Aether
Fonte: ProgBrasil
Postado em 26 de abril de 2009
(Publicado originalmente no ProgBrasil)
A história do ÆTHER tem início em 1974, na cidade do Rio de Janeiro, quando os amigos ALBERTO CURI, VINÍCIUS BRAZIL e FERNANDO CARVALHO, ex-integrantes de bandas extintas, se juntam para a formação da banda de rock Magenta. Esta formação contava ainda com outro amigo, Wilman Jorge, na bateria.
Em 1977, com a saída de Wilman, a banda passa então a se chamar Rockambole. Nesse período, o grupo já mostrava influências do rock progressivo.
Em 1983, com a inclusão de teclados tocados por CURI e guitarras sintetizadoras tocadas por VINÍCIUS, a banda se torna totalmente progressiva e recebe o nome de Albatroz. Começam então as primeiras gravações em estúdio. Com as músicas Luz Esperança e Renascer, a banda tem passagem marcante no Rio de Janeiro na Rádio Fluminense, em cuja programação o hit Renascer permaneceu freqüente por mais de seis meses.
Mesmo com a saída de FERNANDO em 85, a banda continua até 93 com CURI, VINÍCIUS e outro amigo baixista, Carlos Cesar. Nesta época o nome Albatroz foi abandonado devido à existência de bandas homônimas.
Em 1995, novamente juntos, CURI, VÍNÍCIUS e FERNANDO formam o ÆTHER.
O nome ÆTHER vem do idioma Grego, e representa "a real quintessência de toda a energia possível. É o agente universal responsável por toda e qualque manifestação de energia nos mundos material, psiquico e espiritual. Uma das suas propriedades é o Som (a Palavra, o Verbo)"*. Define-se então a concepção conceitual da banda.
Com as facilidades proporcionadas pelo estúdio SoftMusic, de VINICIUS BRAZIL, um estúdio totalmente digital, fundado em 1988, a criatividade e as possibilidades de experimentações orquestrais fazem com que a banda comece a "viajar" na concepção de seu primeiro trabalho, sem as limitações de tempo e verba normalmente enfrentadas pela maioria das bandas. Afirma-se então o formato progressivo sinfônico, surgindo VISIONS, o primeiro CD, com a participação do baterista Brandon Ramos e de alguns músicos convidados como Glauco Fernandes, nos violinos, e Eduardo Campos, no piano e alguns teclados. Este trabalho, conceitual em sua essência, foi composto em torno de "visões" musicais de imagens, eventos, momentos e situações.
Em 1999, devido à saída de Brandon Ramos por motivos profissionais e acadêmicos, o ÆTHER passa a ser integrado pelo baterista MARIO LEME (ex-integrante da banda Bacamarte e, até 2001, ainda membro do Kaizen), indicado por Glauco Fernandes, de cujo grupo fizera parte.
Após apresentações ao vivo incluindo o Rio Art Festival 99, a banda, já com sua formação atual, começa a trabalhar na concepção de seu novo CD, INNER VOYAGES BETWEEN OUR SHADOWS. Este segundo CD, lançado em novembro/02, contou ainda com a participação de Glauco Fernandes, dessa vez tocando todo um set de cordas, além de solos.
Durante estes 20 anos, além de VINÍCIUS, CURI e FERNANDO, diversos outros músicos, antes de tudo amigos, passaram pela banda. Seus sentimentos, personalidades e sonhos estão gravados nesta essência que chamamos ÆTHER.
O primeiro CD, VISIONS, é a maturação das sementes plantadas por todos estes amigos . O segundo CD, INNER VOYAGES BETWEEN OUR SHADOWS é a confirmação destes conceitos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O clássico álbum ao vivo "At Budokan" que não foi gravado no Budokan
Mr.Bungle anuncia show solo em São Paulo
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
A trajetória completa de Alírio Netto até virar cantor do Angra, segundo o Heavy Talk
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
A inusitada negociação que fez baixo de Canisso soar audível no primeiro disco do Raimundos
David Gilmour relembra "coincidência extraordinária" em último encontro com Syd Barrett
Rodolfo critica prática nociva do mercado do rock: "Isso não acontece no meio cristão"


Alcest - Discografia comentada
Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro



