Iron Maiden: Outros livros relacionados com a banda além do Book of Souls (Parte II)
Por Bruno Prado
Postado em 06 de março de 2016
Essa é a continuação da série de matérias sobre os livros relacionados ao IRON MAIDEN. Os livros continuam em ordem cronológica de lançamento. Leia as outras partes da matéria nos links abaixo. Boa leitura e Up The Irons.
The Book of the Dead / Book of Coming Forth by Day (O Livro dos Mortos)
Karl Richard Lepsius - 1842
O "Livro dos Mortos" é uma coletânea de feitiços, orações, hinos e rituais do Antigo Egito, escritos em rolos de papiro e colocados nos túmulos das múmias visando "ajudar" o morto em sua viagem para um suposto outro mundo. Foi escrito há mais de 2.000 anos antes de Cristo por diversos egípcios. Seu autor e ano de publicação divulgado aqui refere-se a 1a versão traduzida, no entanto, a versão mais comum encontrada nos dias atuais é de Wallis Budge. O conhecimento divulgado pelos egípcios neste livro inspirou a criação da música e álbum Powerslave.
Le Vicomte de Bragelonne (O Visconde de Bragelonne)
Alexandre Dumas - 1847
Primeiro livro que baseou-se na historia do Homem da Máscara de Ferro em um de seus capítulos. Apesar de não ter nenhuma donzela de ferro (Iron Maiden) no livro, Steve Harris argumentou que a lenda explorada no filme "O Homem da Mascara de Ferro", que foi baseado neste livro, o inspirou a dar nome a banda.
El Dorado
Edgar Allan Poe - 1849
Poema do famoso escritor Edgar Allan Poe que foi publicado também em livro. Sua história retrata a jornada de um cavaleiro em busca de El Dorado, a lendária cidade que seria toda feita de ouro. Essa busca incessante pela riqueza foi uma das inspirações para a música de mesmo nome, lançada no álbum The Final Frontier (a outra foi a crise imobiliária americana).
The Charge of the Light Brigade (A Carga da Brigada Ligeira)
Alfred Tennyson - 1854
Inicialmente escrita como poema, esta obra sobre a batalha de Balaclava durante a guerra da Criméia é uma das mais famosas de Tennyson e serviu de inspiração para a música "The Trooper" do Piece of Mind.
Dracula
Bram Stoker - 1897
A famosa obra de Bram Stoker sobre o Conde Drácula inspirou vários filmes, peças e shows. A partir e uma das músicas mais famosas do Iron Maiden: Transylvania.
Heart of Darkness (O Coração das Trevas)
Joseph Conrad - 1899
O Coração das Trevas é a fonte de inspiração do filme "Apocalypse Now" de 1979, que adapta sua história para a guerra do Vietnã. O filme por sua vez inspirou a música "The Edge Of Darkness" do álbum The X Factor.
The Duel: A Military Story / The Point of Honor (O Duelo)
Joseph Conrad - 1908
Escrito por Conrad para a revista The Pall Mall, foi transformado em livro e filme posteriormente. O filme, dirigido por Ridley Scott, por sua vez inspirou a música "The Duellists" do álbum Powerslave. Nos EUA foi publicado como "The Point of Honor".
Le Fantôme de l'Opéra (O Fantasma da Ópera)
Gaston Leroux - 1909-1910
Livro original que inspirou tanto a famosa peça teatral quanto o filme de mesmo nome, e obviamente, a música "Phantom of the Opera" lançada no 1o álbum do Iron Maiden.
La Guerre du feu (A Guerra do Fogo)
J.-H. Rosny Aîné - 1911
Foi o livro que inspirou o filme "Quest for Fire" e a música homônima, lançada no Piece of Mind. O livro retrata um período na pré-história onde a humanidade procurava dominar a técnica de produzir o fogo.
Moonchild (Criança da Lua)
Aleister Crowley - 1917/1923
A concepção original da música "Moonchild" veio deste livro, o que depois adaptou-se também ao tema do álbum Seventh Son of a Seventh Son. No livro dois grupos de feiticeiros travam uma guerra em torno de um bebê ainda em gestação, a "criança da lua".
Brave New World (Admirável Mundo Novo)
Aldous Huxley - 1931
Famoso livro que inspirou a criação da música e álbum homônimo em 2000. Narra um hipotético futuro onde as pessoas são condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia com regras sociais.
Out of the Silent Planet (Além do Planeta Silencioso)
C. S. Lewis - 1938
Apenas o título deste livro serviu de inspiração para a música homônima. A letra de "Out Of The Silent Planet" do álbum Brave New World foi alegadamente inspirada por outra fonte: o filme "Forbidden Planet" de 1956 (apesar da pouca ligação com sua sinopse). "Além do Planeta Silencioso" é o 1o livro da "Trilogia Espacial" de Lewis e é considerado uma homenagem a seu amigo J. R. R. Tolkien pois o protagonista - assim como Tolkien - é um filólogo. Na trama ele é raptado por cientistas e levado para Marte.
Lord of the Flies (Senhor das Moscas)
William Golding - 1954
Livro que serviu de inspiração para a música de mesmo nome lançada no álbum The X Factor. Foi transformado em filme duas vezes, uma 1963 e outra em 1990. O livro retrata a selvageria de um grupo de crianças após ficarem presas numa ilha deserta em função de um acidente aéreo.
Run Silent, Run Deep (O Mar é Nosso Túmulo)
Edward L. Beach Jr. - 1955
A partir deste livro sobre batalhas de submarinos na 2a Guerra Mundial foi lançado o filme de mesmo nome, o qual inspirou a criação da música também homônima lançada pelo Iron Maiden no álbum No Prayer For The Dying.
Det sjunde inseglet / Wood Painting: A Morality Play (O Sétimo Selo / Pintura em Madeira)
Ingmar Bergman - 1955 / 1957
O filme "The Seventh Seal" ("Det sjunde inseglet" no original sueco) é a inspiração original da música "Dance of Death", segundo relatos de Janick Gers. O roteiro do filme foi baseado na peça "Wood Painting" (Pintura em Madeira) do próprio diretor, o sueco Ingmar Bergman. Segundo o roteiro Deus abriria sete selos, cada um implicando num malefício sobre a humanidade, até efetivamente levar ao fim dos tempos. Tanto a peça quanto o filme já foram publicados como livro posteriormente.
Iron Maiden - Livros relacionados à banda
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps