Aether
Fonte: ProgBrasil
Postado em 26 de abril de 2009
(Publicado originalmente no ProgBrasil)
A história do ÆTHER tem início em 1974, na cidade do Rio de Janeiro, quando os amigos ALBERTO CURI, VINÍCIUS BRAZIL e FERNANDO CARVALHO, ex-integrantes de bandas extintas, se juntam para a formação da banda de rock Magenta. Esta formação contava ainda com outro amigo, Wilman Jorge, na bateria.
Em 1977, com a saída de Wilman, a banda passa então a se chamar Rockambole. Nesse período, o grupo já mostrava influências do rock progressivo.
Em 1983, com a inclusão de teclados tocados por CURI e guitarras sintetizadoras tocadas por VINÍCIUS, a banda se torna totalmente progressiva e recebe o nome de Albatroz. Começam então as primeiras gravações em estúdio. Com as músicas Luz Esperança e Renascer, a banda tem passagem marcante no Rio de Janeiro na Rádio Fluminense, em cuja programação o hit Renascer permaneceu freqüente por mais de seis meses.
Mesmo com a saída de FERNANDO em 85, a banda continua até 93 com CURI, VINÍCIUS e outro amigo baixista, Carlos Cesar. Nesta época o nome Albatroz foi abandonado devido à existência de bandas homônimas.
Em 1995, novamente juntos, CURI, VÍNÍCIUS e FERNANDO formam o ÆTHER.
O nome ÆTHER vem do idioma Grego, e representa "a real quintessência de toda a energia possível. É o agente universal responsável por toda e qualque manifestação de energia nos mundos material, psiquico e espiritual. Uma das suas propriedades é o Som (a Palavra, o Verbo)"*. Define-se então a concepção conceitual da banda.
Com as facilidades proporcionadas pelo estúdio SoftMusic, de VINICIUS BRAZIL, um estúdio totalmente digital, fundado em 1988, a criatividade e as possibilidades de experimentações orquestrais fazem com que a banda comece a "viajar" na concepção de seu primeiro trabalho, sem as limitações de tempo e verba normalmente enfrentadas pela maioria das bandas. Afirma-se então o formato progressivo sinfônico, surgindo VISIONS, o primeiro CD, com a participação do baterista Brandon Ramos e de alguns músicos convidados como Glauco Fernandes, nos violinos, e Eduardo Campos, no piano e alguns teclados. Este trabalho, conceitual em sua essência, foi composto em torno de "visões" musicais de imagens, eventos, momentos e situações.
Em 1999, devido à saída de Brandon Ramos por motivos profissionais e acadêmicos, o ÆTHER passa a ser integrado pelo baterista MARIO LEME (ex-integrante da banda Bacamarte e, até 2001, ainda membro do Kaizen), indicado por Glauco Fernandes, de cujo grupo fizera parte.
Após apresentações ao vivo incluindo o Rio Art Festival 99, a banda, já com sua formação atual, começa a trabalhar na concepção de seu novo CD, INNER VOYAGES BETWEEN OUR SHADOWS. Este segundo CD, lançado em novembro/02, contou ainda com a participação de Glauco Fernandes, dessa vez tocando todo um set de cordas, além de solos.
Durante estes 20 anos, além de VINÍCIUS, CURI e FERNANDO, diversos outros músicos, antes de tudo amigos, passaram pela banda. Seus sentimentos, personalidades e sonhos estão gravados nesta essência que chamamos ÆTHER.
O primeiro CD, VISIONS, é a maturação das sementes plantadas por todos estes amigos . O segundo CD, INNER VOYAGES BETWEEN OUR SHADOWS é a confirmação destes conceitos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Último show do Black Sabbath foi "estranho", segundo Tony Iommi
Os 20 melhores álbuns de rock e heavy metal lançados em 1987, segundo a Louder
Quem é Karl Brazil, novo membro da banda de Tony Iommi
O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson alcançou a nota mais alta da carreira
O pior disco que Floor Jansen gravou ao longo de sua carreira
Tony Iommi anuncia o disco "From the Dark", que conta com participação de Jorn Lande
Rhapsody Of Fire e Masterplan anunciam turnê pela América do Sul com dois shows no Brasil
Nova turnê do Evanescence deverá terminar na América do Sul em 2027
"Extremamente orgulhoso": Jorn Lande fala sobre participação em álbum de Tony Iommi
Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant disse ser "rock progressivo enlouquecido"
Tony Iommi falou com Ozzy Osbourne na noite anterior à morte do vocalista
5 clássicos do rock vítimas do próprio sucesso, segundo a Far Out Magazine
O cantor que Robert Plant definiu como único, eterno e maravilhoso
Como o Brasil ajudou Peter Frampton a criar um hino roqueiro de rebeldia
Quando Neil Young disse que "para o bem ou para o mal, o rock'n'roll é o Guns N' Roses"
Roadrunner: os álbuns mais desprezados de todos os tempos



Téléphone: A banda que revolucionou a música francesa
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney



