melodias bem construídas e cantáveis que a banda produz recheadas de soluções musicais inesperadas.

Al-Namrood - Ten Years of Resistance

Uma das bandas mais inesperadas que já ouvi. O Al-Namrood em "Ten Years of Resistance" mistura uma sonoridade oriental em sua música. Na minha opinião, uma das bandas mais corajosas da atualidade, pois assume uma postura anti-islamista que eu não teria por razões óbvias.

Atrium Noctis - Aeterni

Uma banda que tem como objetivo fugir da dita normalidade. O Atrium Noctis em "Aeterni" tem dois grandes trunfos: seus vocais passam uma enorme quantidade de desespero e agonia e os instrumentais caprichados, principalmente os teclados que vão do piano até a sonoridade technopop de Human League.

Ovate - Ovate

O Ovate explora uma outra vertente do black metal, pois sua música é excitante, cheia de riffs poderosos e hipnotizantes recheadas com belíssimas passagens instrumentais. O Ovate não esquece do peso e da ferocidade que caracteriza o estilo. E o mais legal: tem solo de guitarra!

Lusca - Broken Colossus

Uma das várias bandas de um-homem-só que temos recebido. É som experimental, e como tal, é preciso ouvi-la com a mente aberta, pois algumas soluções encontradas são bem, vamos dizer, inusitadas.

Metamorphosis - The Secret Art

Um dos melhores álbuns desta leva. É de cair o queixo a qualidade desta banda ousando inserir na sua música várias vertentes do HM e deixando-as não somente como referência, mas também como identidade.

Necrodeath - The Age of Dead Christ

O Necrodeath em "The Age of Dead Christ" aposta naquele som mais old school. Veloz, feroz e atroz. Este é o Necrodeath. Para aqueles que curtem um som mais tradicional sem muitos sustos ou experimentações.

Nihili Locus - Lyaeus Nebularum

Uma banda muito difícil de se etiquetar. Um som complexo que mistura cadências mais lentas com outras bem mais rápidas recheadas de riffs hipnóticos e bem construídos. Uma bela amostra de como o black metal lida com várias emoções humanas.

Loth - Apocryphe

O Loth faz um black metal sinfônico cheio de referências musicais do século XIV. Precisa dizer mais alguma coisa? Existe alguém na música comercial atual que se refere a tais influências?

PostNatura - PostNatura

Uma banda do chamado post-black metal. É algo assim como uma música ambiente, mas muito mais distorcida e maluca.

Goath - II: Opposition

Uma banda que aposta nas variações instrumentais dentro do metal extremo. É para aquelas que gostam de música extrema na sua vertente mais violenta.

Balmog - Vacuum

Uma banda que vai facilmente das vertentes mais furiosas da música extrema àquelas mais perturbadas. É quase uma banda de raw black metal, mas eles colocam habilmente algumas passagens instrumentais que quebram completamente toda a fúria crua. Ficou bem legal.

Power From Hell - Blood'n'Spikes

Banda que explora a vertente energética do black metal old shool. É para balançar a cabeça com muita vontade. O nome do álbum cai como uma luva no som que eles fazem. Há uma versão bem bacana de "Freewheel Burning" do Judas Priest.

Naeramarth - The Innumerable Stars

O Naeramarth com "The Innumerable Stars" exemplifica bem o que venho falando a respeito de o black metal ser a avant garde do Metal explorando sonoridades antes impossíveis para uma banda de Metal, ainda mais de black metal.

Panopticon - The Scars of Man on the Once Nameless Wilderness (Pt. I & II)

Uma banda que aposta na tal sonoridade post-black metal, ou seja, onde o black metal é uma forte referência, porém não é a mais forte dentro da música proposta. O Panopticon utiliza instrumentos inusitados como banjos, rabecas e outros, porém não perde os necessários peso e pegada.

Arkheth - 12 Winter Moons Comes the Witches Brew

Se você é daqueles que fica procurando bandas obscuras para achar aquela sonoridade perdida e diferente, o Arkheth com "12 Winter Moons Comes the Witches Brew" é exatamente para você. É mais uma banda que aposta num som experimental provando mais uma vez o que venho falando: se você quer ouvir bandas que ousam no mundo do Metal, teste uma de black metal. Você vai conseguir com certeza atingir o seu objetivo.



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por escolha do autor os comentários foram desativados nesta nota.


Todas as matérias da seção Matérias

Michael Kiske: O Iron Maiden vende a morte às pessoas!Michael Kiske
"O Iron Maiden vende a morte às pessoas!"

Slipknot: Corey Taylor abandona os palcos se o Guns se reunirSlipknot
Corey Taylor abandona os palcos se o Guns se reunir

Marilyn Manson: Sou ainda pior fora do palcoMarilyn Manson
"Sou ainda pior fora do palco"

Megadeth: Mustaine fala sobre bandas satânicasMegadeth
Mustaine fala sobre bandas satânicas

Doors: Perguntas e respostas e curiosidades diversasDoors
Perguntas e respostas e curiosidades diversas

Judas Priest: Rob Halford compara Lady Gaga a MadonnaJudas Priest
Rob Halford compara Lady Gaga a Madonna

Rodz Online: Axl Rose x Vince Neil (vídeo)Rodz Online
Axl Rose x Vince Neil (vídeo)


Sobre Ivison Poleto dos Santos

Veterano das guerras metálicas. Pesquisador, escritor, resenhista, músico frustrado (por isso tudo o anterior). Ao contrário da opinião comum, acho que o melhor do Metal ainda está por vir e que existem grandes bandas novas por aí. Só procurar. No meu caso elas vêm até mim.

Mais matérias de Ivison Poleto dos Santos no Whiplash.Net.