Bruce Dickinson: em 1997, valendo mais que o Iron Maiden

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Hugo Alves
Enviar correções  |  Comentários  | 

Em 1997, o Iron Maiden já havia terminado sua primeira turnê com o então novo vocalista Blaze Bayley, referente ao seu décimo álbum de estúdio, intitulado "The X-Factor", e um ano antes lançou sua primeira (e até hoje a melhor) coletânea, a premiadíssima "Best of the Beast". Em contrapartida, o então ex-vocalista Bruce Dickinson lançou "Accident of Birth" naquele ano, e esse disco marcou seu retorno às raízes Heavy Metal que o tornaram famoso.

2168 acessosIron Maiden: Blaze explica por que Andre Matos teria sido melhor5000 acessosCapas de álbuns: algumas curiosidades e histórias

Não fosse o suficiente, Bruce ainda tinha em sua banda solo outro ex-Iron Maiden, o guitarrista Adrian Smith que, na minha opinião, é o melhor que já passou pela banda até hoje. No mesmo ano, Bruce e sua banda vieram ao Brasil para participar do (saudoso) festival Skol Rock. O setlist foi matador e põe em cheque se era melhor pagar um absurdo pra ver o Maiden naqueles anos ou o Bruce com seu modesto mas poderoso show:

1. Accident of Birth ("7 Toltec Arrival" as an incidental song)
2. Starchildren
3. 2 Minutes to Midnight (Iron Maiden's song)
4. Darkside of Aquarius
5. The Magician
6. Road to Hell
7. Tattooed Millionaire
8. Tears of the Dragon
9. Powerslave (Iron Maiden's song)
10. Taking the Queen
11. Flight of Icarus (Iron Maiden's song)
12. Laughing in the Hiding Bush
13. Run to the Hills (Iron Maiden's song)

Vale lembrar que as três últimas canções do Maiden neste setlist são petardos que estavam esquecidos. "Powerslave" não era tocada pela banda havia doze anos e foi relembrada pela banda dois anos depois, quando Bruce e Adrian salvaram a banda, retornando às atividades com o Maiden. "Flight of Icarus" estava esquecida havia dez anos e infelizmente ficou esquecida nos saudosos anos 1980, já que o Maiden nunca mais executou esse clássico ao vivo. "Run to the Hills", por sua vez, foi executada até 1993 e por questões sentimentais o Maiden não executou essa canção ao vivo sem Bruce na banda (foi o primeiro single dele com o grupo). A pergunta precisa ser repetida: valia mais ver o Maiden sem o Bruce ou o Bruce sem o Maiden naqueles tempos?

E não podemos deixar de notar os clássicos da carreira solo do Bruce, notados aquém do que deveriam, mas músicas fantásticas. A título de curiosidade, ele voltou em 1999 e gravou o ao vivo "Scream for me Brazil" em São Paulo. Infelizmente, os clássicos do Maiden não entraram no CD, mas aí está o set completo do espetáculo:

1. Trumpets of Jericho
2. King in Crimson
3. Chemical Wedding
4. Gates of Urizen
5. Killing Floor
6. Book of Thel
7. Tears of the Dragon
8. Laughing in the Hiding Bush
9. Accident of Birth
10. The Tower
11. Darkside of Aquarius
12. Powerslave (Iron Maiden's song)
13. Jerusalem
14. Tattooed Millionaire
15. 2 Minutes to Midnight (Iron Maiden's song)
16. Taking the Queen
17. Road to Hell
18. Flight of Icarus (Iron Maiden's song)

Pouquíssimo tempo depois, o Maiden lançou o PC game "Ed Hunter", Bruce e Adrian voltaram para a banda e eles saíram pela Europa e Estados Unidos na "Ed Hunter Tour", mas essa história todo mundo já conhece...

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 30 de julho de 2012

Iron MaidenIron Maiden
Steve Harris assiste show do Metallica no Canadá

2168 acessosIron Maiden: Blaze explica por que Andre Matos teria sido melhor1641 acessosIron Maiden: Book Of Souls Tour chega ao fim ainda sem "Hallowed..."552 acessosIron Maiden: Quadrinhos e action figures na Comic-Con de San Diego862 acessosDuplas de guitarristas: Loudwire elenca suas dez melhores1283 acessosBruce Dickinson: voando em um bombardeiro da II Guerra Mundial0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Iron Maiden"

Iron MaidenIron Maiden
Bruce Dickinson comenta sua batalha contra o câncer

KerrangKerrang
Os 50 discos mais importantes dos anos 2000

Iron MaidenIron Maiden
Veja Bruce pilotando avião na saída de Fortaleza

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Bruce Dickinson"0 acessosTodas as matérias sobre "Iron Maiden"0 acessosTodas as matérias sobre "Blaze Bayley"

Capas de álbunsCapas de álbuns
A história das artes de alguns dos maiores clássicos

Simplicidade é para os falsosSimplicidade é para os falsos
O nome de banda mais complicado do mundo

GhostGhost
Nergal revela a identidade de Papa Emeritus II?

5000 acessosBateristas: os dez músicos mais loucos de todos os tempos5000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19815000 acessosA História Impopular dos Rolling Stones - Livro 1 - Brian Jones5000 acessosSlipknot: como são os membros da banda sem as máscaras?5000 acessosCorey Taylor: "Seu nome era Lemmy e ele tocava Rock n Roll"4263 acessosOrgulho Nacional: as capas mais bonitas por artistas brasileiros

Sobre Hugo Alves

Hugo Alves é formado em Letras (Português and Inglês) pela UNISO – Universidade de Sorocaba e futuro mestrando em Literatura ou Semiótica. Começou a escutar Rock aos 11 anos com “Bring Me to Life” do Evanescence, mas o que o tomou para sempre para o Rock and Roll foi “Fear of the Dark” (versão ao vivo no Rock in Rio), do Iron Maiden, banda que, ao lado de The Beatles, considera como favorita, amando quase que igualmente os sons de Viper, Angra, Shaman, Andre Matos, Rush, Black Sabbath, Metallica, etc. Foi vocalista das bandas Holygator e Bad Trip, iniciantes em Sorocaba/ SP, e também toca guitarra e baixo. Outra de suas paixões é a Literatura, pela qual desenvolveu o gosto pela escrita e comunicação.

Mais matérias de Hugo Alves no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online