Annie Leibovitz: a retratista de grandes ícones pop

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Pedro Zambarda de Araújo, Fonte: Bola da Foca
Enviar Correções  


Protagonista do documentário "Life through a lens" ("Vida através das lentes"), de 2006, Annie Leibovitz foi uma das crias do fotojornalismo da Rolling Stone. Nascida em Westport, no estado norte-americano de Connecticut, Annie começou a se interessar por fotografia em viagens familiares e, recrutada pelos jornalistas roqueiros no começo da década de 1970, registrou momentos importantes do movimento hippie. Sua obra foi, sobretudo, na forma de retratos. Era conhecida por se envolver com as pessoas que fotografava.

publicidade

Ela fez algumas fotografias de John Lennon que estamparam capas e matérias da revista, incluindo a foto de 1980, no dia de seu assassinato. Excursionou com os Rolling Stones, registrando momentos extremamente junkies dos astros, com Keith Richards caindo pelos cantos devido à bebida e às drogas, além dos registros das perfomances de Mick Jagger.

publicidade

A técnica de Leibovitz, com o passar do tempo, foi captar não somente as pessoas que fotografava, mas o ambiente em que elas trabalhavam e viviam. A repórter não apenas registrava, mas procurava pegar, discretamente, quadros do cotidiano. Isso contribuiu para que ela passasse a contruir as fotografias.

Seu talento não ficou restrito ao rock, passando a editar e fotografar pela Vannity Fair e registrando capas históricas como a de Demi Moore nua e grávida. Passou a fotografar celebridades, que foram desde Whoopi Goldberg até Arnold Schwarzenegger, na época que ele cultivava o corpo, que fazia fisiculturismo. Recentemente, Annie fez ensaios fotográficos com Robert Downey Jr., na sua retomada no cinema, e até astros como George Clooney e Julia Roberts. Annie Leibovitz também contribuiu para Vogue, registrando Jennifer Hudson, a primeira cantora negra a estampar a grande revista de moda.

publicidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Mulheres e guitarras: as mais importantes segundo a GibsonMulheres e guitarras
As mais importantes segundo a Gibson

Enjaulados: Os crimes mais chocantes da história do rockEnjaulados
Os crimes mais chocantes da história do rock


Sobre Pedro Zambarda de Araújo

Nascido em 1989. Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, Pedro foi apresentado ao heavy metal através da banda Blind Guardian, em meados de 2004. Ouve e aprecia outros estilos do rock, como o punk, o indie e vertentes mais variadas. Gosta de assistir e cobrir shows.Toca muito mal guitarra, mas aprecia vários tipos de instrumentos musicais.

Mais matérias de Pedro Zambarda de Araújo no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin