RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

John Lennon, dos Beatles, era um dos heróis de Joey Ramone

Black Sabbath ganha mural grafitado em sua homenagem e Geezer Butler reage

Ex-vocalista do Pantera conta como soube do assassinato de Dimebag Darrell

Os melhores riffs de todos os tempos, na opinião do guitarrista Zakk Wylde

O elogio de Júnior, ex-jogador do Flamengo, a um disco de Renato Russo

Deep Purple anuncia box-set super deluxe de "Made in Japan"

Rob Halford cortou relações com músicos do Judas Priest quando deixou a banda em 1993

Para Andre Matos, Shaman poderia ser maior que o Angra

Cinco datas que ficaram marcadas para sempre na história do Metallica

Regis Tadeu comenta o problema das letras de Renato Russo; "poeta de cursinho pré-vestibular"

O megahit do AC/DC que Bon Scott desmaiou na sessão de gravação do refrão

Amy Lee enfrentou momento difícil no auge do sucesso do Evanescence

A banda dos anos 1990 que reinventou o metal duas vezes, segundo o Ultimate Guitar

A música do último álbum do Megadeth que David Ellefson escreveu e não foi creditado

O guitarrista para quem David Gilmour diz dever tudo; "Ele é um inconformado"


Manifesto 2025

Optical Faze: descrição das faixas de "The Pendulum Burns"

Por
Fonte: Heavy Nation
Postado em 12 de dezembro de 2012

Formada por Mateus O. Araújo (vocal/guitarra), Jorge Rabelo (guitarra), Vicente Jr. (baixo), Pedro Gabriel (teclados/sintetizadores) e Renato Carvalho (bateria), a OPTICAL FAZE é bastante popular na cena metálica de Brasilia/DF, sua cidade natal, porém, ainda não goza de mesmo prestigio no resto do país. Mas tal fato talvez mude após o lançamento do novo álbum "The Pendulum Burns", que tem tudo para se tornar um dos melhores petardos já lançado por uma banda do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

E não é exagero afirmar que "The Pendulum Burns" irá conseguir tal façanha. A começar pela produção, que ficou nas mãos de ninguém menos do que Rhys Fulber, renomado produtor canadense, que já produziu bandas como FEAR FACTORY e PARADISE LOST. "Decidimos trabalhar com o Rhys Fulber pois queríamos que o som do OPTICAL FAZE fosse levado a outro patamar", comenta o vocalista/guitarrista Mateus O. Araújo. "Então, assumimos o risco e fomos gravar no estúdio dele em Los Angeles no inicio deste ano".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Risco assumido. Agora é a vez de mostrar o resultado de toda essa aventura. E assim foi feito, numa listen session que ocorreu em Brasilia, no dia 12 de outubro. A ideia era apresentar "The Pendulum Burns" para músicos e amigos ligados à cena musical, num clima intimista e descontraído. Eu fui um dos convidados e embarquei para Capital Federal para comprovar se tanto trabalho realmente valeu a pena. Antes, porém, duas músicas já haviam sido apresentadas ao público no Youtube, "Pressure" e "Carved", que deram uma ideia de toda grandiosidade da obra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

O local escolhido foi uma casa que fica em um bairro afastado do centro da cidade, localidade perfeita para que nenhum vizinho reclamasse do som alto. E foi assim, regado a muita cerveja, refrigerante (no meu caso), salgadinhos diversos e cachorro quente, que pudemos escutar "The Pendulum Burns" na íntegra pela primeira vez. Porém, para que o internauta tenha uma ideia mais ampla sobre a grandiosidade desta obra, leia logo abaixo as impressões do vocalista/guitarrista Mateus O. Araújo sobre cada música do disco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

Trail of Blood: "É uma música com muita energia, boa para abrir o disco, uma de nossas preferidas. A música é baseada num sentimento de impotência diante da natureza, mas nesse caso, mais da natureza própria".

Pressure: "Essa provavelmente é a mais antiga entre as novas composições. É cheia de quebras de compasso, possui uma estrutura um pouco mais complexa mas ainda é uma música de verso/refrão. A letra é sobre basicamente estar perdido diante de um turbilhão de acontecimentos, informações, guerras, violência, opressão, tanto no âmbito pessoal quanto geral. A letra é meio esquizofrênica e randômica, mas aqui a intenção não é ter sentido lógico, e sim, passear por sensações desde medo até raiva passando por esperança e convencimento".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5

Moment of Nothing: "Uma música de aproximadamente sete minutos que dessa vez não obedece uma estrutura convencional, mas não é totalmente progressiva. Ela tem várias passagens mas acaba se auto referenciando. A letra é uma viagem, também mais abstrata, que fala do que não é dito, nem sentido, do que está nas entrelinhas, do que está invisível, e como essa neutralidade está em nós e em tudo".

One Way Path: "É uma música também mais convencional, na minha opinião umas das melhores do disco. O refrão é muito forte e a letra fala, agora num âmbito mais passando do individual pra uma coisa mais geral, do consumismo que a humanidade impõe pra si mesma".

Lie To Protect: "Basicamente sobre te encherem de esperanças e depois te jogarem fora como se nãso fosse nada, inventar mentiras para se protegerem e as vezes te protegerem também. A letra que mais destoa do disco mas entra no mesmo ciclo de ilusão e de revanche de letras como Tied e Trail o Blood".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 6

Red Sun: Essa tenta criar a atmosfera de uma mudança climática associada à mudança individual. O Sol vermelho aqui simboliza algo que vai lavar a alma, levar a dor embora, mesmo que leve destruindo todo. A devastação do mundo físico análoga à do indivíduo, mas que também pode ser encarada como um recomeço. E uma letra mais etérea e metafórica".

Mindcage: "Uma das composições mais demoradas, aproximadamente sete minutos, é uma das maiores do disco e teve várias versões até chegar a essa. .Aqui voltamos ao plano mais interno buscando achar a si mesmo nos corredores escuros da mente. É um convite para visitá-la e diante da sua complexidade perceber que estamos presos a ela, e à nossa própria noção de realidade, e no final perceber-se trancafiado nela e num universo particular".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

Carved: "Essa tem uma peculiaridade, pois pela primeira vez usamos samples que não foram criados para a música. Usamos pedaços de uma entrevista do Richard Ramirez, um famoso psicopata conhecido como NightStalker, um assassino que chamou a atenção na época por não apresentar padrões ao escolher suas vítimas. É uma música mais cadenciada no verso, mais para pular e o refrão quebra com um vocal melódico também".

The Collapse: "Essa música simula a destruição total do planeta através de uma colisão de uma catástrofe, apenas cita imagens e pensamentos de uma experiência como tal. E trata tudo como se fosse um recomeço e não apenas destruição. Essa catástrofe não é explícita na música, os sinais são dados de forma mais poética".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
publicidadeThiago Feltes Marques | Marcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |

Ghost Planet: "Depois do prenúncio do que viria por "Red Sun", o processo de destruição "The Collapse", no fim só sobraria um planeta fantasma sem vida, um planeta hostil em estágio terminal e os poucos que presenciaram esse fim, desejariam não estar ali. É a desesperança total e o caminho para o fim escuro. A música foi pensada para ser a ultima do disco mesmo".

Tied: É basicamente a idéia de vingança, um dia estou no lugar da caça outro do caçador. A música é cheia de passagens diferentes e interessantes riffs bem mais de metal, como o meio onde ouvimos uma parte de vocal melódico um riff propriamente de Heavy Metal" (risos).

O lançamento oficial de "The Pendulum Burns" está programado para o inicio de 2013 e além das faixas citadas, traz também uma versão matadora (no bom sentido) para "Never Let Me Down Again" do DEPECHE MODE. "O Metal com certeza é o nosso estilo musical favorito, mas isso não nos impede de gostar de outros gêneros", revela Mateus. "Todos na banda são fãs do DEPECHE MODE e essa música casou muito bem com a nossa proposta", finaliza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Enquanto "The Pendulum Burns" não sai do forno, confira o videoclipe produzido para a música "Trail of Blood".

Assistir vídeo no YouTube

Links relacionados:
http://opticalfaze.bandcamp.com
http://www.twitter.com/opticalfaze
http://www.facebook.com/opticalfaze
http://www.soundcloud.com/opticalfaze
http://www.reverbnation.com/opticalfaze
http://www.opticalfaze.com.br/

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeThiago Feltes Marques | Marcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Julio Feriato

Julio Feriato cursou a faculdade de Letras, mas seu objetivo sempre foi ser um jornalista especializado em música. Para suprir tal anseio, editou o fanzine Shadows em 1995; e em 2004, foi um dos principais colaboradores do extinto site gaúcho Metal Attack. Atualmente, é produtor e apresentador do Heavy Nation, programa especializado em Heavy Metal transmitido semanalmente pela Rádio UOL.
Mais matérias de Julio Feriato.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS