Gemini Five
Por Otávio Augusto Juliano
Postado em 06 de abril de 2006
A banda Gemini Five foi formada em Estocolmo, na Suécia, por volta de 2001, contando com Tin Star (vocal e guitarra), "Hot" Rod Teilmann (baixo), Snoopy (guitarra) e Slim Pete (bateria).
Tudo começou com Tin Star e Slim Pete, que são amigos de longa data e tocaram juntos nas bandas Jekyll and Hyde (vindo a lançar três álbuns) e posteriormente na banda Plaster (com um som mais pop/rock, que não agradou a ambos). "Hot" Rod Teilmann, que morava em Hollywood e tocava baixo na banda Beautiful Creatures, passou por problemas com a imigração dos E.U.A. e acabou tendo que retornar à sua terra natal.
Por meio de um amigo em comum, "Hot" e Tin foram colocados em contato e agendaram uma audição inicial. Neste mesmo dia, Snoopy, freqüentador de um bar de propriedade de Tin, também se apresentou para o teste. Pronto, a banda estava formada e nem sequer houve necessidade de novas audições de outros candidatos às vagas.
Com a formação completa, a idéia inicial foi tocar em alguns bares locais de Estocolomo durante os últimos meses de 2001 e um bom período do ano seguinte, o que culminou com a assinatura de um contrato com o selo Wild Kingdom, em setembro de 2002.
As gravações do primeiro álbum começaram em dezembro deste mesmo ano de 2002, resultando no debut "Babylon Rockets", que saiu em outubro de 2003, lançado na Europa, Japão e América do Sul (no Brasil, saiu pela Hellion Records). Destaque para a capa, com um desenho dos integrantes em mangá, resultado de um desejo do grupo de apresentar uma capa maneira como a do álbum "Destroyer", do Kiss, segundo o próprio Tin Star afirmou em entrevista concedida à Whiplash!
Tendo como principal compositor o vocalista e guitarrista Tin Star, "Babylon Rockets" mostrou logo de cara a intenção da banda de se firmar no cenário musical com um Hard Rock direto, recheado de excelentes riffs e refrões "grudentos", lembrando muito o som dos anos 80, apenas um pouco renovado, com a mescla de elementos de sonoridade mais moderna.
Como não podia ser diferente, o álbum teve ótima repercussão, destacando-se a música que dá título ao disco, juntamente com as faixas Automaticool, Suicide Tuesday e o divertido cover do Dead or Alive, You Spin Me Round (like a record), grande hit dos anos 80, que colocou o Gemini Five em ótimas posições nos charts suecos.
Assim, durante o ano de 2003, o Gemini Five passou a divulgar seu bem produzido álbum, tocando em diversos locais da própria Suécia, passando por Gotemburgo e, é claro, por Estocolmo novamente, a terra natal da banda. Foi então que os caras começaram a alçar vôos maiores, iniciando uma turnê pela Europa, que incluiu passagens por Alemanha, Itália, Holanda, Inglaterra e Finlândia, sendo que muitos destes shows foram de abertura para outra banda sueca, a Hardcore Superstar.
Em seguida começaram as gravações para o segundo álbum da banda, encerradas por volta de janeiro de 2005, quando todas as músicas já estavam prontas e os shows pela Europa foram retomados, mais uma vez com o foco principal em casas de show da própria Suécia.
O dia 02 de setembro de 2005 foi a data oficial do lançamento de "Black: Anthem", segundo trabalho do grupo, incluindo como bônus o clipe da música When the Body Speaks, primeiro single deste disco. A edição japonesa, lançada alguns meses antes, trouxe ainda mais dois vídeos bônus – clipe e versão ao vivo da canção Babylon Rockets, do álbum anterior.
Como já havia sido prometido pelos integrantes, o som deste segundo álbum apresentou uma sonoridade mais pesada e sombria, o que causou certo espanto em alguns veículos da mídia musical internacional. O visual da banda se mostrou mais "obscuro" e a música trouxe uma modernidade ainda maior, com claras e explícitas influências de Marilyn Manson e Rammstein (bandas das quais o baixista "Hot" Rod Teilmann nunca escondeu ser grande fã).
Os destaques ficaram por conta do single When the Body Speaks, de Bring on the Monkey, da balada Silent Night, da faixa-título e de Flesh for Fantasy (que não se trata de cover da canção clássica do Billy Idol).
O lançamento deste álbum no Brasil será novamente promovido pela Hellion Records, com data prevista para novembro. Shows pelo país estão prometidos para 2006, segundo informação do próprio site oficial da banda. Aguardar por ambas as novidades é o que resta aos fãs brasileiros.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
Queen considera retornar aos palcos com show de hologramas no estilo "ABBA Voyage"
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
Fabio Lione se despede do Angra e Alirio Netto assume os vocais em momento histórico
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
A opinião de Mikkey Dee sobre o saudoso Lemmy Kilmister do Motörhead
As músicas do Kiss com letras safadinhas que Paul Stanley acha que ficaram datadas
Para George Lynch, Dokken poderia ter sido tão grande quanto Mötley Crüe e Bon Jovi
Maior canal de crítica musical do mundo se pergunta: "Onde estão os metaleiros?"
Alcest - Discografia comentada
Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro


