Axe
Por Allan Jones
Postado em 06 de abril de 2006
O Axe foi mais uma banda de rock n´roll frequentadora do clube dos injustiçados. É a velha história dos músicos talentosos que fazem boa música mas não emplacam. Talvez por não possuírem lindos olhos azuis ou não usarem visuais ultrajantes, quem sabe?
O Axe começou como outra banda; os músicos tocavam sob o nome de Babyface na década de 70. Eram Edgar Riley (v), Bobby Barth (g/v), Mike Turpin (b) e Bob Miles (d). Após um tempo fazendo shows com o nome de Babyface, descobriram que existia um outro Babyface na América que tinham direitos autorais sobre o nome. Para não terem problemas resolveram mudar o nome para Axe.
Já era o final dos anos 70, e neste período eles já estavam recrutando um novo guitarrista, Mike Osbourne (apesar do nome, não existe nenhum parentesco oficial com Ozzy). Mike vinha para somar, e a banda passava a ter dois guitarristas. Tempos depois, Bob acabou sendo substituído por Teddy Mueller que tinha uma técnica mais refinada.
O primeiro disco veio em 79 e levou o "criativo" nome de "Axe". Este primeiro álbum não trouxe o reconhecimento que a banda merecia. Poucas pessoas compraram o disco e não muitas frequentavam os shows.
O segundo sairia um ano depois, novamente pela MCA, que estava acreditando que apesar da banda não ter um frontman carismático e bonitão ou um guitar hero sexy e ousado, poderia aparecer como uma revelação do rock americano.
"Living on the Edge" foi editado e deu um novo ânimo na banda, já que uma revista especializada havia tecido vários elogios ao disco.
Em 81, eles lançariam o último disco com este line-up; Mike Osbourne morreria em um acidente de carro na época em que a banda estava começando a colher os frutos do seu árduo trabalho.
O disco "Offering" (81) se saiu muito bem, em termos de venda e de crítica também. Só por curiosidade, vale mencionar que este trabalho traz na faixa de abertura uma canção ("Rock n´roll Party in the Streets") que lembra muito "Runaway" do Bon Jovi (que seria lançada anos depois).
Após a morte de Mike, a banda congelou por toda a década, para retomar as atividades em 89, com o baterista do UFO Andy Parker.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
Max, Andreas, Fernanda e Prika falam sobre Lemmy; "Esse cara fuma 40 cigarros de uma vez?!"
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras

E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
A música que seria descartada, mas acabou virando um hit imortal do Rock
CDs: sua coleção pode valer uma fortuna e você nem sabe disso


