Iron Maiden: Outros livros relacionados com a banda além do Book of Souls (Parte I)
Por Bruno Prado
Postado em 24 de fevereiro de 2016
Todo fã de IRON MAIDEN sabe que além da parte musical a banda é uma fonte propagadora de cultura e conhecimento, trazendo sempre em suas letras algo enriquecedor e elucidativo. Em seu novo álbum de estúdio por exemplo, várias músicas foram inspiradas pela literatura Inglesa e Francesa, sem contar a influência do "Chilam Balam", suposto livro das almas da cultura Maia.
Se você ainda não leu a matéria sobre os temas de cada música do Book Of Souls aproveite para acessá-la no link abaixo.
Mas além do "livro das almas" o IRON MAIDEN possui em toda sua história uma relação muito próxima com a literatura, fazendo com que suas músicas sejam portas de entrada para livros de diversos temas: ficção, policial, romance, entre outros.
Vamos explorar nesta série de matérias todo conteúdo literário relacionado com o IRON MAIDEN, citando não apenas os livros que influenciaram suas músicas, mas também outras obras que explicam os temas utilizados nelas, mesmo que não sejam a fonte original para criação das letras.
No total serão citados 80 livros divididos em 6 matérias para ampliar ainda mais seu gabarito cultural em torno do IRON MAIDEN e quem sabe ajuda-lo a motar uma "Library of the Beast"! As primeiras 3 matérias serão sobre temas de músicas e as 3 seguintes serão especiais sobre biografias, contos, relatos e descrições de integrantes, personagens e banda.
Os livros estão em ordem cronológica de publicação e os links abaixo da descrição apontam para suas versões em português.
Boa leitura e Up The Irons!!!
(Vale mencionar ainda que este autor que vos escreve não leu 100% dos livros (ainda...), e portanto, se absteve de opinião pessoal para evitar que esta a influencie. Se alguma descrição estiver imprecisa por favor comentem abaixo e ajudem a melhorar, afinal, ninguém é perfeito.
OBS: existem diversas músicas com títulos idênticos ao de livros publicados, como por exemplo Journeyman, Rainmaker, Prowler, etc, mas sem relação entre sí e portanto não citadas nas matérias)
Odýsseia (A Odisseia)
Homero - 700+A.C.
A Odisséia é um dos dois principais poemas gregos atribuídos a Homero. Ela pode ser considerada uma sequência da Ilíada - outra obra creditada ao suposto autor - e teria servido de base para parte da letra de "Ghost of The Navigator", do álbum Brave New World.
Leviticus (Levítico)
Moisés - 538/332 A.C.
Este é o terceiro livro da bíblia hebraica, conhecido como "Vayikrá" pelos judeus. É onde iniciou-se a lenda de Azazel, o anjo caído, que é a inspiração da música "The Fallen Angel" também do álbum Brave New World.
Isaías
Isaías - 400 A.C.
É outro livro profético do Antigo Testamento da Bíblia. Foi nele que surgiu pela 1a vez a lenda de Lúcifer, tema principal da música "Lord of Light" (que é um de seus apelidos) do álbum A Matter of Life And Death.
Revelations (Apocalipse)
João de Patmos - 69/96 A.C.
Livro bíblico que inspirou não apenas a música "Revelations" mas também a fala no início da música "The Number of The Beast", e é a origem de Babylon, "The Scarlet Whore" (Prostituta Escarlate), adorada pelo ocultista Aleister Crowley e citada na música "Moonchild".
Historia Regum Britanniae / The History of the Kings of Britain (História dos reis da Bretanha)
Geoffrey of Monmouth - 1136
Esta é na verdade uma coleção de livros cujo conteúdo aborda histórias lendárias do Rei Lear, do Rei Artur, dos cavaleiros da Távola Redonda e da ilha mística de Avalon (especificamente os livros 11 e 12). Esta última, tema da música "Isle of Avalon" do álbum The Final Frontier.
The Wallace - The Actes and Deidis of the Illustre and Vallyeant Campioun Schir William Wallace
Henry the Minstrel - 1488
Escrito em 1477 em forma de manuscrito, foi somente publicado em 1488 na Escócia e é o 2o livro mais popular de seu país, atrás apenas da Bíblia. É quase uma "biografia romântica" de William Wallace e da resistência escocesa no séc.XIII. Sua história de vida é uma das fontes de inspiração da música "The Clansman" do álbum Brave New World.
As You Like It (Como Gostais)
William Shakespeare - 1599
Peça teatral humorística de Shakespeare transformada em livro posteriormente. É baseada na "Parábola do Filho Pródigo" da bíblia (Lucas 15:11), mesma inspiração usada na música "Prodigal Son", do álbum Killers.
Julius Caesar (Júlio César)
William Shakespeare - 1599
Outra famosa peça teatral escrita por Shakespeare e baseada na vida do imperador romano Júlio César. Inspirou o título de duas músicas: "The Ides Of March" (Idos de março) e "The Evil That Men Do" (O mal que o homem faz), ambos retirados de trechos do livro.
The Tempest (A Tempestade)
William Shakespeare - 1611
Segundo os autores do filme "Forbidden Planet" este livro serviu de inspiração para seu roteiro. O filme por sua vez foi a base, segundo Bruce, para a música "Out Of The Silent Planet" do álbum Brave New World.
Uma fala da personagem Miranda neste livro - "Oh brave new world that has such people in it" - é a origem do título "Brave New World" usado por Aldous Huxley em seu livro, e que inspirou a música homônima. Outras falas deste livro e peça também são utilizadas por Huxley em sua obra.
To His Coy Mistress (À Amada Esquiva)
Andrew Marvell - 1650
Também publicado em forma de livro, a obra é originalmente um poema que aborda a sexualidade feminina. Ele foi uma das muitas inspirações para a música "Bring Your Daughter... to The Slaughter" do álbum No Prayer For The Dying, segundo o próprio autor, Bruce Dickinson.
The Pilgrim's Progress - from This World to That Which Is to Come (O Peregrino - A Viagem do Cristão à cidade Celestial)
John Bunyan - 1678
"O Peregrino" pode não ter sido a inspiração direta para a música "The Pilgrim" do álbum A Matter Of Life And Death mas certamente seu enredo está relacionado com o Mayflower, navio de peregrinos que inspirou a canção. O livro é uma reflexão sobre a vida cristã na terra e é a obra mais conhecida entre os cristãos de língua inglesa, depois da Bíblia, claro.
The Rime of the Ancient Mariner (A balada do Velho Marinheiro)
Samuel Taylor Coleridge - 1798
"The Rime of the Ancyent Marinere" (título original) é o maior poema do britânico Samuel Taylor Coleridge. Ele retrata eventos sobrenaturais presenciados por um marinheiro após matar um albatroz. Também publicado em forma de livro, serviu de base para criação de sua música homônima que foi lançada pelo IRON MAIDEN no álbum Powerslave de 1984.
Rob Roy
Walter Scott - 1817
Romance no qual o protagonista viaja para a Escócia e conhece Rob Roy MacGregor, lendário rebelde escocês. O filme de 1995 "Rob Roy" foi parcialmente inspirado pelo livro, apesar de suas narrativas não terem correlação. O filme, por sua vez, é uma das inspirações para a música "The Clansman" do álbum Virtual XI.
Frankenstein
Mary Wollstonecraft Shelley - 1818
Este livro não é o tema central da música "New Frontier" do álbum Dance of Death, mas segundo o próprio Nicko McBrain, sua história o inspirou a criar o roteiro da letra que inclusive cita Frankenstein logo no início.
The Murders in the Rue Morgue (Assassinatos na Rua Morgue)
Edgar Allan Poe - 1841
A história fictícia dos Assassinatos na Rua Morgue foi publicada originalmente em uma revista, virou livro dois anos depois e inspirou a música de mesmo nome, presente no álbum Killers de 1981.
Iron Maiden - Livros relacionados à banda
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps