Metallica: a semelhança estrutural dos discos da banda

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Luis Fernando Ribeiro
Enviar correções  |  Comentários  | 

É bem provável que todo bom fã de METALLICA já tenha notado que a estrutura e posicionamento das músicas nos primeiros lançamentos da banda é muito semelhante, mas alguém já parou pra analisar se isso interferia na naturalidade da composição de um disco? Suponho que não, mas é no mínimo interessante.

464 acessosMetallica: veja filmagem profissional de "Hardwired" em Quebec5000 acessosSlayer: Gary Holt é realmente um cara mal-agradecido

O que quero dizer com semelhança estrutural? Vou dar um exemplo bem simples: Nos discos "Ride the Lightning", "Master of Puppets", "...And Justice for All", "Black Album" e "Death Magnetic" a principal balada do disco estava sempre posicionada na faixa 4, são elas "Fade to Black", "Welcome Home (Sanitarium)", "One", "The Unforgiven" (Além de "Nothing Else Matters") e "The Day That Never Comes", nesta ordem.

Outro exemplo notável são as faixas títulos dos discos "Ride the Lightning", "Master of Puppets", "...And Justice for All", posicionadas na faixa 2 e iniciadas por uma melodia leve que desencadeia em riffs mortais.

A faixa mais bombástica sempre inicia os discos, até por questão de lógica. É o caso de "Hit the Lights" (do "Kill 'em All"), "Fight Fire With Fire" (do "Ride the Lightning"), "Battery" (do "Master of Puppets) e "Blackened" (do "...And Justice for All").

As músicas mais obscuras em geral ocorrem pouco antes do final do disco, caso de "Trapped Under Ice" e "Escape" (do "Ride the Lightning"), "Disposable Heroes" e "Leper Messiah" (do "Master of Puppets), "The Shortest Straw" e "The Frayed Ends of Sanity" (do "...And Justice for All"), "Phantom Lord" (do "Kill 'em All") e "Through the Never" (do "Black Album").

Concordem ou não, era isso. Em tempos de download gratuito, baixam-se músicas aleatórias das bandas e poucos ainda se interessam pelos detalhes de um disco. Para aqueles que curtem viajar em todo o conceito de um álbum ou a estrutura de uma banda, espero que tenham gostado, mesmo que já tivessem notado as características citadas.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 03 de novembro de 2016

Blend GuitarBlend Guitar
Os dez solos de guitarra mais fáceis da história

464 acessosMetallica: veja filmagem profissional de "Hardwired" em Quebec857 acessosMetallica: Cliff Burton VS Jason Newsted VS Robert Trujillo360 acessosMetallica: mais vídeos oficiais ao vivo, jovem fã sobe ao palco0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Metallica"

Pra ouvir e discutirPra ouvir e discutir
Os melhores discos lançados em 1991

MetallicaMetallica
As mil expressões faciais de Lars Ulrich

MetallicaMetallica
As 10 melhores músicas com Cliff Burton no baixo

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Metallica"

SlayerSlayer
Gary Holt é realmente um cara mal-agradecido

Cristina ScabbiaCristina Scabbia
Cantora fala sobre seus seios e Playboy

Fascínio pelo terrorFascínio pelo terror
Cinco bandas que dão medo

5000 acessosMegadeth: fã tem siricutico ao encontrar Mustaine; veja vídeo5000 acessosThin Lizzy, Metallica: A história de "Whiskey in the Jar"5000 acessosNo alto do castelo há uma linda princesa...5000 acessosDream Theater e Guns N' Roses: 30 anos, uma no auge, já a outra...5000 acessosMötley Crüe: "Ninguém consegue tocar como eu", diz Mick Mars4246 acessosHeadbang: 10 formas de bater cabeça (para iniciantes)

Sobre Luis Fernando Ribeiro

Estudante de Programação de Computadores e Analista de sistemas. Fui apresentado ao Heavy Metal aos 14 anos, quando através do intermédio de um amigo, gravei algumas fitas do Metallica, Destruction e Blind Guardian.

Mais matérias de Luis Fernando Ribeiro no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online