Eddie Van Halen disse que só um guitarrista realmente o influenciou - e não é quem muitos pensam
Por Bruce William
Postado em 13 de abril de 2025
Ao longo da carreira, Eddie Van Halen foi frequentemente comparado a nomes como Jeff Beck, Jimmy Page e Ritchie Blackmore. Mas, apesar das semelhanças apontadas por críticos e fãs, ele próprio deixou claro que só um guitarrista realmente o influenciou a tocar: Eric Clapton.
Van Halen - Mais Novidades
"Clapton foi o guitarrista que me fez querer tocar. Eu amava o jeito suave como ele tocava, com muito sentimento", disse. Ele contou que nunca se dedicou a copiar os licks de Blackmore, Beck ou Page como fez com Clapton. "Todo review que li sobre meu som fala em influência do Blackmore, do Beck, mas eu nunca sentei pra tirar as coisas deles como fiz com o Clapton."

Ritchie Blackmore, por exemplo, influenciou Eddie apenas em um aspecto técnico. "A única coisa que o Blackmore me fez pegar foi a alavanca [whammy bar]", revelou. "Eu nunca gostei muito daquele jeito meio staccato estranho dele tocar. Mas como eu e ele usamos a alavanca, talvez o som acabe parecendo um pouco."
Sobre Jeff Beck, Eddie explicou que passou a curtir só mais tarde: "Nos últimos cinco ou seis anos, não me apeguei muito a nenhum guitarrista específico. Mas gostei de coisas do 'Wired'. Antes disso, nunca fui muito fã. Não curti ele com Beck, Bogert & Appice."
Técnicas marcantes, como o tapping que ele tornou famoso em "Eruption", também foram abordadas na conversa. "É como ter um sexto dedo na mão esquerda. Em vez de palhetar, você bate na nota direto na escala." A fala ajuda a entender por que, mesmo que fosse comparado a outros gigantes da guitarra, Eddie sempre soou como ele mesmo.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps