Axe
Por Allan Jones
Postado em 06 de abril de 2006
O Axe foi mais uma banda de rock n´roll frequentadora do clube dos injustiçados. É a velha história dos músicos talentosos que fazem boa música mas não emplacam. Talvez por não possuírem lindos olhos azuis ou não usarem visuais ultrajantes, quem sabe?
O Axe começou como outra banda; os músicos tocavam sob o nome de Babyface na década de 70. Eram Edgar Riley (v), Bobby Barth (g/v), Mike Turpin (b) e Bob Miles (d). Após um tempo fazendo shows com o nome de Babyface, descobriram que existia um outro Babyface na América que tinham direitos autorais sobre o nome. Para não terem problemas resolveram mudar o nome para Axe.
Já era o final dos anos 70, e neste período eles já estavam recrutando um novo guitarrista, Mike Osbourne (apesar do nome, não existe nenhum parentesco oficial com Ozzy). Mike vinha para somar, e a banda passava a ter dois guitarristas. Tempos depois, Bob acabou sendo substituído por Teddy Mueller que tinha uma técnica mais refinada.
O primeiro disco veio em 79 e levou o "criativo" nome de "Axe". Este primeiro álbum não trouxe o reconhecimento que a banda merecia. Poucas pessoas compraram o disco e não muitas frequentavam os shows.
O segundo sairia um ano depois, novamente pela MCA, que estava acreditando que apesar da banda não ter um frontman carismático e bonitão ou um guitar hero sexy e ousado, poderia aparecer como uma revelação do rock americano.
"Living on the Edge" foi editado e deu um novo ânimo na banda, já que uma revista especializada havia tecido vários elogios ao disco.
Em 81, eles lançariam o último disco com este line-up; Mike Osbourne morreria em um acidente de carro na época em que a banda estava começando a colher os frutos do seu árduo trabalho.
O disco "Offering" (81) se saiu muito bem, em termos de venda e de crítica também. Só por curiosidade, vale mencionar que este trabalho traz na faixa de abertura uma canção ("Rock n´roll Party in the Streets") que lembra muito "Runaway" do Bon Jovi (que seria lançada anos depois).
Após a morte de Mike, a banda congelou por toda a década, para retomar as atividades em 89, com o baterista do UFO Andy Parker.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
O pior disco do Queen, de acordo com a Classic Rock
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
A única vez na história que os Titãs discordaram por razão moral e não estética
As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse
O melhor disco do Kiss, de acordo com a Classic Rock

Eles abriram caminho para bandas como o Guns N' Roses, mas muita gente nunca ouviu falar deles
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton
Black Sabbath: os vocalistas misteriosos da banda


