Blues: uma das grandes influências do Rock

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Bellucci
Enviar correções  |  Ver Acessos

O blues foi um dos elementos que mais influenciou o rock, principalmente na década de 1960, quando muitos músicos e bandas inglesas passaram a incorporar elementos do blues em suas obras. Não tenho a pretensão aqui de contar uma História do blues, nada disso, mas sim dar "leves" pinceladas sobre esse estilo musical fantástico e que tanto influenciou o nosso amado rock.

Nuno Bettencourt: Rihanna canta muito, mas ele não quer mais tocar com elaMetallica: por que 9 entre 10 fãs odeiam "Load" e "Reload"?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Definir o blues não é fácil, nada fácil. Segundo alguns historiadores, o gênero musical começou a surgir (não se trata do blues propriamente dito, mas de canções e músicas que acabaram por dar origem ao blues) no sul dos Estados Unidos, no século XVII, onde os escravos trabalhavam nas plantações de algodão.
O blues acabou por incorporar esses elementos, canções tradicionais (spirituals)com narrativas sobre a vida cotidiana. Essas canções eram musicadas com elementos melódicos simples e de caráter repetitivo, onde a harmonia funciona de forma diversa do tradicional, sendo uma reelaboração da matriz afroamericana do diatonismo tonal. Outra característica marcante do blues é sua estrutura em doze compassos.

O blues começou a se firmar como estilo musical próprio no início do século XX, onde nomes como W. C. Handy e Charley Patton se destacam.
Após esse período inicial de afirmação do blues, já na década de 1940 aparecem nomes do naipe de Muddy Waters, sendo acompanhado mais tarde por lendas como B.B. King, Budy Guy, John Lee Hooker, dentre outros.

O rock foi aos poucos incorporando diversos elementos do blues em sua estrutura sonora e tonal. Um dos músicos que melhor fez essa incorporação do Blues no o rock foi Chuck Berry. Na música Johnny B Goode podemos perceber diversos elementos que fazem parte da estrutura musical do rock:

Outro clássico que mostra claramente essa fase de incorporação dos elementos do blues foi a canção Tutti Frutti, de Little Richard:

Já em Rock Around The Clock (1953),composta por Bill Haley, podemos perceber a forma básica de doze compassos (tão característica do blues) em 1953:

Outras inúmeras bandas, como os Stones, Eric Clapton e tantos outros "beberam na fonte" do blues e enriqueceram não apenas sua obra musical, assim como enriqueceram o rock, dando a ele seu "Swing" tão característico.

Stones e Muddy Waters:

A lenda B.B. King e algumas "feras" do rock:

Longa vida ao Rock!




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por escolha do autor os comentários foram desativados nesta nota.


Todas as matérias da seção Matérias

Nuno Bettencourt: Rihanna canta muito, mas ele não quer mais tocar com elaNuno Bettencourt
Rihanna canta muito, mas ele não quer mais tocar com ela

Metallica: por que 9 entre 10 fãs odeiam Load e Reload?Metallica
Por que 9 entre 10 fãs odeiam "Load" e "Reload"?


Sobre Ricardo Bellucci

Math teacher, pesquisador, vocalista frustrado, historiador amador e economista por acaso. Um eterno aprendiz.

Mais matérias de Ricardo Bellucci no Whiplash.Net.

Cli336x280 CliIL