Metal: Ascensão/Significações na República Islâmica do Irã
Por Gabriel Oliveira
Postado em 26 de dezembro de 2011
Meu nome é Gabriel Oliveira, sou estudante de Relações Internacionais e apaixonado por heavy metal e rock n' roll desde 1994, quando dos meus 7 anos de idade, momento em que conheci Iron Maiden e nunca mais larguei.
No ano de 2010, iniciei um estudo um pouco mais aprofundado acerca da cultura e história do heavy metal, despertando interesses analíticos variados e expandindo minha percepção da comunidade headbanger local e global.
Isto, culminou na formatação da minha monografia, apresentada ao curso de Relações Internacionais do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), intitulada "Killing Yourself to Live: Ascensão e Significações do Heavy Metal na República Islâmica do Irã".
Acima de tudo, tal fato trouxe até mim uma renovação da grande paixão que já sentia pela música e sua cultura.
Creio que muitos que passam por aqui possam se interessar pelo tema, então compartilho com vocês o artigo. Qualquer comentário é bem vindo e espero que tirem proveito, inspiração e conhecimento deste agregado acadêmico heavy metal.
Dúvidas e críticas podem ser enviadas para [email protected]
Keep rocking!
Resumo:
A proposta deste artigo é explorar as origens do sub-gênero do rock n’ roll conhecido como heavy metal, suas principais expressões e ideais como um movimento cultural e nesta ótica, compreender como se dá sua entrada no Irã pós-revolução de 1979, que proíbe expressões musicais ocidentalizadas no país. Com isto, objetiva-se entender o caráter que as composições adquirem pela lente dos artistas iranianos e as significações do estilo para os membros da comunidade formada em torno da música, em uma dinâmica dual entre esta parte da sociedade civil e o governo islâmico, embasada pelo arcabouço teórico pós-colonialista, que serve como base de análise compreensiva das motivações para a interferência e repressão estatal na matéria em estudo.
Palavras-chave: Heavy Metal. República Islâmica do Irã. Pós-Colonialismo. Música. História. Cultura. Identidade. Artes.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps