The Beach Boys: discografia recomendada da banda

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Daniel Pala Abeche
Enviar correções  |  Comentários  | 

Uma das bandas mais interessantes e revolucionárias dos anos 60 (e de todos os tempos), são os BEACH BOYS. Estadunidenses que gravaram o primeiro álbum em 1962, assim como os BEATLES fizeram na Inglaterra um ano depois, mantiveram uma carreira repleta de contra-tempos, rumos equivocados e a liderança de um gênio errático, aquele que Paul McCartney considera o Mozart da música pop, Brian Wilson.

5000 acessosGNR & Scorpions: entre os dez mais marcantes assobios da música5000 acessosGuitarristas: os 10 maiores de todos os tempos segundo a Time

A temática da banda no início de carreira era baseada nas letras sobre praia, sol, garotas, ou seja, a mais perfeita descrição para “surf music”, sendo os garotos, inclusive, um dos maiores representantes do estilo.

Sem querer comparar, a trajetória fonográfica é bem similar à dos BEATLES, uma primeira fase mais “inocente”, passando por um álbum revolucionário e resultando em fases subsequentes geniais.

E a concorrência era braba!

Os BEATLES quebram todos os paradigmas com "Revolver" em 66, em seguida os BEACH BOYS lançam um álbum assustadoramente revolucionário e belo em 66, "Pet Sounds". Paul ouve o álbum e inspira os companheiros a gravarem "Sgt. Peppers", Brian Wilson ouve o álbum, e....e, pira. Literalmente!

Brian Wilson sofria de esquizofrenia e o vício em LSD deixou anos e anos recluso, apenas participando das composições do grupo. E aí, que se encontram as jóias raras, que poucos roqueiros brasileiros conhecem e você só encontra importando (ou efetuando download, claro). Os álbuns do final dos anos 60 e de toda a década de 70 dos Garotos da Praia.

Não preciso bater na tecla, que vocalmente falando, é uma das maiores bandas da história, "Pet Sounds" é um dos mais perfeitos álbuns de todos os tempos, bla bla bla... Por isso vou indicar obras-primas incontestáveis que talvez você nunca tenha ouvido falar:

"Today!" (1965)
Aqui começa a revolução, o surf music fica mais de lado, e o experimentalismo, embora discretíssimo, começa a fazer parte das composições da banda. Músicas mais maduras, baladas lindas e grandes clássicos dos 60´s de todos os tempos.

"Wild Honey" (1967)
Disco recheado de tendências funk, dançante, instrumentos exóticos. Possui uma energia peculiar, poucas vezes vistas nos álbuns de rock sessentistas do gênero.

"Friends" (1968)
Vocalmente falando, o disco mais perfeito que já ouvi. Composições bucólicas, quase sempre levadas pelo órgão/teclado, e lideradas pelos vocais sensacionais e muitas vezes, experimentais.

"Sunflower" (1970)
Um deslumbre para os ouvidos! Rock and roll melódico, alegre, totalmente no espírito mais “paz e amor”, desde a capa. O meu predileto!

"Surf´s Up" (1971)
Álbum mais difícil e maduro, mas contém várias pérolas, que se você ouvir, nunca imaginaria ser daquela banda surf do começo dos anos 60

"Carl and the Passion – So Tough" (1972)
Aqui a brincadeira fica séria! Um swing absurdo, vocais de chorar, composições mais que inspiradas. O álbum predileto do Elton John, e um dos meus também!

Esses são os supra-sumo da banda, mas eu recomendo também: "Summer Days" (1965), "20/20" (1969), "Love You" (1977), "M.I.U Álbum" (1978) e todos os primeiros da fase surf!

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beach Boys"

19661966
Diversos grupos no caminho que levaria à psicodelia

IntrigasIntrigas
Bandas em família que terminaram mal

Rock StarsRock Stars
Como se pareceriam alguns se não tivessem morrido

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Beach Boys"

GNR & ScorpionsGNR & Scorpions
Entre os dez mais marcantes assobios da música

GuitarristasGuitarristas
Time Magazine elege os 10 maiores de todos os tempos

Allman BrothersAllman Brothers
Baterista cometeu suicídio na frente da esposa

5000 acessosGuns N' Roses: ex-guitarrista admite que era difícil tocar as músicas5000 acessosRegis Tadeu: o chororô insuportável do Red Hot Chili Peppers5000 acessosRock: discos e bandas que mais venderam em todos os tempos4140 acessosKorn: O que acontece quando um casal de pirralhinhos escuta a banda5000 acessosLoudwire: Top 10 bandas americanas de metal5000 acessosMetallica: as músicas do "Black Album", da pior para a melhor

Sobre Daniel Pala Abeche

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online