The Beach Boys: discografia recomendada da banda
Por Daniel Pala Abeche
Postado em 14 de abril de 2010
Uma das bandas mais interessantes e revolucionárias dos anos 60 (e de todos os tempos), são os BEACH BOYS. Estadunidenses que gravaram o primeiro álbum em 1962, assim como os BEATLES fizeram na Inglaterra um ano depois, mantiveram uma carreira repleta de contra-tempos, rumos equivocados e a liderança de um gênio errático, aquele que Paul McCartney considera o Mozart da música pop, Brian Wilson.
A temática da banda no início de carreira era baseada nas letras sobre praia, sol, garotas, ou seja, a mais perfeita descrição para "surf music", sendo os garotos, inclusive, um dos maiores representantes do estilo.
Sem querer comparar, a trajetória fonográfica é bem similar à dos BEATLES, uma primeira fase mais "inocente", passando por um álbum revolucionário e resultando em fases subsequentes geniais.
E a concorrência era braba!
Os BEATLES quebram todos os paradigmas com "Revolver" em 66, em seguida os BEACH BOYS lançam um álbum assustadoramente revolucionário e belo em 66, "Pet Sounds". Paul ouve o álbum e inspira os companheiros a gravarem "Sgt. Peppers", Brian Wilson ouve o álbum, e....e, pira. Literalmente!
Brian Wilson sofria de esquizofrenia e o vício em LSD deixou anos e anos recluso, apenas participando das composições do grupo. E aí, que se encontram as jóias raras, que poucos roqueiros brasileiros conhecem e você só encontra importando (ou efetuando download, claro). Os álbuns do final dos anos 60 e de toda a década de 70 dos Garotos da Praia.
Não preciso bater na tecla, que vocalmente falando, é uma das maiores bandas da história, "Pet Sounds" é um dos mais perfeitos álbuns de todos os tempos, bla bla bla... Por isso vou indicar obras-primas incontestáveis que talvez você nunca tenha ouvido falar:
"Today!" (1965)
Aqui começa a revolução, o surf music fica mais de lado, e o experimentalismo, embora discretíssimo, começa a fazer parte das composições da banda. Músicas mais maduras, baladas lindas e grandes clássicos dos 60´s de todos os tempos.
"Wild Honey" (1967)
Disco recheado de tendências funk, dançante, instrumentos exóticos. Possui uma energia peculiar, poucas vezes vistas nos álbuns de rock sessentistas do gênero.
"Friends" (1968)
Vocalmente falando, o disco mais perfeito que já ouvi. Composições bucólicas, quase sempre levadas pelo órgão/teclado, e lideradas pelos vocais sensacionais e muitas vezes, experimentais.
"Sunflower" (1970)
Um deslumbre para os ouvidos! Rock and roll melódico, alegre, totalmente no espírito mais "paz e amor", desde a capa. O meu predileto!
"Surf´s Up" (1971)
Álbum mais difícil e maduro, mas contém várias pérolas, que se você ouvir, nunca imaginaria ser daquela banda surf do começo dos anos 60
"Carl and the Passion – So Tough" (1972)
Aqui a brincadeira fica séria! Um swing absurdo, vocais de chorar, composições mais que inspiradas. O álbum predileto do Elton John, e um dos meus também!
Esses são os supra-sumo da banda, mas eu recomendo também: "Summer Days" (1965), "20/20" (1969), "Love You" (1977), "M.I.U Álbum" (1978) e todos os primeiros da fase surf!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que selou a decisão de Nicko McBrain ao sair do Iron Maiden
Alissa White-Gluz surpreende ao ser anunciada como nova vocalista do Dragonforce
A banda de rock nacional dos anos 1990 cujo reconhecimento veio muito tarde
O hit do Angra inspirado em Iron Maiden e Deep Purple na fase Steve Morse
A música do Red Hot Chili Peppers inspirada em uma das Spice Girls
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
A melhor música do Nightwish, segundo leitores da Metal Hammer
Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
O dia em que Nuno Bettencourt levou um beijo na boca de Eddie Van Halen e travou
Deep Purple anuncia "Splat!", novo álbum descrito como o mais pesado em muitos anos
Quando o Genesis foi longe demais na ousadia; "Não esqueçam que a gente não era os Beatles"
Quatro bandas internacionais que fizeram mais de 50 shows no Brasil
O comportamento dos metaleiros que faz o metal diminuir, segundo Jimmy London
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
O cover do Guns N' Roses que Slash odeia: "Não poderia ter ficado mais desapontado"
O compositor que arrancou de Jimmy Page um elogio incomum e o fez quebrar sua regra
YouTuber com canal dedicado ao Beach Boys entra para a banda
O álbum dos Beatles que chamou a atenção de Brian Wilson por performance de Paul McCartney
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
Max Cavalera e os detalhes de sua saída do Sepultura, incluindo como e quando aconteceu
Primórdios: O Rock Brasileiro da década de 50


