Metal em Terras Germânicas: Sobre a Atmosfera, Público e Cidades
Por Fernanda Alves de Souza
Fonte: Blog - The Withering Dawn
Postado em 05 de outubro de 2014
Morei por um tempo em Frankfurt e depois devido a universidade, mudei para um estado alemão conhecido como Nordrhein Westfalen, ou como é chamado por aqui NRW. Esse estado tem uma particularidade ótima para fãs de metal: Tem uma oferta impressionante de shows. Por concentrar a maior região metropolitana da Alemanha, acaba se tornando bastante atrativa. Quando uma banda realiza uma turnê nas bandas daqui, as paradas "obrigatórias" são: Berlim, Munique, Hamburgo e alguma cidade do NRW (como disse, as cidades são muito interligadas). Frankfurt e Sttutgart também recebem grandes shows.

Por morar na metropole renânia, já assiti shows em cidades como Dortmund, Essen, Düsseldorf, Oberhausen, Bochum e Colônia. Essas cidades revezam o "bastão" de receber eventos. A parte boa é que a cada show, uma nova surpresa: como será o local do show?
Os shows acontecem em locais menores que no Brasil. Fazendo um curto comparativo, vou falar de um show que a turnê passou pela minha cidade natal e pela Alemanha. Black Sabbath aconteceu no mirante do estádio Mineirão, em BH, ao passo que em Frankfurt o show aconteceu no Festhalle, um local para grandes shows, o que em "medidas belo-horizontinas" seria um show no Chevrollet Hall. O ponto no qual quero chegar: Shows na Alemanha são em locais menores, chega a ser mais aconchegante e gratificante chegar tão perto do palco.

O público é bem diverso: Você vê desde pré-adolescentes até idosos. E não importa se a banda tem 40 anos de carreira ou é uma iniciante, você verá pessoas de todas as faixas etárias. É bem engraçado a questão da diversidade e da aceitação, de modo geral as pessoas tem a liberdade de se expressar em seus corpos, seja por tatuagens, piercings ou pelo cabelo. Resultado: Você encontra alguém com idade para ser a sua mãe, com o cabelo rosa, com tatoos e cantando mais alto que você. Sim, acho isso super divertido, você ter essa liberdade.
Mas eu sinto falta do público brasileiro. Uma falta danada. Shows incríveis, set-lists memoráveis mas falta energia. O público daqui canta, mas não é como no Brasil. Sinto que somos bem mais emocionais nesse aspecto: cantamos com toda a força que temos, como se aquele fosse nosso último show (considerando a cidade que você mora e a banda, pode ser bem verdade), nos soltamos, gritamos e sentimos a música lá fundo. Sabe o que é ir a um festival cuja a headline é o Metallica, com um set list escolhido pelo público e você sentir saudades imensas do último show da mesma banda que viu no Brasil? Não quero cair no esteriótipo que alemães são frios, mesmo por que durante essa estadia tive grandes contra-exemplos, mas shows em terras brasileiras são energia pura.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Mas há nisso uma vantagem: Se fosse não suporta aquele empurra-empurra e prefere ver o show de forma sossegada, vai amar show aqui. É bem mais fácil se locomover, não precisa pegar longas filas para pegar um bom lugar e a grade não é tão impossível. Muitos preferem ficar mais atrás, perto das bebidas ou da mesa de som. Eu tentava não ficar atrás de alguém alto (que em terras alemãs é bem difícil).
A Alemanha é um país menor que Minas Gerais e recebe em média 5 a 7 shows por turnê. Aqui também existe o problema do desequilíbrio: Enquanto algumas cidades são figurinhas carimbadas, outros estados sequer recebem shows. É raro turnês englobarem estados da antiga Alemanha Socialista (aliás, as diferenças entre as regiões é discussão para outro texto), da mesma forma que há regiões esquecidas no nosso país. É uma realidade triste e mais triste é quando se compara as dimensões dos dois países. Como mudar esse cenário, para que mais cidades entrem na "rota" é uma tarefa árdua e por sorte está dando leves indícios de mudança.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
Bangers Open Air tem datas confirmadas para 2027
Fabio Lione posta mensagem misteriosa no Instagram; "Não direi nem uma palavra"
Richie Faulkner não vê sentido em manter o Judas Priest sem os membros clássicos
O clássico do Sepultura que guitarrista do Limp Bizkit gostaria de ter gravado
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Steve Harris não queria que o Iron Maiden tirasse "férias" em 2027
O lendário compositor que Ritchie Blackmore só começou a apreciar agora aos 80 anos
Como a falta de comunicação atrapalhou os rumos do Iron Maiden, segundo Steve Harris
Cranberries relembra música que aborda o desastre de Chernobyl, ocorrido há 40 anos
Megadeth inicia turnê sul-americana, que passará por São Paulo; confira setlist
O curioso local em que Iron Maiden fez "Piece of Mind", "Powerslave" e "Somewhere in Time",
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
Derrick Green anuncia estar formando nova banda para o pós-Sepultura
As preferências de Kerry King, guitarrista do Slayer
A mulher que inspirou Lennon e McCartney, e fez sucesso no Rock in Rio sem cantar uma nota
Kiko Loureiro diz que Supla cantava letra de "Jesus Cristo" em cima de "Painkiller"
O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Jaco Pastorius: um gênio atormentado
Para entender: o que é rock progressivo?

